Maior parte da base partidária que dá apoio a Flávio Dino é adversária do ex-presidente Lula

 

Flávio Dino recebe Lula da Silva no desembarque do ex-presidente em São Luís
Flávio Dino recebe Lula da Silva no desembarque do ex-presidente em São Luís, onde fará hoje um grande ato

A maior parte dos partidos que forma a base de sustentação do governador Flávio Dino (PCdoB) atua na contramão do Palácio dos Leões em relação ao ex-presidente Lula da Silva (PT). Enquanto PCdoB, PT, PDT e PSB representam, juntos, o pilar mais forte da aliança, PSDB, DEM, SD, PPS, PTB, PRB e PR, entre outros, estão firmemente posicionados na frente anti-Lula que se formou no Congresso Nacional e que tem reflexos muito nítidos nos estados, a começar pelo Maranhão. São situações políticas que a princípio não fazem muito sentido, mas que na prática têm explicações muito claras, sendo a principal delas o “instinto de sobrevivência”, que não é limitado por regras e dá pouca importância à coerência. É verdade que, reunida, a frente partidária de esquerda que forma a linha dianteira das forças lideradas pelo governador Flávio Dino tem um poder de fogo muito maior, mas o que chama atenção nesse cenário é que elas se mobilizam facilmente quando a situação exige e que só estão orbitando o Palácio dos Leões e incensando um Governo de esquerda pela vontade indômita de sobreviver. Isso significa dizer que , enquanto o grupo de partidos de esquerda permanecerá com governador Flávio Dino em qualquer circunstância, os representantes do Centrão no Maranhão se movimentarão de acordo com a maré, tendo ou não apoio ao governador atualmente no poder.

A situação mais delicada e difícil de entender é a do PSDB, o mais duro, atuante e intransigente adversário do PT e, por via de desdobramento, o mais duro crítico do ex-presidente Lula. No Maranhão, o PSDB está sob o comando de ninguém menos que o vice-governador Carlos Brandão que, ate onde é sabido, cultiva boas relações com a mais destacada – e agora controvertida – figura do senador mineiro Aécio Neves, que como o – ex-presidente petista caiu nas malhas da Operação Lava Jato. Brandão tem feito um esforço gigantesco para se equilibrar nessa gangorra, mesmo sabendo que o rompimento do PSDB com o PCdoB no Maranhão é apenas uma questão de tempo. Por providencial coincidência, o vice-governador maranhense encontra-se na China prospectando investimentos para a implantação de uma refinaria, a fim de ocupar o frustrante vazio causado pelo PT na sua aliança com o PMDB, mantida por mais de uma década.

Partidos como o DEM, por exemplo, apoia o Governo de esquerda no Maranhão, mas no plano nacional é peça-chave na aliança de centro-direita que dá sustentação ao frágil Governo do presidente Michel Temer (PMDB), não deixando qualquer dúvida de que, dependendo do traçado final do cenário em construção para as eleições de 2018, poderá permanecer na base d governador Flávio Dino ou migrar para outro, desde que ele seja mais seguro e garanta a sua sobrevivência de raposas como o deputado estadual Stênio Rezende, por exemplo. Na mesma linha se movimentam o Solidariedade e outros partidos menores, como PRB e PR, representados no estado pelos deputados Júnior Verde e Josimar de Maranhãozinho, mas que no plano nacional estão fechados com o Governo do PMDB.

Duas situações se destacam nesse contexto, a do PTB e a do PPS. Partido trabalhista que poderia estar na esquerda, mas que prefere navegar pelo centro e se adaptar às circunstâncias, o PTB foi linha de frente do Governo do presidente Lula até que teve seus interesses foram contrariados e levaram o seu presidente, Jefferson, a conceder a explosiva entrevista que deu origem ao “Mensalão”, que mandou para o limbo as mais ilustres e promissoras figuras do PT, a começar por José Dirceu, o ex-guerrilheiro que comandava o partido e dava as cartas como número dois do Governo petista e que era apontado como o sucessor do presidente Lula no Palácio do Planalto. Atualmente, o PTB, que já fez parte do chamado Grupo Sarney, alimenta uma tênue aliança com o Governo do PCdoB no estado, mas é linha de frente na base de sustentação de Michel Temer em Brasília. A situação do PPS é um pouco diferente: representado no Maranhão pela deputada Eliziane Gama, o partido formou com o PSDB e o DEM uma trica poderosa na grade de oposição aos Governos Lula e Dilma Rousseff, contribuiu para a derrubada do segundo e a ascensão do vice Michel Temer, de quem já está se afastando, mas que no Maranhão está posicionado ao lado do governador Flávio Dino.

Em resumo: o ex-presidente Lula da Silva deve ter claro que o seu futuro político está na busca do apoio das massas, porque se vier a depender de suporte partidário para voltar ao poder, só contará mesmo com PT, PCdoB, PDT e PSB.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Reviravolta na Lava Jato alcança Lula em São Luís, onde tudo começou com a prisão de Alberto Youssef.

documento será apresentado pelo presidente do Conselho, Rodrigo Janot, na sede do CNMP, em Brasilia.  FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADAO
Rodrigo Janot: saia justa ao anunciar reviravolta na Operação  Lava Jato

Por uma dessas peças que o destino costuma pregar para alterar a rotação da ciranda que move a política, a chegada do ex-presidente Lula da Silva a São Luís, onde a Operação Lava Jato apanhou o seu primeiro peixe-grande – o doleiro Alberto Youssef -, coincidiu com a bombástica entrevista na qual o procurador geral da República, Rodrigo Janot, revelou a existência de uma armação criminosa entre delatores e procuradores e que pode desmanchar muito foi feito até agora, a começar pelo perdão concedido aos irmãos Batista, que podem perder os benefícios e acabar na cadeia, onde deveriam estar. Se a história apontar se confirmar como o procurador geral da República a anunciou, a Operação Lava Jato passará pelo seu maior testes desde que foi deflagrada. A confirmação de relações subterrâneas espúrias e criminosas entre procuradores e delatores, que já vinha sendo objeto de fartas suspeitas levantadas por delatados e denunciados, produzirá uma avalanche de contestações sobre a lisura das ações realizadas até aqui. Será uma reviravolta monumental. E não há dúvida de que o ex-presidente Lula da Silva será um dos primeiros a se posicionar, já que nenhuma das acusações que lhe foram está forrada provas concretas, robustas e irrefutáveis. É quase certo de que a entrevista bombástica do procurador geral Rodrigo Janot será um dos temas do discurso que o ex-presidente fará no final da tarde na Praça Pedro II, na Capital do Maranhão.

 

Assembleia Legislativa adia votações mais uma vez por falta de quórum

Othelino Neto: defesa de Dino e provocação à Oposição
Othelino Neto: faz verificação de quórum para votações

A Assembleia Legislativa adiou mais uma vez a pauta de votação. Na sessão de ontem, de novo não reuniu quórum suficiente para submeter ao crivo do plenário uma série de Medidas Provisórias editadas pelo governador Flávio Dino, entre elas uma que autoriza o Governo a definir uma política de benefícios fiscais para o projeto de refinaria que está sendo prospectado pelo Governo do Estado. No comando da sessão, o deputado Othelino Neto (PCdoB), cuidou de atender à solicitação de verificação de quórum. Líderes explicam a ausência de parlamentares com o fato de, além do fato de que a corrida eleitoral para eles já está começando para valer, a ausência de ontem foi ampliada pela chegada do ex-presidente Lula a São Luís no meio da tarde. Depois do feriadão da Semana da Pátria, está previsto que as lideranças farão esforços para normalizar o processo de votações, já que há matérias importantes para serem decididas pelo plenário do Poder Legislativo.

 

São Luís, 04 de Setembro de 2017.

Um comentário sobre “Maior parte da base partidária que dá apoio a Flávio Dino é adversária do ex-presidente Lula

  1. Amigos,o que o sr. Lula vem fazer no Maranhão? O que ele fez de bom aos maranhense em troca de uma exuberante votação ou melhor quase 100% de votos ? Eu sei, NADA. Vejamos alguns exemplos: 1) A REFINARIA : prometeu com a Dilma milhões de empregos e nada. Matou o sonho de muitos maranhense e muita gente morreu de desgosto, com depressão por contrair dividas e o projeto NADA. 2) A BR 135: até hoje só enganação e NADA 3) O AEROPORTO: A reforma anunciada até hoje ,NADA 4) ITALUIS : O Projeto da segunda fase , NADA 5) AS CRECHES : foram anunciadas milhares de creches para o Maranhão e NADA 6) O PRONATEC : preparação de milhares de jovens para a refinaria, NADA. Por sinal foi a maior roubalheira visto em São Luís por parte de alguns órgãos,escolas e instituições de ensino. Será que veio fazer ou trazer novas mentiras ao povo sofrido desda ilha. O mentiroso do Lula perdeu a romaria inicial dos festejos de São José de Ribamar,onde pediria proteção ao pai adotivo de Jesus e perdão aos maranhenses pela campanha mentirosa de promessa a esse povo tão esperançoso. O que deixou aqui foi o dado a todos os estados : Minha casa minha vida,luz, bolsa família,vale preso,vale prostituta , fazer doação de Cr$ 5000.(cinco mil reais ) para quem tinha o cartão e mais NADA.
    DÊ PEIXE A UMA PESSOA QUE VOCÊ MATARÁ A FOME DELA POR UM DIA. MAS,SE DER UMA VARA PARA ESSA PESSOA E ENSINAR A PESCAR VOCÊ MATARÁ A FAMÍLIA INTEIRA.Amigos,o que o sr. Lula vem fazer no Maranhão? O que ele fez de bom aos maranhense em troca de uma exuberante votação ou melhor quase 100% de votos ? Eu sei, NADA. Vejamos alguns exemplos: 1) A REFINARIA : prometeu com a Dilma milhões de empregos e nada. Matou o sonho de muitos maranhense e muita gente morreu de desgosto, com depressão por contrair dividas e o projeto NADA. 2) A BR 135: até hoje só enganação e NADA 3) O AEROPORTO: A reforma anunciada até hoje ,NADA 4) ITALUIS : O Projeto da segunda fase , NADA 5) AS CRECHES : foram anunciadas milhares de creches para o Maranhão e NADA 6) O PRONATEC : preparação de milhares de jovens para a refinaria, NADA. Por sinal foi a maior roubalheira visto em São Luís por parte de alguns órgãos,escolas e instituições de ensino. Será que veio fazer ou trazer novas mentiras ao povo sofrido desda ilha. O mentiroso do Lula perdeu a romaria inicial dos festejos de São José de Ribamar,onde pediria proteção ao pai adotivo de Jesus e perdão aos maranhenses pela campanha mentirosa de promessa a esse povo tão esperançoso. O que deixou aqui foi o dado a todos os estados : Minha casa minha vida,luz, bolsa família,vale preso,vale prostituta , fazer doação de Cr$ 5000.(cinco mil reais ) para quem tinha o cartão e mais NADA.
    DÊ PEIXE A UMA PESSOA QUE VOCÊ MATARÁ A FOME DELA POR UM DIA. MAS,SE DER UMA VARA PARA ESSA PESSOA E ENSINAR A PESCAR VOCÊ MATARÁ A FAMÍLIA INTEIRA.Amigos,o que o sr. Lula vem fazer no Maranhão? O que ele fez de bom aos maranhense em troca de uma exuberante votação ou melhor quase 100% de votos ? Eu sei, NADA. Vejamos alguns exemplos: 1) A REFINARIA : prometeu com a Dilma milhões de empregos e nada. Matou o sonho de muitos maranhense e muita gente morreu de desgosto, com depressão por contrair dividas e o projeto NADA. 2) A BR 135: até hoje só enganação e NADA 3) O AEROPORTO: A reforma anunciada até hoje ,NADA 4) ITALUIS : O Projeto da segunda fase , NADA 5) AS CRECHES : foram anunciadas milhares de creches para o Maranhão e NADA 6) O PRONATEC : preparação de milhares de jovens para a refinaria, NADA. Por sinal foi a maior roubalheira visto em São Luís por parte de alguns órgãos,escolas e instituições de ensino. Será que veio fazer ou trazer novas mentiras ao povo sofrido desda ilha. O mentiroso do Lula perdeu a romaria inicial dos festejos de São José de Ribamar,onde pediria proteção ao pai adotivo de Jesus e perdão aos maranhenses pela campanha mentirosa de promessa a esse povo tão esperançoso. O que deixou aqui foi o dado a todos os estados : Minha casa minha vida,luz, bolsa família,vale preso,vale prostituta , fazer doação de Cr$ 5000.(cinco mil reais ) para quem tinha o cartão e mais NADA.
    DÊ PEIXE A UMA PESSOA QUE VOCÊ MATARÁ A FOME DELA POR UM DIA. MAS,SE DER UMA VARA PARA ESSA PESSOA E ENSINAR A PESCAR VOCÊ MATARÁ A FAMÍLIA INTEIRA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *