
com novo fardamento, com professores
comemorando aumento, com Carlos Brandão
em inaugurações e na procissão do Fogaréu
Os prefeitos eleitos em 2024 completam os primeiros 180 dias, ou seja, um semestre, no comando dos seus municípios, com resultados os mais diversos, sendo que alguns novatos, que saíram da vida parlamentar, enfrentam a realidade dura, nua e crua, da gestão pública com diferentes níveis de desempenho. Nesse contexto, um dos casos mais emblemáticos é o prefeito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), que divide o seu desafio de comandar um dos municípios mais importantes do estado com a tarefa nada simples de presidir da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), onde desaguam os problemas e as demandas dos 217 municípios maranhenses. Político forjado e lapidado na vida parlamentar e no intrincado jogo das articulações de bastidor, Roberto Costa completa nesta segunda-feira (30), 4.320 horas como prefeito ativo, com os pés no chão e determinado a criar a Nova Bacabal, com melhor educação, melhor saúde, mais inclusão, mais organização urbana e mais desenvolvimento econômico e social.
Logo após a posse, impôs à máquina administrativa de Bacabal um ritmo de trabalho intenso, que começou com a tradicional operação tapa-buraco, avançou para a pavimentação de ruas, partiu para a normatização do trânsito, cobrando rigor nas regras de circulação de veículos, e determinou a desobstrução de calçadas, devolvendo mobilidade aos bacabalenses. Na saúde, fez ajustes administrativos em todos os hospitais e postos de saúde do município, conveniou com universidades para melhorar o padrão de atendimento nessas casas de saúde, e inaugurou o Centro de Especialidades Médicas, que reforçou expressivamente o sistema municipal de saúde, e prestigiou agentes da área. Além disso, interditou, restaurou e já reinaugurou a Casa de Apoio em São Luís, agora com 32 leitos, deixando evidente que saúde é uma das prioridades da sua gestão.
Na educação, surpreendeu ao anunciar o fornecimento de fardamento gratuito a 18 mil estudantes e o fim da lista de material escolar. Adotou medidas para tornar as escolas mais dignas, e garantiu merenda escolar em casa para alunos durante reforma de escolas. Abriu o ano letivo no início de março. E foi além ao conceder aos professores um reajuste salarial de 7%, acima do concedido ao piso nacional. Encarou com equilíbrio e medidas certas o desabamento do teto de uma escola e o acidente com um ônibus escolar que matou dois estudantes, e promoveu a Jornada da Educação. E nesse âmbito, tem incentivado os esportes, apoiando jogos estudantis, com a meta de produzir “um atleta olímpico”, e ações como a dos Bacabots, que venceram um concurso regional de robótica. E definiu o Calendário Esportivo de Bacabal para 2025.
A gestão de Roberto Costa vem mostrando um forte viés social, com várias ações a favor das mulheres, apoiando, por exemplo, a Caminhada do Dia Internacional da Mulher, realizada pelo “Grupo Negros de Palmares Renascendo”. Já em janeiro incluiu Bacabal no programa “Registro para Todos”. Em maio, organizou a presença de 1.200 integrantes da Caravana da Juventude. Apoiou as quebradeiras de coco do Quilombo de São Sebastião dos Pretos com cursos e equipamentos. E mais recentemente assinou contrato no valor de R$ 75 milhões com a Caixa para a construção dos primeiros 480 apartamentos de um total de 1.460 e 500 casas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
Alinhado politicamente com o governador Carlos Brandão (PSB), liderou a agenda em que, junto com ele, inaugurou a prometida Estrada do Leite, entregou títulos de terra e novas obras, como o Parque de Exposição. Essa relação institucional vai muito além, incluindo convênios em diversas áreas, como educação, saúde e infraestrutura.
Entre muitas outras iniciativas, como a realização do Carnaval e o São João, ambos bem-sucedidos, o prefeito Roberto Costa deu, em Brasília, a largada para resolver o maior desafio que assumiu na campanha: solucionar o problema de abastecimento de água de Bacabal. Com o apoio da cúpula nacional do MDB, se reuniu com o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani, com quem discutiu os meios de garantir água potável para os 105 mil bacabalenses.
Cumprindo uma maratona que não lhe deixa espaço para lazer ou coisa parecida, o prefeito Roberto Costa comanda, a Nova Bacabal, ao mesmo tempo, que vai ganhando forma e lhe dando aprovação de 74,5%, e a Famem, que exige dele um constante relacionamento com seus colegas prefeitos. E com um detalhe a mais: se mantém no epicentro do debate e das articulações políticas visando 2026.
PONTO & CONTRAPONTO
Declaração de Rubens Pereira é desmentida por Felipe Camarão e assanha crise na base governista
O episódio em que o vice-governador Felipe Camarão (PT) contradisse o secretário de Articulação Política, Rubens Pereira, deu bem a medida de como declarações fora da curva têm poder de azedar de vez as relações políticas em crise.
Num discurso no interior, Rubens Pereira se empolgou ao comentar o cenário de crise e rompimento na base governista e resolveu abrir a sua “caixa preta” declarando que o rompimento do governador Carlos Brandão (PSB) com o grupo ligado ao ministro Flávio Dino se deu porque ele, Brandão, decidiu que indicaria o vice na chapa encabeçada por Felipe Camarão.
Rubens Pereira fez a estrondosa revelação com a seguinte declaração: “Chegou o momento de composição de chapa. O governador chegou e disse: ‘Vamos indicar o vice’. E os interlocutores disseram que não aceitavam. E aí foi onde estancou todas as negociações que estavam sendo discutidas”. E seguiu acrescentando mais pimenta ao molho.
Ao tomar conhecimento das declarações do secretário de Articulação Política, o vice-governador Felipe Camarão reagiu vivamente incomodado e desmentiu cada uma das palavras de Rubens Pereira:
“Soube de um estranho pronunciamento de membro do governo estadual apontando uma suposta ‘indicação de nome de vice’ para chapa de 2026 como causa para rompimento de acordo ou divisão do grupo que venceu as eleições no Maranhão em 14, 18 e 2022.Trata-se de algo estranho e inexistente, porque nunca houve qualquer diálogo entre o governador Carlos Brandão comigo ou com esse time vitorioso sobre o tema”.
A declaração bombástica do secretário Rubens Pereira e a reação fulminante do vice-governador Felipe Camarão serviram para aumentar em alguns graus a tensão já existente entre os dois grupos, reduzindo expressivamente a possibilidade de reconciliação.
O imbróglio se torna mais delicado com o fato de que o secretário Rubens Pereira, que integra o time que acredita na permanência do governador Carlos Brandão no cargo e no lançamento do secretário Orleans Brandão ao Governo, é pai e inspirador político do deputado federal Rubens Júnior (PT). Ele integrou o núcleo básico do dinismo e tem feito papel de mediador na crise, sendo, por razões partidárias, apoiador do vice-governador, mas sem romper com o governador Carlos Brandão.
Diante do impasse criado pelo choque das duas versões, só o governador Carlos Brandão poderá colocar o “disse, não disse” em pratos limpos.
Iracema reafirma comando da Alema, vê sucesso do prefeito de Barreirinhas e se prepara para 26
Certa de que o questionamento à sua eleição está de fato a caminho do arquivo morto do Supremo Tribunal Federal, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), voltou a fazer política com intensidade, focando sua ação no fortalecimento do grupo liderado pelo governador Carlos Brandão (PSB), principalmente no projeto de candidatura do secretário Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Estado.
Em meio a essa intensa movimentação, a presidente do Poder Legislativo tem se voltado para Barreirinhas, onde seu filho, o prefeito Vinícius Vale (MDB) está fechando o primeiro semestre com 80% de aprovação, quebrando a previsão de fracasso feita por adversários. E para Urbano Santos, onde outro filho seu, Herlon Júnior (MDB), integra, como vice-prefeito, a gestão bem-sucedida do prefeito Clemilton Araújo (Republicanos).
Com estatura política ampliada desde que assumiu a presidência da Assembleia Legislativa, em fevereiro de 2023, e sendo bem-sucedida nas várias batalhas que teve de enfrentar, a deputada Iracema Vale prepara caminho para as eleições do ano que vem, nas qual poderá disputar a reeleição, um mandato majoritário ou – quem sabe? – fechar o atual mandato no comando do Poder Executivo.
São Luís, 29 de Junho de 2025.