Ipec confirma liderança de Brandão, que pode ser reeleito em turno único

 

Carlos Brandão lidera, com Weverton Rocha e Lahesio empatados em segundo e Edivaldo Jr., Simplício Araújo, Enilton Rodrigues, Joàs Moraes, Hertz Dias e Frankle Costa sem chance na disputa

A pesquisa Ipec/TV Mirante, divulgada ontem, pode ter desenhado o desfecho da corrida ao Palácio dos Leões. Primeiro pela posição do governador Carlos Brandão (PSB), que, segundo o levantamento, tem 41% das intenções de voto. Segundo, pela incapacidade do candidato do PDT, senador Weverton Rocha, de romper a inércia que o retém no patamar de 20%, seguido de perto pelo candidato do PSC, o ex-prefeito Lahesio Bonfim, que também aparece amarrado na faixa de 16%. E terceiro, a pesquisa reforça a impressão de que o ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr. (PSD), com 7% das intenções de voto, está fora da disputa, assim como, Simplício Araújo (SD), Enilton Rodrigues (PSOL), Joás Moraes (DC) e Frankle Costa (PCB), todos com 1% cada – Hertz Dias (PSTU. Branco e Nulo somaram 5% não terão muita influência, mas um posicionamento dos 8% de indecisos pode consolidar o cenário.

A pouco mais de uma semana das eleições, a pesquisa Ipec/TV Mirante causou o impacto de como uma bomba de muitos megatons no campo de batalha das candidaturas, e deve ter chamado a atenção do eleitorado. Um grande estrondo alcançou o senador Weverton Rocha, que viu seu projeto de ser governador ficar mais distante. Em campanha aberta para o Governo do Estado desde que chegou em Brasília como senador da República, fazendo questão de se mostrar como favorito e imbatível, situação que curtiu durante os vários meses em que liderou as pesquisas. A inércia que o atacou desde que a corrida começou para valer. E confirmou a suspeita de alguns observadores experimentados, que viram sua candidatura como uma aposta de risco elevado, a começar pela maneira quase arrogante como conduziu a campanha no primeiro momento. A estratégia do “abafa” com uma pré-campanha com estrutura de pop star não o levou onde pretendia.

A posição do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, em situação de empate técnico com Weverton Rocha, pode ser considerado o seu grande momento nessa corrida. Isso porque sua trajetória recente não indicava que ele atropelasse o ex-secretário Simplício Araújo, desbancasse o ex-prefeito de São Luís e se tornasse uma ameaça real à permanência do senador Weverton Rocha na condição de principal adversário do governador Carlos Brandão. Se nada acontecer nos dias que restam de campanha, Lahesio Bonfim já terá tido um ganho político invejável. Se conseguir ultrapassar Weverton Rocha, será a consagração.

O estrago maior causado pelos números do Ipec ganhou forma na reação do ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr.. Tão logo a TV Mirante divulgou os números no seu telejornal noturno, o ex-prefeito de São Luís, inconformado com os 7% que lhe foram atribuídos, divulgou nota acusando a emissora de haver divulgado uma inverdade, classificou a pesquisa de “fake news”. E foi muito além ao chamar o governador Carlos Brandão de “incompetente” e insinuar que o ex-governador Flávio Dino quer “ser o dono do Maranhão”. Com a reação, Edivaldo Holanda Jr. arquivou o político “certinho”, educado, que não gosta de brigas, conforme pregou em sua campanha até aqui, e colocou em campo a sua versão de atacante agressivo, que esqueceu que o então governador Flávio Dino fora fundamental e decisivo nas duas eleições para a Prefeitura de São Luís – 2012 e 2016, sem o que ele dificilmente seria eleito. Comete assim um pecado ético censurável.

O cenário desenhado pela pesquisa Ipec/TV Mirante não deixa dúvida de que o governador Carlos Brandão pode trabalhar com a possibilidade concreta de vencer o pleito em turno único, ou, em sendo o mais votado no dia 2 de outubro, consolidar a reeleição no segundo turno, seja contra Weverton Rocha (41% a 33%), seja contra Lahesio Bonfim (56% contra 29%).

Mas, como dizem os mais experientes nessa seara, em eleição só se solta os fogos quando com o anúncio oficial do resultado.

Em Tempo: A pesquisa Ipec ouviu 800 eleitores no período de 17 a 19, tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, grau de confiança de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA04923/2022.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Dino dispara (59%) e deve ser eleito senador

Flávio Dino lidera sobre Roberto Rocha, Ivo Nogueira, Antônia Cariongo e Saulo Arcangeli

Mesmo considerando a grande margem de imprevisibilidade das disputas eleitorais, é quase certa a eleição do ex-governador Flávio Dino (PSB) para o Senado, segundo os números trazidos à tomba pela pesquisa Ipec/Tv Mirante, divulgada ontem. Flávio Dino tem 59% das intenções de voto contra 21% do senador Roberto Rocha (PTB), que concorre à reeleição. Ivo Nogueira (DC) tem 4%, Saulo Arcangeli (PSTU) tem 2% e Antônia Cariongo (PSOL) tem 2%. A pesquisa registrou 8% de eleitores que pretendem votar em branco ou nulo e 15% de indecisos. Aos seus aliados mais próximos, o ex-governador Flávio Dino diz que não existe “j[a ganhou” er ordenou

 

Edivaldo Jr. teve a maior rejeição entre os quatro mais bem votados na pesquisa

Edivaldo Jr.

Dos quatro candidatos a governador que estão de fato na disputa, Edivaldo Holanda Jr. aparece como o que tem maior rejeição por parte do eleitorado, enquanto o governador Carlos Brandão foi o único que teve o percentual de rejeição reduzido. O quadro é o seguinte: Carlos Brandão tinha 18% de rejeição em agosto e agora tem 15%segundo a pesquisa Ipec/TV Mirante. O senador Weverton Rocha tinha 16% em agosto e agora é rejeitado por 18%. Lahesio Bonfim teve sua rejeição aumentada de 8% em agosto para 15% agora – mesmo assim é o que tem o menor percentual. E Edivaldo Holanda Jr. (PSD), que tinha 17% em agosto, agora tem 20%, de acordo com o levantamento feito pelo Ipec.

Em Tempo: Talvez a rejeição elevada tenha contribuído para a reação indignada e fora dos padrões do ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr. aos números da pesquisa e atacando o governador Carlos Brandão e o ex-governador Flávio Dino.

São Luís, 21 de Setembro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *