Como estava escrito nas estrelas e nas densas nuvens que cobrem a política maranhense, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo) desistiu de concorrer ao Governo do Estado e resolveu apostar o seu cacife numa candidatura ao Senado da República. Com a desistência, anunciada em vídeo que divulgou nesta quinta-feira (11) nas redes sociais, Lahesio Bonfim criou uma série de alterações importantes no cenário das disputas majoritárias no Maranhão. E justificou sua guinada dizendo respeitar o sentimento “de um povo que não quer mais ver uma oligarquia familiar sendo implantada neste estado”.
Não há como minimizar a importância da desistência de Lahesio Bonfim da disputa para governador. E o primeiro desdobramento é que, com a sua saída, a disputa pelo Palácio dos Leões, agora restrita a Eduardo Braide (PSD), Orleans Brandão (MDB) e Felipe Camarão (PT), ficará muito mais acirrada, Já que Enilton Rodrigues (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU) não têm chance nessa guerra. Afinal, mesmo que tenha apenas entre cinco e dez pontos percentuais das intenções de voto, os três pré-candidatos vão brigar forte por esse butim eleitoral, que pode fazer a diferença se a disputa continuar acirrada como vêm mostrando as últimas pesquisas.
Na previsão de muitos observadores da cena política maranhense, se ele confirmar a especulação de que se aliará a Eduardo Braide, agora como pré-candidato ao Senado, não há dúvida de que boa parte dos seus eleitores migrará para o ex-prefeito de São Luís. Mas há também a expectativa de que Orleans Brandão possa ficar com uma fatia expressiva desse eleitorado. Esse cenário pós-Lahesio Bonfim poderá ser rascunhado na próxima pesquisas sobre a corrida ao Palácio dos Leões. (Há quem diga que a próxima será da Quaest, contratada pela TV Mirante).
Se tornou mais acirrada a guerra pelo o Palácio dos Leões, o radical movimento de Lahesio Bonfim terá impacto forte na corrida pelas duas vagas no Senado, onde já estão medindo forças os senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PT), Roberto Rocha (Novo), André Fufuca (PP), aguardando-se o anuncio de mais um nome pelo governador Carlos Brandão (MDB), que deve sair as fileiras da Federação União Progressista para compor com Orleans Brandão, e que pode ser o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União), e ainda o deputado federal Duarte Jr. (Avante), que corre em faixa própria. Fora da ciranda dos grandes partidos, estão no páreo o advogado e jornalista Franklin Douglas (PSOL) e a militante política Antônia Cariongo (PSOL).
A entrada de Lahesio Bonfim na corrida a uma das cadeiras no Senado embaralha de vez o tabuleiro das possibilidades nessa disputa. Não há como medir o seu cacife nessa seara, mas será precipitado trata-lo como um pré-candidato sem qualquer chance, uma carta fora do baralho das pré-candidaturas senatoriais. As pesquisas mais recentes mostraram que existe uma disputa dura entre vários concorrentes, que pode fiar muito mais complicada se, numa reviravolta imprevisível, o que é plenamente no cenário político do momento, a deputada federal Roseana Sarney seja lançada pelo MDB.
Até o fechamento da Coluna, por volta das 14 horas, não havia informação concreta sobre como o partido Novo vai atuar para resolver esse enorme vácuo no seu projeto eleitoral no Maranhão. Vai lançar outro pré-candidato a governador? Ou arquivará de vez o projeto de chegar ao Palácio dos Leões e apostará todas as suas fichas nas candidaturas de Lahesio Bonfim e Roberto Rocha – isso se o ex-senador puder ser candidato – para o Senado numa aliança com Eduardo Braide, como já foi especulado?
Em Tempo: Encrencado com Justiça, o ex-senador Roberto Rocha poderá ficar inelegível, o que o tirará de vez do elenco de pré-candidatos ao Senado. Daí o risco de apostar na sua candidatura, tanto ao Senado quanto ao Governo.
PONTO & CONTRAPONTO
Brandão dobra aposta em São Luís mobilizando vereadores para divulgar obras do Governo e reforçar Orleans

vereadores de São Luís no Palácio dos Leões
O governador Carlos Brandão (MDB) fez mais um movimento arrojado para ampliar a base política do seu Governo em São Luís, e com isso turbinar a pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) no município. O novo passo foi dado numa reunião com 23 dos 31 vereadores da Capital no Palácio dos Leões e cuja pauta foi um pedido do mandatário para que os seus aliados na Câmara Municipal divulguem as obras do Governo do Estado em São Luís. O movimento pode melhorar a imagem do Governo, como pode também ampliar a base de apoio de Orleans Brandão na Capital, onde, segundo todas as pesquisas, o ex-prefeito Eduardo Braide (PSD) lidera com ampla vantagem.
Na conversa com os vereadores, o governador Carlos Brandão mostrou os grandes investimentos no município precisam de mais visibilidade. Listou, entre outras, a extensão da Avenida Litorânea, a Avenida Metropolitana, os Canais da Macaúba e da Areinha, as Praças do Sol e dos Açores, a requalificação da Lagoa da Jansen, e as reformas do Viva da Cidade Operária e a da Praça do Bequimão. O chefe do Executivo estadual avaliou que esse conjunto de obras produziu melhorias significativas para a cidade de São Luís, e por isso precisa ser mais divulgado.
É indiscutível de que o governador Carlos Brandão conseguiu estabelecer uma relação diferenciada com a Câmara Municipal de São Luís, onde o grupo majoritário cultiva boas relações institucionais com o Governo e, por via de desdobramento, atua como seu aliado político. Essa relação foi reforçada também com o consequência da postura do então prefeito Eduardo Braide (PSD), que permaneceu mais de cinco anos no cargo medindo força com a Câmara Municipal, então comandado pelo presidente, vereador Paulo Victor (PSB).
“Com diálogo, municipalismo e união de esforços, seguimos trabalhando para melhorar a vida dos ludovicenses”, assinalou o governador Carlos Brandão, após o encontro, tendo como resposta a anuência dos vereadores.
O gesto e as palavras do governador e a mobilização dos vereadores podem ser interpretados também como uma mobilização política de aliados para a guerra pré-eleitoral que está sendo travada em São Luís, onde o pré-candidato governista Orleans Brandão atua para reduzir o favoritismo do ex-prefeito Eduardo Braide, dedicando boa parte da sua agenda de campanha a incursões nos bairros e nos segmentos organizados da Capital.
O fato é que numa cidade como São Luís, a aliança institucional e o apoio político do governador com 23 dos 31 vereadores é um suporte poderoso à pré-candidatura de Orleans Brandão. Ainda que, bem estruturada e com caixa gordo, a gestão da Capital, comandada agora pela prefeita Esmênia Miranda (PSD) possa fazer forte contraponto.
Iracema homenageia Urbano Santos em meio a especulações sobre o seu rumo nas eleições

meio a especulações sobre o seu futuro nas urnas
Alvo de atenções dentro e fora do mundo político, porque são poucos os que acreditam que ela, com a estatura que ganhou, seja candidata à reeleição, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (MDB), faz um gesto carinhoso à sua principal base eleitoral, Urbano Santos, na passagem dos 97 anos do município. E o fez em meio à forte expectativa do anúncio dos nomes do outro pré-candidato a senador e do pré-candidato a vice-governador da chapa encabeçada por Orleans Brandão (MDB), prometido para essa semana pelo governador Carlos Brandão (MDB).
Numa discurso emocionado, ontem, a presidente da Alema parabenizou Urbano Santos e lembrou que ali estão as suas raízes e, principalmente, a sua origem e o seu lastro na política como militante do PT, onde ganhou quatro mandatos de vereadora e dois de prefeita. E mais do que isso: a população de Urbano Santos lhe deu a maior votação individual da sua história quase centenária para a Assembleia Legislativa em 2022.
– Quando chego em Urbano Santos, me sinto em casa. Me sinto acolhida, feliz com os abraços, carinho e com o amor do povo. Hoje, não pude estar lá, por dever do ofício, mas não poderia deixar passar esse registro e dizer o quanto essa cidade é importante na minha vida e para o Maranhão – disse Iracema Vale.
E faz um balanço do trabalho do atual Governo estadual para o município, agradecendo do governador Carlos Brandão: asfaltamento, Detran, programas sociais como o ‘Maranhão Livre da Fome’ e o ‘Tempo de Semear’, bem como a entrega de tablets a estudantes, reforma e ampliação da escola de ensino médio, destacando a construção, em andamento, da rodovia ligando Urbano Santos a Barreirinhas, que na sua avaliação promoverão turismo na região.
Iracema Vale comemora o aniversário do seu berço político em meio a uma série de movimentos que vão definindo o cenário para as eleições. E nele, o seu nome ocupa um grande espaço como um dos líderes da aliança governista formada em torno da pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Estado. Nesse contexto, e grande a expectativa quanto ao seu futuro. Ela vem dizendo que buscará a reeleição, mas há quem diga que o seu caminho será a vaga de vice-governador ou uma cadeira na Câmara Federal.
Essa definição será conhecida quando o governador Carlos brandão anunciar, como prometeu no último sábado, em Peritoró, o nome do pré-candidato a vice-governador e o do outro pré-candidato ao Senado.
São Luís, 11 de Junho de 2026.



























