Em declaração surpreendente, Ciro Gomes aponta o tamanho político de Flávio Dino no cenário nacional

 

Flávio Dino é elogiado por Ciro Gomes durante encontro de economistas
Flávio Dino é elogiado por Ciro Gomes durante encontro de economistas em São Luís

“O Flávio Dino é a coisa mais importante que aconteceu na democracia brasileira”.

Não tivesse vindo ao Maranhão, ou, mesmo vindo, não tivesse pronunciado uma só palavra além daquelas, o ex-governador cearense e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) já teria justificado sua passagem por São Luís. Sim, porque sua declaração, mais do que um agrado pessoal a um amigo, e de um afago para ganhar um aliado na corrida presidencial, foi também, de certa maneira, a confirmação da imagem com que o governador do Maranhão vem sendo aos poucos enxergado no meio político e nos segmentos formadores de opinião em todo o País. Muitos ainda duvidam, mais é, mais ou menos, como o governador maranhense é visto e avaliado fora do estado, mesmo entre os que estão política e ideologicamente em outros campos. O ex-governador do Ceará expressou, com um pouco mais de ênfase e entusiasmo, como é seu estilo, o que muitos já dizem dentro e fora do meio político, principalmente nas searas da esquerda e do centro.

Ciro Gomes esteve em São Luís para participar de um evento organizado por economistas e do XVI Congresso nacional da Juventude do PDT, realizado pela primeira vez em São Luís, mas como está em pré-campanha para presidente da República, uma avaliação nua e crua, descontando-se a ênfase e a boa vontade, revelou que ele enxerga no governador Flávio Dino uma liderança maiúscula. E, livrando-se dos clichês superficiais e cosméticos, e por uma ótica lastreada numa trajetória consolidada, primeiro como magistrado e depois como político, que o destaca como um dos homens públicos mais bem sucedidos da sua geração. Foi esse, em síntese, o recado que o ex-governador do Ceará pretendeu passar quando fez a contundente declaração sobre o governador do Maranhão, acrescentando: “Outros Flávios Dinos nós temos que produzir pelo Brasil afora”.

Com sua declaração, que ganhou tom bombástico no meio político local e invadiu a blogosfera como um rastilho de pólvora, Ciro Gomes conseguiu, por meio de um conjunto de frases, colocar o governador no epicentro da sua pauta em São Luís. O fez como se estivesse falando dele próprio quando despontou na política cearense pelas mãos do hoje chefe maior dos tucanos, senador Tasso Jereissati, mas de quem se afastou quando suas bússolas ideológicas entraram em choque: “Lá no Ceará, nós estamos bem posicionados há algum tempo. Mas o Maranhão, que é um estado extraordinário e de uma gente maravilhosa, vinha passando por momentos que não merecia. Aquilo parecia ser uma fatalidade da geografia, da condição física, nordestina, pré-amazônica do Maranhão, quando vem esse extraordinário juiz federal que trocou a toga pela militância política. Agora está se revelando um grande administrador”.

As palavras do ex-governador do Ceará, que hoje milita no PDT, foram festejadas por aliados e simpatizantes do governador, mas foram também recebidas com o nariz torcido por seus adversários, que preferiram silenciar, para não aumentar ainda mais a repercussão do enfático discurso. Afinal, não é comum um político em construção ser saudado por outro político que, com a força da sua juventude e com ações e atitudes desassombradas, teve o mérito de colocar a pá de cal no ancien regime que comandou a política cearense até meados dos anos 80 do século passado. Daí a avaliação de que o governador do Maranhão vem se consolidando como “um político extraordinariamente lúcido que pensa e discute o Brasil”. E que “não se deixou abater por uma tragédia familiar e transforma a vida pública na grande motivação da sua militância. Isso é que nos dá esperança”.

Com a lucidez muitas vezes questionada por ser expressa quase sempre em declarações destemperadas e cortantes, Ciro Gomes traduziu, à sua maneira, o tamanho político que o governador do Maranhão já alcançou na sua trajetória até aqui ascendente e bem sucedida.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Presidente da Assembleia Legislativa retoma ritmo intenso de trabalho parlamentar e político

Humberto Coutinho recebe visita de Ciro Gomes e a cúpula do PDT cúpula
Humberto Coutinho recebe o ex-ministro Ciro Gomes e a cúpula nacional do PDT

Humberto Coutinho vem imprimindo um ritmo de atividade política cada vez mais intenso, demonstrando, à sua maneira discreta e sem alarde, que está recuperando a forma depois de um período de convalescença de duas cirurgias. Além da agenda administrativa, na qual cuida para manter o funcionamento eficiente da máquina que move o Poder Legislativo, da rotina de conversas com deputados – que lhe levam assuntos ao mais variados – e dos frequentes encontros de trabalho que mantém com o governador Flávio Dino, como a agenda cumprida em Caxias há duas semanas, o deputado-presidente tem se dedicado também a compromissos político-partidários e assistência às suas bases políticas, sem perder o foco de que as eleições estão se aproximando. Em meio a essa maratona de compromissos, Humberto Coutinho tem tido sua ação polpitica e parlamentar reconhecida. Na sexta-feira, ele recebeu a visita do comando nacional do PDT e do ex-governador Ciro Gomes, que estavam acompanhados de líderes maranhenses do seu partido, como o deputado federal Weverton Rocha e o prefeito de São Luís, Edivaldo Jr., que foram convidá-lo para participar do XVI Congresso Nacional da Juventude do PDT.

Humberto Coutinho é surpreendido por visita cumprimentos de Flávio Dino e Cleones Cunha

Flávio Dino saúda o aniversariante Humberto Coutinho em ato-surpresa na Assembleia Legislativa
Flávio Dino saúda o aniversariante Humberto Coutinho em ato-surpresa na Alema

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), foi surpreendido ontem por um ato em que recebeu cumprimentos e saudações pela passagem de seu aniversário, em momento descontraído no Salão Nobre do Palácio Manoel Beckman, logo após a sessão plenária, no final da tarde. Foram cumprimentá-lo o governador Flávio Dino, o presidente do Poder Judiciário, desembargador Cleones Cunha, deputados, secretários, diretores da Casa e amigos. Ao lado da esposa Cleide Coutinho, que preside o Gedema, e familiares, o presidente Humberto Coutinho foi saudado pelo governador Flávio Dino e pelo desembargador-presidente Cleones Cunha. Na sua saudação, o governador Flávio Dino destacou a correção pessoal e política do presidente da Assembleia Legislativa, assinalando a sua eficiência e equilíbrio no comando da instituição, que é formada por diferenças visões, o que exige dele o exercício pleno da diplomacia, que produz bons resultados pela credibilidade que conquistou junto aos seus pares e parceiros políticos, resultando essa atuação na solução de conflitos. “Dentre as qualidades do presidente Humberto está a diplomacia e o trato com os parlamentares. Ele tem feito uma condução brilhante desta Casa. Além disso, é um ser humano fantástico. Vida longa, Humberto!”, exclamou o governador. O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão enfatizou a sua admiração pela pessoa do presidente da Assembleia Legislativa, com quem mantém uma sólida relação pessoal e uma convivência institucional equilibrada. Na sua avaliação, o deputado Humberto Coutinho é uma referência como político e como pessoa. “É alguém a quem nós devemos imensa admiração. Parabéns, presidente Humberto”, disse Cleones Cunha. Emocionado com a surpresa, o presidente Humberto Coutinho agradeceu as homenagens e a presença de todos. “Agradeço as homenagens de todos os amigos e, em especial, à minha esposa Cleide, que tirou um pouco do seu tempo para organizar esse momento muito especial para mim”, finalizou.

São Luís, 22 de Agosto de 2017.

4 comentários sobre “Em declaração surpreendente, Ciro Gomes aponta o tamanho político de Flávio Dino no cenário nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *