Weverton Rocha e Eliziane Gama articulam aliança pelas vagas de candidatos ao Senado na chapa de Flávio Dino

 

Weverton Rocha e Eliziane Gama: aliança forte para vagas no Senado
Weverton Rocha e Eliziane Gama: articulação para juntarem forçar e serem  candidatos ao Senado na chapa de Flávio Dino

Os bastidores da corrida para as duas vagas no Senado continuam produzindo possiblidades, com indicativos cada vez mais cristalinos de que a disputa será a mais difícil dos últimos tempos no Maranhão. E o que reforça que a medição de forças em curso se transformará logo, logo numa guerra sem tréguas, que poderá frustrar planos ambiciosos e interromper carreiras já consolidadas, são os rumores de que os candidatos senatoriais que comporão a chapa majoritária liderada pelo governador Flávio Dino (PCdoB) serão os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS). Os dois parlamentares estariam com negociações em estágio avançado, já tendo alinhavado as bases de um grande acordo entre o PDT e o PPS, avalizado pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Jr. (PDT) e com a chancela dos do PCdoB. A chapa Weverton Rocha/Eliziane Gama, se confirmada, inviabilizará o projeto do deputado José Reinaldo Tavares (sem partido a caminho do DEM) de ser o segundo candidato da aliança comandada por Flávio Dino.

Nada há ainda de oficial, mas o que começou a correr nos bastidores é que o prefeito Edivaldo Jr. (PDT) estaria inclinado a apoiar integralmente essa aliança. Na corrida à Prefeitura, em 2016, Edivaldo Jr. ganhou o apoio da massa evangélica que em princípio votaria em Eliziane Gama. Agora, pouco depois que lideranças de várias denominações se reuniram e declararam apoio à candidatura de Eliziane Gama ao Senado, está em curso uma articulação que poderá mobilizar a maior parte desse  eleitorado evangélico para votar também em Weverton Rocha, dando lastro decisivo à dobradinha PDT/PPS na guerra pelas cadeiras do Senado.

Sob todos os aspectos, uma chapa formada pelos deputados Weverton Rocha e Eliziane Gama tem tudo para se entrar na briga pelas vagas na condição de favorita. Nos aspectos mais visíveis, são dois políticos jovens e bem sucedidos, que podem, se eleitos, mudar o curso da História política do Maranhão nessa quadra. Além da juventude, os dois são afinados com a linha de ação política do governador Flávio Dino, o que dará uma identidade forte à chapa. E à medida que os dois candidatos se desdobrar para ajudar um ao outro, juntos poderão unir as forças pelo sucesso eleitoral do governador na corrida à reeleição, e vice versa.

Um conjunto de afinidades pode fortalecer a aliança Weverton Rocha/Eliziane Gama. São de partidos de esquerda moderada, mas aguerrida, o que lhes dá espaço para definir um discurso de temas comuns, como suas posições contrárias à Reforma Trabalhista e à Reforma da Previdência, assim como as suas atuações como Oposição ao Grupo Sarney no Maranhão. Nesse contexto, Weverton Rocha é o parlamentar que vem construindo uma densa base política, precisando transformar esse capital em votos. Eliziane Gama, por sua vez, se não construiu ainda uma base política sólida, é conquistou invejável capital eleitoral. Numa aliança pelas duas vagas de Senador, os dois podem juntar suas forças e se tornar uma dupla difícil de ser batida, principalmente tendo o governador Flávio Dino na cabeça da chapa brigando pela reeleição.

Se, de fato, Eliziane Gama vier a ser o nome para a segunda vaga de candidato a senador na chapa do governador, a dupla será um páreo duro, muito difícil de ser batido pela chapa do Grupo Sarney, que deve ser formada pelo ex-governador, ex-ministro de Minas e Energia e atualmente exercendo o quarto mandato de senador Edison Lobão (PMDB), e o deputado federal no nono mandato e atual ministro do Meio Ambiente Sarney Filho (PV), que quer dar um passo além depois de nove mandatos de deputado federal. Mas o principal atingido com a provável aliança de Weverton Rocha e Eliziane Gama será o deputado federal e ex-governador José Reinaldo Tavares, que depois de ter sido secretário, ministro, vice-governador e governador, quer fechar sua carreira como senador da República.

Como já foi dito aqui, a corrida ao Senado no Maranhão será diferenciada e muito especial.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Famem homenageia Flávio Dino como “o melhor governador do Brasil”

Fláviio Dino recebe de Cleomar Tema placa de reconhecimento da Famem por sua gestão
Fláviio Dino recebe de Cleomar Tema placa de reconhecimento da Famem

O governador Flávio Dino vive um dos seus melhores momentos como gestor público. O fato de ter sido identificado, entre os atuais governantes, como o chefe de Executivo estadual que mais cumpriu compromissos de campanha, alcançando a surpreendente marca dos 92%, segundo dados levantados pelo portal de notícias G1, o braço do Sistema Globo na internet, consolidou o seu prestígio dentro e fora do Maranhão. O reconhecimento mais expressivo até agora pela conquista veio ontem, quando o governador recebeu pelo menos uma centena de prefeitos que, liderados por Cleomar Tema, prefeito de Tuntum e  presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), que o homenagearam pelo feito.

Cleomar Tema justificou a homenagem – materializada numa placa com o registro – explicou a iniciativa da entidade é balizada pelo fato de que as ações prometidas e realizadas chegaram de fato aos municípios, lembrando as obras de programas anunciados e colocados em prática: “Afinal, o portal G1, das Organizações Globo, o reconheceu como melhor governador do Brasil. Nada mais justo, porque todas as ações do Governo são voltadas para os municípios, como o Mais Asfalto, o Escola Digna, o Plano Mais IDH”.

Visivelmente gratificado com a iniciativa dos prefeitos e pelas palavras do presidente da Famem, o governador Flávio Dino agradeceu a homenagem e ressaltando que, embora o Brasil passe por momentos de dificuldades econômicas e políticas, “nós estamos conseguindo manter o barco no rumo certo, com desenvolvimento e justiça social”. E acrescentou: “Implementamos políticas públicas porque os municípios nos ajudam, e a Famem reconhece o esforço imenso que fazemos para ajudar os municípios. Temos que dar as mãos, e a mensagem principal desse reconhecimento é a força da união”.

 

Neto Evangelista deixa PSDB e procura novo partido

Neto Evangelista em busca de um novo partido
Neto Evangelista em busca de um novo caminho partidário

Um dos bons quadros da novíssima geração de políticos maranhenses, o deputado estadual licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista foi atingido fortemente pelo confisco do PSDB maranhense pelo tucanato nacional para entregá-lo ao senador Roberto Rocha. A menos de 10 meses das eleições, ele se vê na tensa contingência de ter de procurar um novo partido, já que não há como permanecer no PSDB, principalmente pelo fato de o partido ter saído da base de sustentação do governador Flávio Dino para fazer-lhe oposição cerrada, começando pela candidatura de Roberto Rocha ao Governo do Estado.

A tendência natural seria o jovem deputado ingressar no PRB, seguindo o grupo de prefeitos articulado pelo vice-governador Carlos Brandão, mas como em política o melhor caminho nem sempre é aquele que parece óbvio, ele preferiu avaliar melhor as opções partidárias, para poder tomar uma posição melhor embasada. Ele tem como opções DEM, PSB, PPS e SD, que lhe abriram as portas. É provável que o secretário de Desenvolvimento Social opte por um desses quatro partidos.

Há quem acredite que Neto Evangelista ingresse no PPS, para dar continuidade a uma relação política promissora com a deputada federal Eliziane Gama, que caminha para ser o segundo para disputar o Senado na chapa do governador Flávio Dino. A relação começou em 2016, quando ele a apoiou ativamente na sua campanha para a Prefeitura de São Luís – onde, aliás, o deputado pretende chegar um dia.

São Luís, 17 de Janeiro de 2018.

2 comentários sobre “Weverton Rocha e Eliziane Gama articulam aliança pelas vagas de candidatos ao Senado na chapa de Flávio Dino

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *