Convenção: DEM lança Neto Evangelista em São Luís e Assis Ramos em Imperatriz e deixa ACM Neto entusiasmado

 

Acima: Juscelino Filho, ACM Neto, Eliziane Gama, Flávio Dino, Neto Evangelista e Weverton Rocha saúdam a convenção do DEM;  embaixo: Juscelino Resende fala aos convencionais após ser aclamado presidente do partido no Maranhão

Além da demonstração de força partidária e da confirmação de que o partido investirá pesado nas eleições municipais do ano que vem em todo o estado, mas com foco especial em São Luís e Imperatriz, a convenção estadual do Democratas, realizada ontem no Multicenter Sebrae foi o ponto alto da primeira etapa de um projeto bem-sucedido. Deixou claro que a parceria do DEM com o PDT é fato, mas também que o partido permanecerá firme na aliança liderada pelo PCdoB. E para fechar o deputado federal Juscelino Filho foi confirmado presidente por aclamação. As manifestações do presidente nacional ACM Neto, que não escondeu a empolgação com o que viu, e a presença do governador Flávio Dino (PCdoB) e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), deram o clima que animou duas dezenas de prefeitos, vários deputados, vereadores e um grande número de militantes e visitantes, que transformaram a convenção estadual do Democratas numa grande festa política.

A convenção mostrou que o DEM ressuscitou no Maranhão, saiu da condição de legenda em franca decadência, beirando mesmo à indigência política, para renascer como um partido forte, bem estruturado, e em franco crescimento. Dela participaram as suas estrelas do momento – entre elas as deputadas estaduais Daniella Tema e Andreia Resende, a prefeita Vianey Bringel (Santa Inês), o deputado estadual Neto Evangelista, e o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, ex-MDB que vai tentar a reeleição pelo DEM.  E foi prestigiada por seus principais aliados, como os presidentes do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry, do PDT, senador Weverton Rocha, e do Cidadania (ex-PPS), senadora Eliziane Gama, e ainda com um grande número de políticos, já filiados ou interessados em ingressar na agremiação.

E em meio a um evidente clima de euforia, o ponto alto da convenção foi o anúncio do deputado Neto Evangelista como pré-candidato a prefeito de São Luís. “Esta manhã também é do Neto Evangelista, uma das estrelas do nosso partido. Ele é e será o nosso pré-candidato a prefeito da nossa capital São Luís. Não tenho dúvidas de que ele está preparado para o tamanho do desafio que vai enfrentar. Nosso partido dará o apoio integral nesse projeto porque esse projeto não é só dele, ele é nosso, é desse grupo político do qual fazemos parte”, declarou, enfático, o presidente Juscelino Filho, deixando nas entrelinhas a impressão de que mais ventos estão soprando nessa direção. Na condição de ungido, Neto Evangelista embarcou: “Eu não sigo nem com a nova política ou com a velha. Eu sigo com a boa política. Queremos discutir São Luís com o Democratas. E, nesta convenção, eu conclamo todos os democratas de São Luís para se unir conosco e vamos discutir São Luís”.

Cristão novíssimo no DEM, o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, teve uma participação discreta, mas foi muito bafejado nos bastidores, principalmente pela cúpula do partido, saindo da convenção como integrante do Diretório estadual e candidato à reeleição.

Visivelmente entusiasmado, o presidente ACM Neto traduziu o estado de ânimo elevado do braço maranhense do DEM, convenção: “Está havendo um processo constante de renovação dos quadros políticos. O Juscelino Filho é um exemplo disso. Por alguns anos, o Democratas aqui no Maranhão ficou um pouco adormecido, acanhado, modesto nas suas articulações políticas. Porém, de 2016 para cá, quando o Juscelino assumiu a presidência, o comando e a liderança do partido, as coisas começaram a mudar. Ele conseguiu dar grande projeção ao nosso trabalho de base. Esse é o maior objetivo hoje do Democratas: reforçar a sua base em todo o Brasil”.

Na mesma linha, o governador Flávio Dino se manifestou, sem deixar por menos: “O Juscelino tem ajudado muito o Maranhão. Quero também agradecer aos deputados estaduais do DEM que nos ajudam na Assembleia. O nosso governo acontece graças às contribuições do DEM”.

Era tudo que Juscelino Filho queria ouvir, e na esteira dos afagos, aproveitou para injetar mais ar na própria bola: “É um momento de muita emoção. Entrei na vida política jovem e, nestes últimos quatro anos, procurei trabalhar, andar o Maranhão, fortalecer o partido, construir amizades e uma base política sólida. Hoje, o Democratas mostrou a sua força no Maranhão. Um partido grande se faz é com pessoas e aqui temos muitas. Aqui temos pessoas que representam milhares de maranhenses e dezenas de municípios. E um partido forte se faz com líderes, uma bandeira e um projeto forte”.

O jovem prefeito de Salvador, aspirante a presidente da República, e o jovem deputado federal saído de Vitorino Freire, que também alimenta planos ambiciosos no estado, deixaram o Multicenter Sebrae com motivos de sobra para comemorar.

 

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Flávio Dino e ACM Neto: próximos na convenção do DEM e distantes no Congresso Nacional e na corrida presidencial

Flávio Dino e ACM Neto de mãos dadas entre Neto Evangelista, Weverton Rocha, Juscelino Filho e Eliziane Gama: relação civilizada de dois adversários inconciliáveis

A convenção estadual do DEM produziu um fato curioso na seara política nacional, ao colocar, lado a lado, de mãos dadas, festejando a refundação do partido, dois aspirantes à presidência da República: o governador Flávio Dino, já lançado pré-candidato do PCdoB, e o prefeito ACM Neto, que divide com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, a condição de pré-candidato do DEM.  Afinados no Maranhão, onde o DEM integra a base de apoio do Governo do Estado, Flávio Dino e ACM Neto nada, ou quase nada, têm em comum. O primeiro representa a esquerda na sua versão democrática, que muitos definem como centro-esquerda,  e o segundo é fruto da direita liberal, na sua versão mais esclarecida, definida pelos próprios democratas como centro-direita. A convivência entre as duas correntes é possível em situações como o atual desenho político do Maranhão, no qual o DEM integra uma frente que dá sustentação a um Governo do PCdoB. Mas no cenário nacional, a coisa muda de figura. No Congresso Nacional, o PCdoB é parte destacada de uma frente de esquerda que faz Oposição cerrada ao Governo de extrema direita do presidente Jair Bolsonaro (PSL), enquanto o DEM, ali liderado por Rodrigo Maia, é parte do Centrão, que fecha com o Palácio do Planalto na maioria das decisões, estando os dois quase sempre em posições conflitantes. E quando o assunto é sucessão presidencial, que ninguém se iluda: se as duas candidaturas se confirmarem, estarão em confronto aberto. O mais importante, porém, é perceber que esse tipo de relação só é possível numa realidade de plena democracia política

 

Othelino Neto destaca o papel do DEM na atual composição da Assembleia Legislativa

ACM Neto (DEM) condecorado pelo presidente Othelino Neto (PCdoB),com a Medalha do Mérito Manoel Beckman, a maior honraria da Assembleia Legislativa, em ato presenciado por Adriano Sarney (PV), Daniella Tema (DEM). Neto Evangelista (DEM) e Roberto Costa (MDB), realizado no Salão Nobre da sede do Poder Legislstivo

Entre os convidados mais destacados, não foi apenas o governador Flávio Dino que elogiou a reviravolta positiva do DEM no Maranhão na convenção de ontem. Outro chefe de Poder, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou a importância que o partido vem ganhando no cenário político maranhense, em especial no parlamento estadual. Na sua fala de convidado, Othelino Neto seguiu a linha de cortesia política enchendo a bola dos comandantes da agremiação, mas foi enfático ao destacar o papel que o DEM, hoje com uma bancada com cinco deputados, a terceira maior da Casa, tem tido papel importante nas decisões legislativas. “É razão de grande satisfação participar da convenção do Democratas, que reelegeu o deputado federal Juscelino Filho como presidente estadual do partido. É uma forma, também, de prestigiar a bela e expressiva bancada do DEM na Assembleia Legislativa. São cinco deputados, que fazem um belo trabalho, dos quais duas deputadas (Andreia Resende, 1ª secretária, e Daniella Tema, 4ª secretária) compõem a Mesa Diretora da Casa. Enfim, um partido muito importante para a Assembleia e para o Maranhão”, enfatizou Othelino Neto.

São Luís, 26 de Abril de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *