Othelino Neto acredita na reeleição de Flávio Fino e prevê, “com muita humildade”, que a aliança dinista fará “barba, cabelo e bigode”

 

Othelino Neto prevê reeleição de Flávio Dino e vitória da aliança dinista em todos os noiveis
Othelino Neto prevê reeleição de Flávio Dino e vitória da aliança nas eleições de outubro em todos os níveis

O cenário da corrida sucessória no Maranhão ainda está marcado por uma série de indefinições, mas a julgar pelo que já está definido, a aliança governista, que reúne 14 partidos, sairá das urnas de Outubro com o governador Flávio Dino (PCdoB) reeleito, os dois candidatos às vagas no Senado eleitos e entre e até 30 deputados estaduais eleitos, sendo a maioria reeleita. Quem faz essa avaliação é o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), que prevê, “com toda humildade”, que a coligação dinista fará “barba, cabelo e bigode”. Uma das lideranças jovens mais bem situadas no cenário político estadual, o chefe do Poder Legislativo se revela bem in formado e muito articulado e observa que até aqui a aliança partidária liderada pelo governador Flávio Dino é a única que está praticamente consolidada e que já conta com a chapa majoritária definida, tendo o vice Carlos Brandão (PRB) como candidato à reeleição, e os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) para o Senado.

Atento a todos os movimentos relacionados com o processo político-eleitoral em curso, o deputado Othelino Neto avalia como “tímida” a movimentação da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) em relação a sua condição de candidata ao Governo, observando que ele terá dificuldades para montar uma aliança forte e que lhe dê muito tempo de TV para a campanha. Enxerga definição na candidatura do senador Roberto Rocha (PSDB), mas vê muita indefinição em pré-candidaturas como Ricardo Murad (PRP) e Maura Jorge (PSL), observando ainda que o deputado Eduardo Braide (PMN) depende de uma aliança partidária para viabilizar sua candidatura, já que seu partido é pequeno e praticamente não tem tempo de TV para viabilizar um palanque eletrônico. O presidente da Alema observa que essas pendências em relação às demais candidaturas serão resolvidas até meados de Julho, quando começará o período de convenções partidárias. “Acredito que de agora até meados de julho teremos bem definidas as coligações e as definições de quem será candidato ou não”, prevê o presidente do parlamento estadual, com a segurança de quem sabia o que estava dizendo. A candidatura do governador Flávio Dino se destaca das demais exatamente por estar sustentada pelo maior grupo partidário.

O presidente Othelino Neto não esconde sua confiança no poder de fogo da aliança dinista ao crer que ela elegerá a esmagadora maioria da futura Assembleia Legislativa, que na sua previsão só será renovada em cerca de 30%: “Não será uma renovação alta, pois muitos deputados têm condições de se reeleger. Creio que deverão permanecer aqui algo em torno de 26 a 30 deputados”. E indagado se não está fazendo uma previsão muito otimista, Othelino Neto respondeu: “É uma previsão otimista, sim. Claro que a gente só vai saber quando tivermos a verdade das urnas. É um exercício de adivinhação, observando o potencial de cada um, as suas bases eleitorais. Fazendo essas avaliações e esse exercício de adivinhação, creio que a reeleição vai variar em torno disso, entre 26 e 30 deputados”. E vai mais longe ao prever que na Assembleia que sairá das urnas a aliança dinista fará entre 28 a 30 deputados.

O presidente da Assembleia Legislativa diz não ter dúvidas de que a corrida ao Palácio do Planalto terá repercussão na corrida eleitoral no Maranhão: “Acho que temos um cenário nacional estranho, complicado, com intervenções fortes quando se tira o primeiro colocado nas pesquisas, que é o presidente Lula, que ganharia a eleição em todos os cenários. O campo do presidente Lula aqui no Maranhão é o nosso campo, liderado pelo governador Flávio Dino, que inclusive foi a voz eu mais falou nacionalmente contra a cassação, do impeachment da presidente Dilma, que consideramos um ato absurdo, e contra a condenação e prisão do presidente Lula. O outro campo político, o do presidente Michel Temer, é associado à ex-governadora Roseana Sarney. Então, aqui no Maranhão está muito claro quem é Lula e quem é Temer”.

Em resumo: sem qualquer arroubo estridente ou ataque a adversários, o presidente Othelino Neto está seguro de que, independente de quem sejam seus concorrentes e da influência da campanha presidencial, a aliança dinista está firme e vencerá as eleições em todos os níveis.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Jair Bolsonaro mostra em São Luís que não é um apenas um “balão de ensaio”

Bolsonaro, tendo Maura Jorge ao lado, fala a partidários em apanque improvisado no Tirirical
Bolsonaro, tendo Maura Jorge ao lado, fala a partidários em apanque no Tirirical

O desembarque do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) ontem em São Luís foi revelador de que ele pode até não vencer a disputa pelo Palácio do Planalto no pleito de Outubro, mas definitivamente não é um balão de ensaio que murchará facilmente durante a campanha eleitoral. Mesmo que a multidão que o recebeu no Aeroporto do Tirirical tenha sido formada em sua maioria por recrutas das três forças, que gritaram palavras de ordem num coro visivelmente ensaiado, com a predominância absoluta de homens jovens, a recepção impressionou muita gente. Lá estavam também pessoas do povo, mas curiosamente quase nenhuma mulher se misturou à multidão, nem para saudar a ex-prefeita Maura Jorge (PSL), que certamente se sentiu só em meio dos entusiasmados partidários do presidenciável da direita conservadora, que promete “consertar” o Brasil. Jair Bolsonaro tem partidários no Maranhão, e não são poucos.

Quanto à ex-prefeita Maura Jorge, vários são os enfoques em relação ao seu papel nesse projeto. A interpretação mais comum é a de que ela nada representa e que os apoiadores de Bolsonaro no Maranhão não a querem como candidata do Governo do Estado. Não é bem assim. Para começar, no vídeo em que anunciou a sua vinda ao Maranhão, Bolsonaro a tinha ao lado e fez o convite também em nome dela, numa clara demonstração de que ela é o seu braço no estado. Não fosse assim, não a teria colocado ao seu lado, ontem, no palanque improvisado em frente ao aeroporto.

É cedo ainda para medir o tamanho político e eleitoral de Jair Bolsonaro no Maranhão, mas não há como duvidar de que Maura Jorge está nesse bolo e será de alguma maneira beneficiada por ele. Porque sua candidatura ao Governo do Estado não convence, o que leva à especulação de que ela tem um “plano b”.

 

Clima pesado continua dentro do PSDB e crise pode se agravar

José Reinaldo, Roberto Rocha e Sebastião Madeira: clima pesado continua no PSDB
José Reinaldo, Roberto Rocha e Sebastião Madeira: clima pesado continua no PSDB

Pode perder feio quem aposta que o clima de divisão e tensão dentro do PSDB está foi superado depois do bate-boca público entre o secretário geral do partido, Sebastião Madeira, e o ex-governador José Reinaldo Tavares, pré-candidato ao Senado. O ex-governador vem trabalhando sozinho, colocando em prática uma estratégia que não inclui trocar impressões com o presidente e candidato a governador, senador Roberto Rocha, e o secretário geral do partido nem consultá-los a respeito dessa ou daquela situação. E tudo leva a crer que essa situação estranha dentro de um partido que se prepara para tentar eleger presidente da República, governador do Estado, senadores, e por aí vai, terá um desfecho bombástico. É só aguardar.

São Luís, 14 de Junho de 2018.

Um comentário sobre “Othelino Neto acredita na reeleição de Flávio Fino e prevê, “com muita humildade”, que a aliança dinista fará “barba, cabelo e bigode”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *