Alckmin diz que Brandão “está ótimo, corado e bem disposto” e terá “merecida, justa e consagradora” reeleição

 

Geraldo Alckmin cumprimenta Carlos Brandão e diz que o governador “está ótimo” 

Geraldo Alckmin: Estou aqui com o governador do Maranhão, o amigo Carlos Brandão. Fiquei felicíssimo de vê-lo ótimo, corado, bem disposto. Daqui a pouquinho já está de volta ao Maranhão para continuar esse belíssimo Trabalho. E tenho certeza de que terá uma merecida, justa e consagradora reeleição. Para trabalhar, trabalhar muito em benefício da nossa população. Fico muito feliz, Carlos Brandão, de vê-lo ótimo aqui”.

Carlos Brandão: “É um prazer enorme estar recebendo o nosso futuro vice-presidente da República, meu amigo de longas data, e agora no mesmo partido, o PSB. Fico feliz porque suas palavras nos dão muita energia para que a gente possa continuar conduzindo esse estado com muita harmonia, com muita seriedade, e acima de tudo olhando para as pessoas que mais precisam. Portanto, hoje foi um dia muito importante, e eu não tenho dúvida de que sua presença aqui me carregou de energia. Dá uma vontade até de sair correndo para o Maranhão. Mas em breve estarei aí com vocês. Só estou concluindo a minha recuperação, e como vocês podem ver, estou muito bem. E a presença do nosso governador Geraldo Alckmin só fortalece a nossa aliança PSB/PT. Muito obrigado”.

Geraldo Alckmin: “E trago um abraço do nosso presidente Lula. Ele queria vir aqui te abraçar, mas está com Covid. Ele pediu para que eu transmitisse o seu abraço fraterno”.

Esse diálogo, gravado ontem no Hospital da Beneficência Portuguesa em vídeo durante visita que recebeu do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), pré-candidato a vice-presidente da República na chapa do ex-presidente Lula da Silva (PT), foi divulgado pela assessoria do governador Carlos Brandão (PSB), e mostra duas situações importantes no contexto vivido no momento pelo dirigente maranhense, que convalesce na capital paulista de duas pequenas cirurgias para a retirada de cistos nos rins. Primeira: Carlos Brandão emitiu todos os sinais de que está bem, recupera-se rapidamente e que começa a preparar a bagagem para embarcar de volta ao Maranhão. Segunda: pré-candidato à reeleição, Carlos Brandão tem apoio firme e entusiasmado de Geraldo Alckmin, que é a voz mais influente dada aliança PT/PSB depois do próprio ex-presidente Lula da Silva, como sinaliza com clareza o tom das suas declarações.

Ambas as situações mostradas no vídeo terão impacto importante na corrida ao Palácio dos Leões. Primeiro porque quebra de vez a maldosa e criminosa onda de boatos disseminada no interior do Maranhão colocando em dúvida a saúde do governador Carlos Brandão, chegando mesmo a induzir as pessoas a duvidar da manutenção da sua candidatura, intensificada depois que ele, por causa de um segundo procedimento cirúrgico, pediu mais dez dias de licença. O vídeo mostra que o governador se encontra num rápido e saudável processo de recuperação e está praticamente em forma. As observações de Geraldo Alckmin, que é um médico experiente e sincero, sobre o seu estado de saúde, avalizam as imagens e a desenvoltura do governador do Maranhão, avisando que logo estará de volta a corrida às urnas.

A segunda situação reveladora do vídeo mostra que, ao contrário do que tentavam fazer crer as vozes subterrâneas que tentaram agravar o seu quadro de saúde, o governador Carlos Brandão, assim como o ex-governador Flávio Dino (PSB), pré-candidato ao Senado, encontra-se plenamente inserido no contexto da aliança PT/PSB. A visita e as declarações de Geraldo Alckmin reforçam a convicção de que, assim como a vitória da chapa Lula/Alckmin para o comando do País, a que reúne o socialista Carlos Brandão e o petista Felipe Camarão para o Governo do Maranhão é um projeto prioritário. Isso fica evidente quando um entusiasmado Geraldo Alckmin aposta numa reeleição “merecida, justa e consagradora” de Carlos Brandão.

O registro da visita de Geraldo Alckmin a Carlos Brandão desembarcou como um dado novo na corrida ao Palácio dos Leões, que se encontrava em banho Maria, mas que certamente voltará a ganhar intensidade nos próximos dias, obrigando os pré-candidatos Weverton Rocha (PDT), Edivaldo Jr. (PSB), Lahesio Bonfim (PSC), Simplício Araújo (Solidariedade), Enilton Rodrigues (PSOL) e Hertz Dias (PSTU) a ajustarem seus ritmos em direção às urnas.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Brandão e Alckmin têm longa história de amizade e identidade política

As manifestações de apoio do ex-governador paulista Geraldo Alckmin ao governador Carlos Brandão não foram apenas um gesto de pragmatismo relacionado com a condição dele de pré-candidato à reeleição numa aliança com o PT em que os dois pertencem ao PSB. Elas são também frutos de uma relação de muitos anos, quando os dois conviveram como membros do PSDB. Carlos Brandão exerceu dois mandatos consecutivos de deputado federal (2007/2010-2011/2014) e quase um mandato de vice-governador (2015/2018). Essa relação durou mais de uma década, tempo em que Geraldo Alckmin foi três vezes governador de São Paulo, contando algumas vezes com o apoio do deputado federal Carlos Brandão para a solução de problemas graves de São Paulo cujas soluções naquele momento dependeram do apoio da bancada do PSDB na Câmara Federal. Ambos se afastaram quando, por pressão da cúpula nacional dos tucanos, ele teve de repassar o comando do ninho maranhense ao então senador Roberto Rocha, que disputou o Palácio dos Leões em 2018 pelo PSDB. Os dois se reencontraram agora no PSB, sendo Geraldo Alckmin como vice na chapa presidencial de Lula da Silva, e Carlos Brandão como candidato à reeleição de governador.

 

Licenciado da presidência do parlamento, Othelino Neto retoma agenda de pré-campanha em São Bento

Othelino Neto junto com Ana Paula Lobato e acompanhado de Rubens Jr. é aclamado por partidários de Luizinho Barros 

De volta ao Maranhão desde sexta-feira (10), lastreado judicialmente pelo direito de não assumir a presidência da Assembleia Legislativa durante a ausência do governador Carlos Brandão, o presidente licenciado do Poder Legislativo, deputado Othelino Neto (PCdoB), retomou sua agenda política de pré-campanha participando de um concorrido evento pré-eleitoral em São Bento, no sábado (11), organizado pelo ex-prefeito do município Luizinho Barros. Acompanhado da esposa Ana Paula Lobato (PSB), vice-prefeita de Pinheiro, e do deputado federal Rubens Jr. (PCdoB), Othelino Neto foi aclamado no evento, situação reveladora do seu poder de fogo eleitoral na Baixada Maranhense.

Além da sua própria campanha à reeleição para a Assembleia Legislativa, que os observadores mais experientes enxergam como assegurada, dado o seu leque de aliança nas diferenças regiões do estado, Othelino Neto tem agendas diferenciadas. Começa com o fato de ser ele o presidente titular do parlamento estadual, função que reassumirá – está sendo substituído interinamente pelo deputado Glalbert Cutrim (PDT), 1º vice-presidente – tão logo o governador Carlos Brandão reassuma o comando do Poder Executivo. E no campo político, assumiu a coordenação política da pré-candidatura do ex-governador Flávio Dino ao Senado, o que o tem levado a contatos em todos recantos do Maranhão, e inserindo-o com mais abrangência no contexto político do Maranhão.

Não bastassem esses compromissos, o presidente licenciado da Assembleia Legislativa trabalha para fortalecer a candidatura de Ana Paula Lobato à 1ª suplência de senadora na chapa do ex-governador Flávio Dino, e pelo fortalecimento do PCdoB, partido no qual decidiu permanecer.

São Luís, 13 de Junho de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *