Transparência e resultados positivos fortalecem o governador Flávio Dino e inibem discurso da Oposição

 

Flávio Dino: transparência e correção na aplicação do dinheiro público inibem a Oposição
Flávio Dino: transparência e correção nos gastos públicos inibem a Oposição

 

Ao mesmo tempo em que vozes oposicionistas se esforcem, com sua legitimidade política, para encontrar rachaduras éticas na atual gestão da máquina pública maranhense, o Governo do Maranhão vê aumentado o número de atestados que reforçam sua marca de seriedade e correção na aplicação dos recursos que administra. Por conta dos instrumentos gerados pela maravilha virtual que permite o acesso do cidadão às contas públicas, a transparência passou a ser a chave para definir o condão ético das gestões públicas. E num país em que a corrupção na máquina pública tem se revelado endêmica, tomar conhecimento de que estudo realizado por equipe de pesquisadores estrangeiros ligados à respeitada e isenta Fundação Getúlio Vargas apontou o atual Governo do Maranhão como o mais transparente do Brasil é, sem dúvida, um fato excepcional.

A informação, publicada no bem infirmado blog do jornalista Jorge Vieira: Em evento da Rede Nacional de Ouvidorias, realizado quarta-feira (14), no Rio de Janeiro, o professor canadense Gregory Michener, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentou o estudo “Avaliando os Cinco Anos da Lei de Acesso no Brasil”, que mostra que, dentre os Estados brasileiros, o Maranhão é exceção na transparência das informações públicas. O estudo concluiu que a atual gestão age para dar transparência às informações. O pesquisador citou nominalmente o governador Flávio Dino (PCdoB) como exemplo de governante supranacional referência em transparência. Participaram do estudo os professores Evelyn Contreras e Irene Niskier.

Para se fazer um registro verdadeiramente honesto e isento dessa marca do atual Governo do Maranhão, é justo lembrar uma série de informações chegadas recentemente a público pelos canais mais diversos e improváveis, que podem ser apontados como nada simpáticos à linha de ação política do governador Flpavio Dino.

O portal G1, braço virtual do Sistema Globo de Informação, publicou em janeiro um levantamento mostrando que dos atuais governadores, o do Maranhão foi o que mais cumpriu promessas de campanha – mais de 90%. Números publicados pelo jornal Valor Econômico – que é o porta-voz mais credenciado do capitalismo brasileiro – mostraram o Maranhão como o segundo estado com melhor desempenho na gestão das contas públicas. Em seguida, o jornal Folha de S. Paulo informou que o Governo do Maranhão, está entre os cinco com melhor situação fiscal no País, e mais recentemente publicou que o Produto Interno Bruto (PIB) maranhense cresceu espantosos 9,7% em 2017, deixando os demais estados muito atrás em matéria de crescimento econômico.

Esse conjunto de informações, associado aos indiscutíveis resultados concretos do Governo do PCdoB em áreas essenciais como Educação (Escola Digna, Iema e Escola de Tempo Integral, etc.), Saúde (Hospitais Regionais, Hospital de Traumatologia e Casa Ninar, entre outros), Segurança Pública (aumento do efetivo policial e controle do Sistema Penitenciário, etc.) e Desenvolvimento Social (multiplicação dos Restaurantes Populares e investimentos para melhorar o IDH, etc.), para citar apenas as mais visíveis. São dados diretamente associados à aplicação correta dos recursos públicos e, logicamente, da transparência que tem sido dada a essa prática.

Não se discute o direito da Oposição de operar para mostrar o contrário, como vêm tentando fazer os deputados Adriano Sarney (PV), com a estratégia de atirar contra a gestão financeira que os estudos técnicos elogiam; a deputada Andrea Murad (MDB), que enxerga caos num Sistema de Saúde que melhora progressivamente; e do deputado Souza Neto (PROS), que aponta defeitos numa polpitica de Segurança Pública, quando informações diárias mostram que a situação já foi pior. Um coro que, por conta da corrida eleitoral, é agora engrossado pela ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que tenta mostrar o contrário.

A deputada federal Eliziane Gama (PPS) definiu bem o cenário, ontem, em discurso na Câmara Federal: “O Maranhão que um dia foi manchete nacional de forma negativa pelas cabeças decapitadas no sistema penitenciário, agora vive um momento totalmente diferente e positivo, com reconhecimento nacional”. Os fatos estão obrigando os adversários do governador Flávio Dino a rever suas estratégias para ter chance nas urnas.

 

PONTO & CONTRAPONTO

Em sessão prestigiada, Cleide Coutinho se torna Cidadã Maranhense

Cleide Coutinho recebe o diploma emoldurada por Rogperio Cafeteira, sua filha , Othelkino Neto, seu filho e Roberto Cista, aurtir da proposta
Cleide Coutinho recebe o diploma emoldurada por Rogperio Cafeteira, sua filha , Othelkino Neto, seu filho e Roberto Cista, aurtir da proposta

“Esse diploma dado à doutora Cleide Coutinho é apenas a formalização de uma situação já existente e irreversível, pois não tenho dúvidas de que o Maranhão já perfilhou essa sergipana de nascimento, transformando-a numa maranhense genuína, moldada pelos atos do seu coração sensível, generoso e justo”. Com essa afirmação, feita no bojo de um discurso denso e emocionado, o deputado Roberto Costa (MDB) justificou ontem a concessão do título de Cidadã Maranhense à médica e ex-deputada estadual Cleide Coutinho (PDT).

O diploma foi entregue numa das sessões especiais mais concorridas entre as realizadas na Assembleia Legislativa nos últimos tempos. O ato legislativo foi comandado pelo presidente Othelino Neto (PCdoB) e se revestiu também de uma expressiva homenagem ao ex-presidente da Casa, deputado Humberto Coutinho (PDT), seu marido, falecido no início de Janeiro.

Diante de um plenário lotado de deputados, familiares, amigos e aliados, a ex-deputada recebeu uma homenagem superlativa, como poucas vezes aconteceu na Casa. Tarefa normalmente destinada ao autor na proposta – no caso o deputado Roberto Costa -, a sessão foi presidida pelo presidente Othelino Neto, que fez questão de registrar publicamente respeito e consideração pela homenageada, destacando também a figura do ex-presidente e encerrando sua fala declamando o poema musicado “Tomara”, de Vinícius de Moraes. No mesmo tom se manifestou o líder do Governo, deputado Rogério Cafeteira (PSB), que também ressaltou a importância do ex-presidente Humberto Coutinho.

A homenagem do deputado Roberto Costa foi completa. Além de apresentá-la e obter o apoio unânime dos deputados, destacou na tribuna a grandeza de Cleide Coutinho como médica, empresária, política e líder de família. “Descobri em Cleide Coutinho uma pessoa excepcional: generosa, correta, compreensiva, dedicada, disponível, solidária e, principalmente, dona de uma grande paixão pelo Maranhão. Encantado como esses predicados e pela sua maneira honesta de lidar com as pessoas, tornei-me seu amigo e, por seu intermédio, firmei uma sólida amizade também com Humberto Coutinho, que passou a ser um grande parceiro e interlocutor, daqueles que a gente cultiva como uma planta rara e para o resto da vida, disse.

E arrematou: “Cleide Coutinho não é a mulher que esteve por trás de um grande homem. Ela é a mulher forte que esteve sempre ao lado de um grande homem”.

Com seu jeito franco e afirmativo, afeita a frases e gestos que normalmente descontraem, Cleide Coutinho agradeceu homenagem com um pronunciamento mesclado com frases descontraídas e declarações emocionadas. Foi aplaudida.

 

É definitivo o rompimento entre José Reinaldo e Flávio Dino

José Reinaldo e Flávio Dino: rompimento é definitivo
José Reinaldo e Flávio Dino: rompimento político entre os dois é  definitivo

Como ele próprio declarou na bombástica entrevista ao jornalista Benedito Buzar, – publicada na edição de Domingo de O Estado do Maranhão -, o rompimento do ex-governador e deputado federal José Reinaldo Tavares (sem partido) com o governador Flávio Dino é definitivo. Ao longo da semana, uma série de movimentos foi feita por aliados e amigos dos dois com o objetivo de evitar esse desfecho, mas nenhum alcançou tal resultado. Agora, a situação criada, com a convicção do ex-governador e a conformação do governador. A situação está gerando uma série de expectativas em relação a como será o discurso de cada um ao longo da campanha eleitoral. Quando anunciou que estava rompendo, José Reinaldo declarou que, mesmo distanciado, não entraria em rota de confronto com o governador Flávio Dino. Mas dias depois começou a disparar declarações críticas e duras na direção do Governo, levando algumas vozes governistas a contra-atacar. O próprio governador, que fez um comentário sobre o rompimento, dizendo que infelizmente alguns líderes do movimento se perderam na estrada, se fechou e não mais se manifestou sobre o assunto, e tudo indica que permanecerá assim.  O problema é que as tensões da corrida eleitoral poderão acirrar os ânimos e produzir uma escalada de confrontos verbais.

São Luís, 16 de Março de 2018.

5 comentários sobre “Transparência e resultados positivos fortalecem o governador Flávio Dino e inibem discurso da Oposição

    1. Sabe o que na realidade nos dá nojo, meu pobre de espírito e de dignidade humana, meu caro Pedro Cardoso? O realmente nos causa nojo, é lamentavelmente essa sua triste cegueira ideológica e essa sua subserviência aos desmandos e aos malfeitos de uma maldita política que foi praticada no Maranhão até bem pouco tempo por uma organização criminosa tipificada de “a oligarquia sarney” que dizimou milhares e milhares de futuros promissores dos maranhenses. E o que de fato pode se explicar a respeito de tanto ódio seu pelo posicionamento do Ribamar Correia por ele apenas buscar divulgar de forma livre e verdadeira tal informação que hora os pesquisadores da FGV buscaram de maneira óbvia e lógica um grande avanço e um grande desenvolvimento na gestão do governo do Maranhão no trato com a gestão pública, que em particular, falam da transparência na utilização dos recursos públicos como também na transparência nas informações delas, coisa que até bem pouco tempo aqui no Maranhão, governantes não tinham essa iniciativa e muito menos essa postura. Será seu Pedro Cardoso, que o senhor é mais um dos muitos chamados e conhecidos como viúva do SARNEÍSMO de plantão para está vomitando ou escarrando ódio e ofendendo a honra daqueles que apenas cumprem com os seu deveres. Talvez você se encontra nesse estado por ter perdido a sua boquinha no estado!!!!!!

  1. Correa,
    Tenho grande admiração por vc, mas, permita discordar de pronto, a sua análise com referencia ao Governo atual. A democracia permite, expressarmos o nosso pensamento, ainda que, algumas mentes alugadas, se posicionem contra.

  2. Mais uma vez o seu comentário é digno de louvor pela maneira simples e realmente verdadeira e transparente sobre os meandros dos bastidores da política maranhense. Apesar do nível rasteiro da política, você consegue informar de modo isento, a real situação do que acontece no estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *