Neto Evangelista tem nas mãos as condições para consolidar sua pré-candidatura à Prefeitura de São Luís

 

Embalado por Juscelino Filho (direita) e ACM Neto (centro), Neto Evangelista tem nas mãos a chance da uma candidatura forte para disputar a Prefeitura de São Luís

Menos de uma semana depois de realizada a convenção do DEM, o lançamento do deputado Neto Evangelista como pré-candidato do partido a prefeito de São Luís foi, de longe, a principal decisão tomada por seus caciques e continua causando desdobramentos diversos no cenário ainda impreciso em que se dará a sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Jr. (PDT). O ponto central é que esse projeto sucessório conta com o apoio do PDT e dificilmente terá o PCdoB como aliado formal no primeiro turno, já que o partido do governador Flávio Dino alinhava o lançamento de candidato próprio, já tendo definido três pré-candidatos: o deputado federal licenciado e atual secretário Rubens Jr. (Cidades), o deputado estadual Duarte Jr., e o vice-prefeito Júlio Nogueira. Em visita à convenção, o governador Flávio Dino aplaudiu a indicação de Neto Evangelista, disse que não será obstáculo para ele, mas não fez uma declaração expressa de apoio, sinalizando que incentivará outras pré-candidaturas.

Não resta dúvida de que Neto Evangelista saiu da convenção do DEM com um cacife muito maior do que o que carregava quando chegara ao Sebrae na manhã de sexta-feira (25). Havia no ar a expectativa de que o ponto alto da convenção – com a presença do presidente nacional, ACM Neto, prefeito de Salvador e pré-candidato a presidente da República – seria a confirmação da sua pré-candidatura, já acertada nos bastidores com o PDT. E a maneira como se deu o lançamento, com o aval explícito dos senadores Weverton Rocha, líder maior do PDT, e Eliziane Gama, que comanda o Cidadania (ex-PPS) no Maranhão. Curiosamente, o prefeito Edivaldo Jr. não participou da convenção do DEM, mas ninguém duvida que ele seguirá o que for definido pelo comando do PDT.

Filho de São Luís, bacharel em Direito e nascido no caldeirão da política alimentado pelo pai, o ex-vereador de São Luís e ex-deputado estadual João Evangelista, Neto Evangelista herdou forte base política e eleitoral na Capital. Estreou em 2010 aos 22 anos elegendo-se deputado estadual pelo PSDB, tendo disputado o cargo de vice-prefeito em 2012 na chapa do então prefeito João Castelo (PSDB), que disputava a reeleição, mas foi derrotado pelo então deputado federal Edivaldo Holanda Jr. (PTC). Reelegeu-se deputado estadual em 2014, sendo em seguida brindado pelo governador Flávio Dino com a Secretaria de Desenvolvimento Social, que tem como carro-chefe os restaurantes populares, que foram quadruplicados em São Luís e levados para as principais cidades do estado. A pasta deu-lhe ampla visibilidade e o aproximou mais ainda do eleitorado da Capital.

Na avaliação de observadores atentos, com pouco mais de 30 anos, Neto Evangelista já um político experiente e reúne condições de liderar uma frente partidária e encarar o deputado federal Eduardo Braide (PMN) num embate direto pelo Palácio de la Ravardièrie. É visível também que ainda não é unanimidade dentro da aliança governista, parecendo ser ainda uma aposta do senador Weverton Rocha com o apoio da colega dele Eliziane Gama, não contando ainda com o aval do PCdoB, que dificilmente deixará de lançar um candidato, que pode ser o secretário Rubens Jr. ou o deputado estadual Duarte Jr.. O primeiro porque tem peso político como deputado federal que é, além de pertencer ao núcleo mais próximo do governador Flávio Dino. O segundo por ter grande potencial eleitoral e sabe usar com competência rara as redes sociais.

E fato indiscutível, porém, que o deputado Neto Evangelista tem nas mãos uma chance especial de mostrar talento político e capacidade de liderança capaz de remover obstáculos e consolidar um projeto que, se for viabilizado e bem-sucedido, o colocará na primeira fila dos líderes da sua geração que estão em condições de sonhar com o Palácio dos Leões. No momento, o futuro do projeto de chegar ao Palácio de la Ravardiérie depende dos movimentos que o pré-candidato do DEM vier a fazer no tabuleiro sucessório.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

PDT pode lançar um Cutrim para disputar a Prefeitura de São José de Ribamar com Eudes Sampaio

Eudes Sampaio poderá enfrentar nas urnas Gil Cutrim, Glaubert Cutrim ou Edmar Cutrim em S. J. de Ribamar

O PDT ainda não decidiu como participará da disputa pela Prefeitura de São José de Ribamar, onde o prefeito Eudes Sampaio (PTB), que assumiu com a renúncia do prefeito Luis Fernando Silva (DEM), se prepara para ser candidato à reeleição. O partido comandado pelo senador Weverton Rocha trabalha no momento com três nomes de uma mesma família com forte influência no município: o deputado federal Gil Cutrim, que já foi vice-prefeito, prefeito substituto e reeleito; o deputado estadual Glaubert Cutrim, atual 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, ou o pai deles, Edmar Cutrim, ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, que poderá antecipar sua aposentadoria para entrar na guerra pelo voto na Cidade do Padroeiro. O fato é que a Prefeitura de São José de Ribamar é estratégica e de suma importância para o projeto maior do senador Weverton Rocha de disputar o Governo do Estado em 2022. A cautela com a escolha do candidato deve-se exatamente ao fato de que o chefe pedetista não pretende arriscar, ao contrário, quer escolher um candidato que vença a eleição. Além do prefeito Eudes Sampaio – que deve contar com o apoio do ex-prefeito Luis Fernando Silva, detentor ainda de uma gama de prestígio capaz de influenciar decisivamente na disputa eleitoral -, a corrida sucessória em São José de Ribamar deve contar ainda com a candidatura do ex-deputado Jota Pinto (PEN) e com pelo menos três outros candidatos.

 

DESTAQUE

Assembleia Legislativa abre inscrições para o Parlamento Estudantil Maranhense 2019

Estudantes de 16 a 22 anos que estejam cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio ou o 2º, o 3º ou o 4º ano do ensino técnico, em escola pública ou privada, e que tenham interesse por política e gostariam de ser deputados estaduais por um dia, poderão viver essa experiência na terceira edição do Parlamento Estudantil Maranhense, um programa de educação política criado pela Assembleia Legislativa do Maranhão em convênio a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Este ano, o Parlamento Estudantil Maranhense 2019 será formado por 22 deputados, que serão selecionados a partir de projetos de leis apresentados pelos candidatos a serem deputados por um dia.

As inscrições para o Parlamento Estudantil Maranhense 2019 serão abertas neste 1º de Maio, e podem ser feitas por meio do hotsite http://www.al.ma.leg.br/parlamento-estudantil/ em prazo que se estenderá até o dia 12 de agosto. Caberá à Seduc selecionar 42 projetos, que serão encaminhados à Assembleia Legislativa, onde uma comissão selecionará os 22 cujos autores serão os deputados por um dia.  O resultado da primeira seleção sairá no dia 30 de agosto e, o resultado final, no dia 16 de setembro. A culminância do programa será no dia 29 de novembro, no Plenário Nagib Haickel.

A inscrição se dará por meio do preenchimento de uma ficha, juntamente com apresentação de um projeto de lei nas áreas de Cultura, Educação, Esporte, Defesa do Consumidor, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Saúde e Segurança Pública. Ao projeto deve ser anexada cópia da Identidade do candidato e a declaração escolar de que está cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou frequentando o 2º, 3º ou 4º do Ensino Técnico Integrado com o Ensino Médio. O candidato menor de idade deve apresentar Termo de Autorização do Responsável Legal e cópia do documento de identidade do responsável. A falta de qualquer um desses documentos causará o indeferimento da inscrição.

São Luís, 01 de Maio de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *