Candidatos usam bons resultados do Governo Dino como plataformas de campanha

 

Obras de Flávio Dino são referência para Carlos Brandão, o que é natural, e para Weverton Rocha, o que surpreende

A disputa para o Palácio dos Leões está dando forma a uma situação absolutamente inusitada: os candidatos mais situados na preferência do eleitorado, segundo as pesquisas mais recentes, estão montando seus discursos nos bons resultados do Governo comandado por Flávio Dino, agora candidato ao Senado. O governador Carlos Brandão (PSB), que participou das duas gestões passadas como vice-governador, agora administra o legado como titular do Governo e candidatos à reeleição, tem nas realizações do seu antecessor o amplo e sólido lastro da sua campanha. Só que agora ele está tendo de dividir o portfólio de obras do Governo dinista com o senador Weverton Rocha (PDT), que de uma hora para a outra decidiu transformar os principais eixos daquela gestão como plataformas do seu plano de ação. O ex-prefeito de São Luís e candidato do PSD, Edivaldo Holanda Jr. também tem usado obras do Governo Flávio Dino para turbinar seu discurso de campanha, o mesmo fazendo o candidato do SD, Simplício Araújo.

O governador Carlos Brandão tem autoridade para usar as conquistas do Governo Flávio Dino porque fez parte dele. Tem, portanto, todo o direito de assumir compromissos como levar para todos os municípios o programa Restaurante Popular, que já são mais de 150 espalhados em 140 municípios. Pode também garantir que, se eleito for, concluirá os Hospitais de Urgência de Imperatriz, já em fase adiantada, e o de São Luís, que já tem uma etapa funcionando, e as policlínicas. Além disso, pode garantir a ampliação das escolhas de tempo integral – já são uma centena – para todos os municípios, assim como a ampliação da rede de Iemas (escolas técnicas). Carlos Brandão faz uma campanha tranquila, à medida que não precisa usar criações mirabolantes no seu discurso de campanha.

O senador Weverton, ao contrário, iniciou sua campanha com um discurso enfático, mas vazio de propostas, valendo-se do tema “qualificação profissional” e usando à exaustão o Hospital do Amor em Imperatriz – que na verdade é parte de uma rede de centros de diagnóstico de câncer com base em Barretos (SP), e na construção de um apêndice do Hospital Aldenora Bello em Pinheiro. Só que, percebendo a fragilidade do seu discurso, resolveu inovar e se valer das obras do Governo Flávio Dino, prometendo ampliar a rede de restaurantes populares, concluir os hospitais cujas obras encontram-se em andamento, incrementar o programa Escola Digna, com a ampliação da rede de escolas de tempo integral, que já chegou a 100 unidades. E não bastasse isso, o candidato do PDT joga charme para a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) afirmando que, se eleito for, reeditará o programa Primeiro Emprego. Na reta final da campanha, o candidato do PDT parece ter deixado as suas próprias ideias em segundo plano.

Pelo menos nas eleições recentes, não há registro de outro candidato a governador que tenha tentado turbinar sua campanha usando bons resultados conquistados por um Governo adversário.

Numa escala bem menor, mas efetiva, o candidato do PSD, Edivaldo Holanda Jr., destaca obras do Governo Flávio Dino que pretende “melhorar” e “ampliar”, como hospitais, a exemplo do Hospital da Ilha, cuja construção permanece em ritmo intenso. Vale destacar que o ex-prefeito de São Luís tem apresentado propostas originais no horário gratuito no Rádio e na TV. E também Simplício Araújo, que tenta mostrar originalidade no seu plano de ação. Só que parte das suas propostas tem por base resultados do hoje comandado pelo governador Carlos Brandão, candidato à reeleição, e que tem na chapa o ex-governador Flávio Dino como candidato favorito ao Senado.

Vale registrar que os candidatos sem chance na disputa – Joás Moraes (DC), Enilton Rodrigues (PSOL), Hertz Dias (PSTU) e Frankle Costa (PCB) – têm se esforçado para apresentar propostas originais.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Othelino Neto lidera “Time da Vitória” em campanha intensa

Othelino Neto e Ana Paula em três momentos da maratona: caminhada em Pinheiro, caminhada-gigante  em Santa Inês, com o prefeito Felipe dos Pneus e o deputado federal André Fufuca; e em ato com o prefeito Zezildo  em Santa Helena

A campanha eleitoral no Maranhão chega à reta final ganhando intensidade nos dois planos, com os candidatos majoritários e proporcionais cumprindo agendas em ritmo de corrida em direção às urnas. Em meio a essa movimentação, um grupo vem chamando a atenção: o Time da Vitória, liderado pelo deputado Othelino Neto (PCdoB), candidato à reeleição, e formado por Ana Paula Lobato, vice-prefeita de Pinheiro e candidata à primeira suplência de senador na chapa do ex-governador Flávio Dino (PSB), Flávia Alves (PCdoB), candidata a deputada federal, e o governador Carlos Brandão (PSB), candidato à reeleição. Ora atuando completo, ora dividido, o chamado “Time da Vitória” vem dando sucessivas demonstrações de força política e eleitoral, arrastando multidões nos municípios que tem visitado.

Nos últimos 10 dias, o “Time da Vitória” cumpriu uma intensa agenda em seis municípios em diferentes regiões do estado.

A maratona começou em Paulino Neves, na região dos Lençóis, no dia 9. Ali, junto com Ana Paula, Othelino Neto mobilizou uma multidão, tendo recebido a reafirmação de apoio do prefeito Raimundo Lídio (Republicanos). No dia 13, o grupo fez um grande movimento em Carolina, na região Sul do estado, onde teve confirmado o apoio do ex-prefeito João Alberto Silva, uma das mais importantes lideranças do município. Na sequência, o “Time da Vitória” para São Francisco do Maranhão, também na região Sul, no outro extremo do estado, onde, com o apoio do prefeito Adalberto Santos (PCdoB), realizou uma caminhada que atraiu milhares de pessoas.

A escala seguinte do time liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa foi Santa Inês, um dos mais importantes municípios do Maranhão, localizado na região central. Apoiado pelo prefeito Felipe dos Pneus (Republicanos), Othelino Neto comandou uma caminhada-gigante nas ruas centrais da cidade, com a participação do deputado federal André Fufuca (PP), que atua fortemente em Santa Inês e na região. O passo seguinte foi dado em Santa Helena, no coração da Baixada, onde o “Time da Vitória” participou de um grande ato de campanha com o apoio do prefeito Zezildo Almeida (PTB). A maratona da semana terminou no domingo (17) em Pinheiro, onde o grupo, ali liderado pela vice-prefeita Ana Paula Lobato, comandou uma caminhada com milhares de pessoas.

Em todas as etapas da maratona, o deputado Othelino Neto pediu votos para sua reeleição e foi enfático no pedido de apoio eleitoral ao governador Carlos Brandão, que lidera a corrida ao Palácio dos Leões, e ao projeto senatorial do ex-governador Flávio Dino, assinalando a participação de Ana Paula Lobato na chapa como candidata à primeira suplência de senador. E a se confirmar o cenário desenhado até aqui pelas pesquisas, o presidente da Assembleia Legislativa sairá das urnas confirmado como uma as mais importantes lideranças políticas do Maranhão na atualidade.

 

Candidatos a governador se reúnem com líderes empresariais

Carlos Brandão lidera e Weverton Rocha e Lahesio Bonfim conversaram com empresários

Se depender dos discursos dos candidatos a governador, o Maranhão será transformado numa potência econômica nos próximos quatro anos. Essa perspectiva dominou ontem um encontro do governador Carlos Brandão (PSB), candidato à reeleição, o senador Weverton Rocha, candidato do PDT, e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, candidato do PSC, com líderes empresariais do Maranhão interessados no projeto de governo de cada um para o setor econômico. Os três bateram na mesma tecla da geração de emprego e renda, prometeram criar condições para atrair investimentos, principalmente indústria, e disseram, cada um ao seu modo, que o Governo Estado será o carro-chefe desse processo.

Weverton Rocha prometeu criar programas de incentivo econômico e de qualificação profissional, garantindo que colocará em marcha uma política de atração de investimentos. Lahesio Bonfim defendeu uma relação mais estreita do Governo com as prefeituras, avaliando que essa parceria é fundamental para o desenvolvimento da economia do estado. Carlos Brandão disse estar preparado para atrair investimentos para o Maranhão, afirmando que sabe como fazer isso, e também manter o ritmo de investimentos do Governo, que na sua avaliação é fundamental para consolidar qualquer gestão.

De um modo geral, os empresários apontaram as propostas do governador Carlos Brandão como as mais viáveis e mais factíveis.

Os empresários representaram  as seguintes entidades patronais: Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Comercial do Maranhão (ACM), Associação Maranhense de Supermercados (AMASP), Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (ASCEM), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Centro das Indústrias do Maranhão (Cimar), Federação das Associações Empresariais do Maranhão (FAEM), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Associação dos Jovens Empreendedores (AJE).

O mesmo grupo se reunirá hoje com os candidatos ao Senado.

São Luís, 20 de Setembro de 2022.

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