Imperatriz aniversaria em meio a movimentos para a sucessão do prefeito Madeira

 

Curado-horz
Curado é forte, Noleto já foi lançado e Marques se articula para voltar
daniel madeira-horz
Souza é opção de Madeira, Miranda pensa e Marco Aurélio é  opção do PCdoB

Segundo maior e mais rico município do Maranhão, com 253 mil habitantes e uma economia cada vez mais sólida e diversificada, e se preparando para ser um dia capital do Estado do Maranhão do Sul, que há anos vem sendo gestado no Congresso Nacional, Imperatriz chega hoje aos 163 anos de emancipação também na condição de um dos centros políticos mais ativos do Maranhão e onde está se desenhando uma das corridas sucessórias mais disputadas e inflamadas de todo o estado. Todas as avaliações sobre o cenário político na Princesa do Tocantins indicam que nenhum grupo partidário ou segmento de poder político ficará indiferente à luta eleitoral para a sucessão do prefeito Sebastião Madeira (PSDB), que caminha para concluir o seu segundo mandato e, até onde é sabido, não tem ainda um candidato definido.

Todas as pesquisas, formais e informais, e impressões de observadores que conhecem o tabuleiro político da antiga Vila do Frei indicam, com muita clareza, que se a eleição para prefeito fosse agora, a enfermeira Rosângela Curado (PDT) seria a mais votada. Isso disputando com potenciais candidatos como Clayton Noleto (PCdoB), atual secretário de Estado de Infraestrutura; o empresário e ex-prefeito Ildon Marques (PMN); Daniel Souza (PSDB), secretário municipal de Regularização Fundiária; e o vereador Hamilton Miranda (PSD), atual presidente da Câmara Municipal. Vale assinalar que até aqui apenas Clayton Noleto está lançado informalmente e dado demonstrações de que quer mesmo entrar na briga. E correndo por fora, um nome que poderá surpreender: o deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB).

O que mais chama atenção nas prévias da corrida sucessória em Imperatriz é que o prefeito Sebastião Madeira, de longe o seu mais importante e destacado líder político, não tenha ainda definido um nome para apresentar como candidato a seu sucessor. Nas conversas, hoje corre a certeza de que neste momento Madeira trabalha com duas alternativas. A primeira é lançar o secretário Daniel Souza candidato do PSDB, com ou sem aliança partidária, e mostrar sua força. A outra seria apoiar um nome numa aliança com o governador Flávio Dino (PCdoB), que poderia ser o secretário Clayton Noleto. Madeira se mantém em silêncio quer seja por experiência e cautela, ou porque não tenha ainda o que dizer.

Depois de ficar em segundo lugar na eleição de 2012, quando chegou a  ameaçar o prefeito Sebastião Madeira, então candidato à reeleição, e de ter recebido na região 37 mil votos para deputada federal em 2014, Rosângela Curado vem trabalhando para se preservar, tanto que não aceitou assumir cargo no Governo do Estado, exatamente para não ter atrelamento que iniba sua movimentação. É vista por todos como um nome forte para a disputa.

Filiado ao PCdoB e nome de proa na equipe do governador Flávio Dino, o secretário Clayton Noleto está lançado pré-candidato a prefeito de Imperatriz. Não confirma o projeto, mas suas idas constantes à Região Tocantina e as obras que está levando para a cidade e região não deixam dúvidas de que seu projeto tem lastro e pode até contar com o apoio do governador Flávio Dino. Há, porém, quem diga que o Palácio dos Leões não estaria vendo com simpatia a movimentação do secretário de Infraestrutura.

O empresário (Grupo Liliane) e ex-prefeito Ildon Marques (PMN) não declarou ainda publicamente que pretende se candidatar a prefeito. Mas nos círculos do seu relacionamento todos têm certeza de que ele será candidato. Político respeitado na região, Marques disputou o cargo com Sebastião Madeira em 2008, perdeu, mas demonstrou ter cacife para aspirar ao cargo. Teve problemas em 2012, mas em 2016 estará habilitado para concorrer. Deve ter o apoio dos partidos do grupo da governadora Roseana |Sarney, como o PMDB, por exemplo.

Se entrarem na disputa, o secretário Daniel Souza e o vereador Hamilton Miranda o farão na condição de azarões. O primeiro pode ser o candidato do prefeito Sebastião Madeira, que, se escolhê-lo como seu candidato, terá de jogar todo seu prestígio para fazê-lo deslanchar. O segundo, se entrar o fará por sua própria conta e risco, mas para muitos, sem nenhuma chance de se tornar prefeito.

Nesse plantel de aspirantes a candidatos a prefeito de Imperatriz um nome começa ser ouvido, o deputado Marco Aurélio (PCdoB). Candidato a vereador mais votado em 2012, entrou na disputa para a Assembleia Legislativa em 2014 e foi eleito com mais de 30 mil votos. 22 dos quais recebidos na chamada Grande Imperatriz. Uma das boas revelações no parlamento, vem se destacando como defensor do governo estadual e operando com foco na Região Tocantina, especialmente em Imperatriz. É nome a ser considerado no tabuleiro sucessório da Princesa Tocantina.

 

 

PONTOS & CONTRAPONTOS

Confronto no plenário

andrea 5-horzFoi de forte tensão o embate verbal travado ontem pela deputada oposicionista Andrea Murad (PMDB) e deputado e líder do Governo Rogério Cafeteira (PSC). Na sua catilinária contra o governo estadual, a parlamentar pemedebista dirigiu sua metralha verbal para o líder governista e disparou: “Você devia se envergonhar de ser o deputado que é nesta Assembleia”. Logo em seguida, Rogério Cafeteira foi à tribuna e de lá cobrou: “Me respeite. A senhora vai ter de me respeitar”. E mesmo sem direito a falar, a deputada rompeu a regra e continuou disparando contra o líder, chamando-o de “rapaz”, num tom que o deixou visivelmente irritado. Diante do bate-boca, o presidente da sessão, deputado Carlinhos Florêncio (PHS) – o presidente Humberto Coutinho (PDT) estava ausente -, exigiu dos dois “respeito ao decoro parlamentar”. Com a palavra, Rogério Cafeteira fez um desafio à Andrea Murad: “Vamos para o Conselho de Ética. Vamos os dois, cara a cara, para ver quem é que tem sujeira. Eu não tenho medo, mas eu duvido que a senhora aceite meu desafio”. Nos bastidores, colegas dos dois deputados tentaram acalmá-los, para evitar que a guerra verbal continuasse. A sessão foi encerrada sem que nenhum deputado fosse para a casa com a certeza de que Andrea Murad e Rogério Cafeteira respeitarão o decoro na sessão de hoje, que encerra a legislatura.

 

Tyrone Silva no Pleno

oosse de tyroneEleito e empossado no dia 24 de junho, o desembargador Tyrone Silva assumiu Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão. No ato formal, o novo desembargador foi saudado pelo desembargador Raimundo Barros, ele também promovido pelo critério de merecimento há quatro anos. Barros se disse orgulhoso de saudar o novo colega, exaltando “a sabedoria e o equilíbrio” de Tyrone na sua atuação com o magistrado, e destacando sua trajetória profissional. Emocionado e declarando-se orgulhoso, Tyrone Silva disse estar ciente da responsabilidade que lhe pesará nas costas e consciente de como deve atuar e como deve agir um desembargador, que para ele deve manter estatura moral e senso de compromisso com a legislação em vigor. Destacou que o Poder Judiciário como referência e garantia da normalidade diante das turbulências por que passa o país.

 

 

São Luís, 15 de Julho de 2015.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários sobre “Imperatriz aniversaria em meio a movimentos para a sucessão do prefeito Madeira

  1. Onde voce tirou essa afirmaçao que esse Clayton Noleto e´engenheiro ? Seria melhor voce afirmar que ele era um vendedor de planos de saude.

  2. Corrêa , Clayton Noleto não é engenheiro . Ele não tem preparo algum para ser secretario de infra- estrutura . Aliás , toda a equipe daquela pasta é fraquíssima . Para você ter uma idéia , o secretario-adjunto de obras rodoviárias é engenheiro eletricista, o sub- secretario é contador de prefeituras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *