Sucessão: movimentos de correntes do PT indicam que conversa de Lula com Brandão será decisiva

Foto 1: Carlos Brandão, Iracema Vale e Orleans Brandão
com a banda petista liderada por Washington Oliveira,
ontem, no Palácio dos Leões; foto 2: Felipe Camarão
ladeado pelo chamado grupo dinista

A movimentação de ontem das duas mais fortes e mais ativas correntes do PT maranhense, uma se reunindo com o governador Carlos Brandão (sem partido), no Palácio dos Leões, reforçando o projeto de candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), ao Governo do Estado, e outra mostrando que a banda petista que apoia a pré-candidatura do vice-governador Felipe Camarão está apostando no fortalecimento do grupo, confirmou que, por conta do plano de reeleição do presidente Lula da Silva, o braço da legenda no estado encontra-se em forte ebulição. A disputa é no sentido de mostrar o que é melhor para o presidente no Maranhão, se o projeto de candidatura do petista Felipe Camarão, ou uma aliança do chefe da Nação com o governador Carlos Brandão em torno do emedebista Orleans Brandão.

Entre os rumores que circularam ontem nos bastidores da política estadual, dois chamaram a atenção, colocando todos em estado de alerta. O primeiro foi a informação não confirmada de que a deputada Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa, estaria na iminência de se filiar ao PT. O outro especulou que a reunião de ontem no Palácio dos Leões foi mais um gesto de preparação do governador Carlos Brandão para a conversa decisiva que terá com o presidente Lula da Silva antes de abril sobre como será o palanque do petista no Maranhão.

A conclusão produzida por esse cenário em movimento é óbvia: a conversa do presidente Lula da Silva com o governador Carlos Brandão será decisiva para definir “quem vai ser quem” na corrida ao Palácio dos Leões. O PT manterá o apoio à candidatura tida como irreversível do vice-governador Felipe Camarão, ou determinará que ele recolha as suas armas e aceita um grande acordo no qual ele não seja candidato a governador? O governador Carlos Brandão será convencido a renunciar para se candidatar a senador, arquivando o projeto de candidatura de Orleans Brandão, para formar chapa com Felipe Camarão candidato à reeleição? Em princípio, nem mel, nem cabaça.

Mas se o presidente Lula da Silva e o governador Carlos Brandão conseguiram desenhar uma terceira via, sem Felipe Camarão e sem Orleans Brandão, escolhendo um nome de consenso? É exatamente nessa equação que o nome da presidente da Assembleia Legislativa entra forte no cenário, principalmente se estiver filiada ao PT. A filiação dela à legenda petista não será um problema, por se tratará de um quadro petista que se desgarrou por um tempo e que está de volta às suas origens. (Vale registrar que como petista ela ganhou a Prefeitura de Urbano Santos em 2012 com 62% dos votos e se reelegeu em 2016 com 54% da votação, tendo migrado para o PSB em 2021 e sendo eleita deputada estadual com a maior votação da história do parlamento estadual).

Após a conversa com as lideranças petistas no Palácio dos Leões, da qual participaram o secretário Orleans Brandão e a presidente Iracema Vale, o governador deu uma declaração equilibrada: “Excelente diálogo com as forças que compõem o Partido dos Trabalhadores no Maranhão. Vamos continuar avançando em pautas fundamentais para o nosso estado”. Já o vice-governador Felipe Camarão, que ganhou ânimo com a recente manifestação da cúpula nacional do PT a favor da sua pré-candidatura, publicou uma foto na qual aparece com parlamentares da corrente dinista, afirmando que o grupo representa “o verdadeiro palanque de Lula no Maranhão”.

Esses movimentos reforçam a impressão de que da próxima conversa do governador Carlos Brandão com o presidente Lula da Silva sairá uma definição, que pode ser um grande acordo restabelecendo a grande aliança de 2022 ou um racha monumental, que não interessa nem ao governador nem são presidente.

PONTO & CONTRAPONTO

PT quer Iracema Vale filiada para disputar vaga no Senado

Iracema Vale: indicada para
disputar vaga no Senado

Horas depois da reunião do governador Carlos Brandão com lideranças de uma das correntes do PT, siderada pelo secretário da Representação do Governo do Maranhão em Brasília, Washington Oliveira, ex-deputado estadual Zé Inácio revelou, via redes sociais, que o grupo propôs que a deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa se filie ao PT e seja candidata ao Senado.

Na interpretação de uma fonte do partido, que pediu para não ser identificada, a presidente da Assembleia Legislativa concorreria na chapa encabeçada pelo emedebista Orleans Brandão como candidato a governador. De acordo com a fonte, a chefe do parlamento estadual não disse nem sim nem não, deixando no ar a impressão de que ela pode aceitar o desafio.

Corre também nos bastidores rumores de que, filiada ao PT, como está se desenhando, a deputada Iracema Vale pode vir a ser o nome de consenso para o Governo do Estado dentro de um grande acordo do governador Carlos Brandão com o presidente Lula da Silva, com a (improvável) anuência do vice-governador Felipe Camarão. Só que essa equação não está no tabuleiro do no rol de propostas defendidas pelas outras correntes do PT.

Na sua nota, o ex-deputado Zé Inácio justificou a indicação feita ao governador Carlos Brandão: “Indicamos Iracema Vale, uma liderança capaz de fortalecer o governo Lula no Senado, defender as pautas do PT e estar, como sempre, ao lado do povo”.

Se a proposta dessa corrente do PT for abraçada e colocada em prática, a deputada Iracema Vale vai entrar numa disputa duríssima, que envolverá os senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD), candidatos à reeleição; o ministro do Esporte André Fufuca (PP) e o ex-senador Roberto Rocha, que deve se filiar ao Novo.

Até o fechamento da Coluna, no início da madrugada, a presidente da Assembleia Legislativa, que participou da reunião, não havia se manifestado publicamente sobre o assunto.

Se for criado, o Código de Ética para a magistratura será muito útil ao Tribunal de Justiça do Maranhão

Código de Ética será útil no Palácio da Justiça

Se vingar, como recomenda o bom senso, a proposta de criação de um Código de Ética para ministros do Supremo Tribunal Federal, sugerida e defendida pelo seu presidente da corte maior, ministro Edson Fachin, certamente se espraiará pelas três instâncias da Justiça brasileira e será muito – mas muito mesmo! – útil ao Poder Judiciário maranhense.

As regras impostas pela Lei Orgânica da Magistratura, que deveriam ser seguidas à risca pelos que fazem Justiça no Maranhão, não impediram que o Poder Judiciário maranhense de conviver atualmente com quatro desembargadores afastados por determinação do Conselho Nacional de Justiça sob acusação de corrupção e vários juízes na mesma situação.

Não bastasse esse dissabor, o Poder Judiciário do Maranhão ainda está convivendo com os milhões consumidos criminosamente na fase inicial da construção do monumental Fórum de Imperatriz, recém inaugurado, mas que guarda nas suas estruturas as marcas de um escândalo que ganhou projeção nacional e que ainda não foi totalmente resolvido.

E como se fosse pouco, ontem circulou a informação de que nada menos que R$ 2 bilhões de Depósitos Judiciais do maranhão estão aplicados no Banco Regional de Brasília (BRB), que pode quebrar por conta das operações fraudalentas e criminosas que que a instituição bancária candanga manteve com o Banco Master, liquidado pelo Banco Central pelo que o ministro da fazenda, Fernando Haddad definiu como “a maior fraude bancária do Brasil até aqui”.

De acordo com o blog O Informante, comandado pelo jornalista Lourival Bogéa, o Maranhão está entre os estados que têm depósitos judiciais administrados pelo BRB, totalizando nada menos que R$ 30 bilhões. É do blog o também a informação segundo a qual o Tribunal de Justiça acompanha o caso com atenção e, tudo indica, muita preocupação.

O Código de Ética proposto por Edson Fachin seria muito útil ao Judiciário maranhense.

São Luís, 27 de Janeiro de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *