Bolsonaro é festejado por partidários, fala para um grande número de empresários de peso e prestigia Maura Jorge

 

Aplaudido por Maura Jorge, Jair Bolsonaro sacode a bandeira do Maranhão
Aplaudido por Maura Jorge e anunciado pelo  vereador Chico Carvalho, presidente do PSL Jair Bolsonaro sacode a bandeira do Maranhão em evento com empresários

A escala que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) fez quinta-feira em São Luís foi marcada por uma série de constatações, revelações e esclarecimentos. Ele confirmou pertencer mesmo à direita conservadora, que tem como objetivo principal “varrer o comunismo”, não admitindo qualquer relação com a esquerda, independentemente do viés democrático que essa corrente ideológica defenda. No campo das revelações, consolidou sua veia conservadora ao avisar que, caso seja eleito presidente, nomeará militares para boa parte dos ministérios, assim como entregará aos economistas a tarefa de consertar o país que eles colocaram no buraco. E no campo dos esclarecimentos, o presidenciável do PSL deixou claro, em vários momentos, que a ex-deputada e ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PSL), é a responsável pela sua campanha no Maranhão.

Jair Bolsonaro teve recepção compatível com a sua posição de liderança na corrida presidencial – quando Lula da Silva (PT) não é levado em conta -, com uma grande e zoadenta clack que o acolheu no Aeroporto do Tirirical, como também na palestra que proferiu no Villa Reale Buffet, no Calhau, para cerca de duas centenas de empresários – segundo estimativa do Portal do Maranhão, comandado pelo competente e experiente jornalista Aquiles Emir -,  entre eles alguns dos mais destacados do estado, totalizando uma fatia expressiva do PIB maranhense, em evento organizado pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a  Federação do Comércio (Fecomércio) e Federação  das Indústrias (Fiema). Foi ouvido com atenção redobrada, principalmente porque falou o que esse segmento queria ouvir: se eleito, investirá numa política econômica associada a uma dura política de segurança pública, além de uma política  que reduza a carga tributária sobre a atividade produtiva. Enfim, deixou o empresariado local vivamente animado.

O capitão reformado do Exército e atual deputado federal pelo Rio de Janeiro, notabilizado por uma retórica agressiva, que inclui xingamentos a adversários, e uma visão simplificada da realidade, que parece ver de maneira rigorosamente cartesiana, e que dispara como uma metralhadora giratória, principalmente na direção da esquerda, para ele se resume ao PCdoB, PT, PSOL e PDT, partidos com os quais não tem a menor possibilidade de dialogar. Alguns entrevistadores tentaram fazê-lo disparar contra o governador Flávio Dino, mas o pré-candidato do PSL a presidente preferiu não abrir fogo, explicando que os dois nunca dialogaram no Congresso Nacional exatamente pela diferença ideológica que os mantêm distantes. Mas não resistiu atacar o governador quando declarou que Maura Jorge o ajudará “a varrer” o comunismo do Maranhão. De acordo com o portal Maranhão Hoje, ao ser indagado sobre que projetos tem para o Maranhão, Bolsonaro disse que sua visão tem de ser macro, a nível nacional, e que questões pontuais devem ser levadas pelos companheiros de partido nos estados, “e a companheira Maura deve dizer o que é prioritário para o Maranhão”.

O presidenciável do PSL contrariou todos os boatos segundo os quais não prestigiaria a ex-prefeita de Lago da Pedra e pré-candidata assumida ao Governo do Estado como sua representante no Maranhão. Jair Bolsonaro não apenas confirmou seu apoio ao projeto político e eleitoral de Maura Jorge. Ele foi mais longe ao insinuar, em alguns momentos da sua escala em São Luís, que ele poderia vir a ser a sua companheira de chapa. E ara não deixar dúvidas sobre isso, a manteve ao seu lado o tempo todo, numa demonstração clara de que a ex-prefeita de Lago da Pedra está, de fato, integrada ao seu projeto de chegar à presidência da República.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Sob bombardeio do PT, Eliziane Gama formaliza hoje sua pré-candidatura ao Senado

Eliziane Gama vai para a disputa de vaga no  Senado com o apoio de Flávio Dino
Eliziane Gama vai para a disputa de vaga no Senado com o apoio de Flávio Dino

A deputada federal Eliziane Gama (PPS) lança hoje, em ato em que pretende mostrar sua força política e eleitoral, sua pré-candidatura ao Senado, integrado a chapa majoritária da aliança partidária que tem o governador Flávio Dino (PCdoB) como candidato à reeleição. Líder nas pesquisas que mediram até aqui as preferências do eleitorado para as cadeiras no Senado, Eliziane Gama lança sua pré-candidatura num momento em que esse projeto está sendo duramente bombardeado pelo PT, que não apenas não aceita apoiá-la, como também pretende que a sua vaga seja cedida ao partido, para ser ocupada pelo ex-secretário de Esportes, Márcio Jardim. Além de avaliar que tem o direito de ocupar uma das vagas de candidato a senador na chapa liderada pelo governador Flávio Dino – a outra já está com o deputado federal Weverton Rocha (PDT) -, o PT não perdoa Eliziane Gama por haver ela e o PPS terem feito campanha a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Será um embate duro e de desfecho imprevisível, pois se de um lado o PT ecoa o poder de fogo da candidatura de Lula da Silva a presidente, por outro, Eliziane Gama tem forte poder de fogo eleitoral e está politicamente respaldada pela grande maioria dos pastores evangélicos do Maranhão, que teriam fechado um acordo para apoiá-la. O ato de hoje, no Rio Poty Hotel, e que deve ser prestigiado pelo governador Flávio Dino e pelo deputado federal Weverton Rocha, deve colocar as coisas nos seus devidos lugares.

Oito presidenciáveis já visitaram o Maranhão em pré-campanha

Lula da Silva, Guilherme Boulos, Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Álvaro Dias, Aldo Rabelo e ,Rodrigo Maia já visitaram o Maranhão em clima de pré-camoanha
Lula da Silva, Guilherme Boulos, Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Álvaro Dias, Aldo Rabelo e ,Rodrigo Maia visitaram o Maranhão em clima de pré-campanha

Jair Bolsonaro foi o oitavo presidenciável a visitar o Maranhão em campanha desde o final do ano passado. O primeiro foi o próprio Lula da Silva do (PT), que encerrou em São Luís, com um grande ato em frente ao Palácio dos Leões, a incursão política que fez pelo Nordeste. Depois veio o senador Álvaro Dias (Podemos), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), o presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia (DEM), o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) e o ex-ministro Aldo Rebelo (Solidariedade). De todas, a visita mais zoadenta foi a de Jair Bolsonaro.

São Luís, 15 de Junho de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *