Quadro do momento: Edivaldo Jr., Luis Fernando, Domingos Dutra e Talita Laci lideram a corrida em São Luís, São José, Paço e Raposa

 

Os quatro municípios da Ilha de Upaon Aço, onde estão quase 1 milhão de eleitores estão transformados em campos de batalha pelo voto. Dessa medição de força política sairão os escolhidos pela maioria do eleitorado para comandá-los. E pelo cenário desenhado até aqui, candidatos apoiados pelo Palácio dos Leões estão liderando a corrida, o que, confirmada a tendência, engordará expressivamente o cacife político do governador Flávio Dino (PCdoB). Neste momento, o cenário é o seguinte:

trinca-1
Edivaldi Jr., Wellington do Curso e Eliziane Gama isolados na frente da corrida em São Luís

São Luis: a Prefeitura é disputada por Edivaldo Jr. (PDT), que lidera a coligação “Pra seguir em frente”, formada por 13 partidos; Wellington do Curso (PP) “Por amor a São Luís”, com cinco partidos; Eliziane Gama (PPS) da coligação “São Luís de verdade”, com nove partidos nove partidos; Eduardo Braide (PMN), Fábio Câmara (PMDB) “Coragem pra fazer” – dois partidos, Rose Sales (PMB), Zéluiz Lago (PPL), Claudia Durans (PSTU), Valdeny Barros (PSOL). Mas a disputa está concentrada nos três primeiros, estando o prefeito Edivaldo Jr. na frente com folga razoável, de modo que muitos o apontam com possibilidade concreta de vencer a parada em turno único. Não há, porém, unanimidade em relação a essa tendência. É que as pesquisas estão encontrando cenários distintos, gerando assim uma situação de completa incerteza para o desfecho da corrida, de modo que neste momento a impressão geral é a de que o quadro da disputa é imprevisível. No momento, as pesquisas dizem que que no ritmo em que vai ampliando sua margem, o prefeito Edivaldo Jr. poderá liquidar a fatura em turno único, mas também poderá enfrentar um duro e perigoso segundo turno com o candidato Wellington do Curso,  que é a grande novidade do momento,ou, em caso remoto, com Eliziane Gama, se ela reagir, já que os demais candidatos não dão sinais de que estão em condições de brigar para mudar o curso da campanha e alterar o cenário desenhado até aqui.

luis-fernando-2
Luis Fernando sem adversário em São José

São José de Ribamar vive uma situação absolutamente especial nestas eleições, com a possibilidade de o ex-prefeito Luis Fernando Silva (PSDB), que lidera uma coligação de 20 partidos, poderá vencer a eleição sem ter um adversário, um processo no qual apenas um voto o fará prefeito da Cidade do Padroeiro pela terceira vez. Tal enredo se formou e consolidou porque o único candidato que se apresentou, o ex-prefeito Julinho Matos (PMDB) teve sua candidatura impugnada por estar na relação dos políticos ficha suja. Com o apoio do partido, Julinho Matos recorreu, mas a Justiça Eleitoral ainda não se pronunciou sobre o recurso, o que causa no meio político a forte impressão de que ele dificilmente reverterá essa situação. A se confirmar essa possibilidade, o PMDB poderá ter dois caminhos: indicar um novo candidato ou jogar a toalha e dar a eleição de bandeja para Luis Fernando Silva.

paço do lumiar
Dutra lidera , seguido de Aroso e Sobreira na corrida pelo voto  em Paço do Luniar

Em Paço do Lumiar, a corrida está animada pela participação de seis candidatos: Domingos Dutra (PCdoB) liderando a coligação “Vai dar certo”; Gilberto Aroso (PRB) com a “Vontade de todos”; o prefeito Josemar Sobreiro (PSDB) à frente da “De novo trabalhando pelo povo”; Inaldo Pereira (PPL) puxa a “Renova Paço”; Raimundo Filho (PT) pela “Unir para reconstruir”, e Moraes Maninho (PCB) dirigindo a “Com a força do povo”. Até aqui, todas as pesquisas disseram que o ex-petista que se converteu ao  comunismo Domingos Dutra, que tem o apoio determinado do Palácio dos Leões e o aval pessoal e direto do governador Flávio Dino, lidera a corrida com alguma folga, indicando que essa tendência dificilmente será revertida. Seu principal adversário, o ex-prefeito Gilberto Aroso (PRB), foi condenado por desvios administrativos e teve a candidatura impugnada, reagiu recorrendo e agora aguarda a palavra final da Justiça. O prefeito Josemar Sobreiro, que vinha se mantendo discreto, decidiu colocar seu bloco nas ruas e tem dito e repetido que vai reverter o quadro e vencer a eleição. Mas até aqui todos os ventos estão soprando a favor de Domingos Dutra.

talitaeudesocileia
Talita Laci na frente ; Eudes Barros e Aciléia Parapíba brigam pelo segundo na corrida eleitoral pelo comando de Raposa

A disputa em Raposa é travada por Talita Laci (PCdoB), com a coligação “A esperança vai vencer”; Eudes Barros (PR) com “Por uma Raposa para todos nós”; Ociléia Paraíba (PRB) liderando a “Raposa para todos”, e Maurício Almeida (PSB) com “Raposa o futuro é agora”. Todas as pesquisas feitas até agora apontam para a vitória de Talita Laci cujo cacife engordou muito com o aval direto e sem rodeios do Palácio dos Leões e, pessoalmente, do governador Flávio Dino. Uma possibilidade de, pelo menos, brecar a vantagem da comunista foi uma proposta de união dos candidatos Eudes Barros e Ociléia Paraíba, mas as divergências ali estão tão acirradas que a proposta não vingou. Ociléia está levando a melhor sobre Eudes Barros, mas nem de longe ameaça o favoritismo da candidata do PCdoB. Cristão novo na seara raposense, Maurício Almeida Silva não tem chance disputar o cargo para valer.

É esse o cenário que domina a Ilha de Upaon Açu neste momento, todo favorável ao projeto político do governador Flávio Dino.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Números para colocar a corrida nos eixos

Em meio a grande polêmica sobre os números trazidos pelas pesquisas divulgadas na sexta-feira, especialmente os da Data M, que mostrou um cenário de turno único favorável ao prefeito Edivaldo Jr., o resultado do levantamento feito pelo Escutec, publicados por O Estado na sua edição de final de semana, que começou a circular no sábado, vieram para colocar nos trilhos o vagão desgovernado dos percentuais. Pelo Escutec, o prefeito Edivaldo Jr. aparece com 33,5% das intenções de voto, nada menos que 11 pontos sobre o segundo colocado, Wellington do Curso, que recebeu 22,3%, e da candidata Eliziane Gama com 15,8%. Os demais candidatos apareceram nas seguintes posições: Eduardo Braide (4,5%), Fábio Câmara (3,8%), Rose Sales (2,3%), Zéluis Lago (1%), Claudia Durans (0,5%)n e Valdeny Barros (0,1%). Dados importantes: 8,1% dos entrevistados disseram que não votam em nenhum dos candidatos, e 8,3% responderam que estão indecisos.

Movimentos não explicados

A pesquisa Escutec, a segunda de uma série iniciada no dia 4 de setembro confirma o dado mais importante desse momento da campanha: a surpreendente e até agora inexplicada queda de Eliziane Gama para o terceiro lugar e a também inexplicada até aqui ascensão de Wellington do Curso para o segundo lugar. Importante também o fato de que nenhum dos candidatos do segundo bloco reagiu, permanecendo com todas as suas oscilações dentro da margem de erro. Se os números dessa pesquisa estiverem corretos, o desfecho da corrida para a prefeitura de São Luís será darás por meio de um segundo turno renhido, de resultado absolutamente imprevisível, embora as simulações indiquem que o prefeito Edivaldo Jr. levaria a melhor se a eleição fosse hoje.

 

São Luís, 10 de Setembro de 2016.

Um comentário sobre “Quadro do momento: Edivaldo Jr., Luis Fernando, Domingos Dutra e Talita Laci lideram a corrida em São Luís, São José, Paço e Raposa

  1. É meu caro, aqui em Raposa a disputa tá acirrada, mas o apoio, até diria, covarde de FLAVIO DINO, pois quando a algum tempo atrás assumiu a prefeitura Ele mandou varias maquinas trabalharem aqui, depois de dois dias, quando Ela saiu da Prefeitura, o DINO, RETIROU AS MAQUINAS, como retaliação ao atual prefeito ( que diga-se de passagem, não fez nada em Raposa), foi atitude infeliz covarde.
    A Raposa, é um animal moribundo, todos aqui estão querendo tirar sua pele. Não temos boas opções. Povo diz que vai votar mais em TALITA e no pai dela para terminarem de esfolar a raposa, por conta da esperança de uma rua asfaltada, de alguma coisa vinda do GOVERNADOR, que usa a maquina do estado no apoio disfarçado a Essa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *