Especial: Tuntum chega aos 62 anos diferenciada pela qualidade da sua gestão e pela ação política eficaz de Tema Cunha

 

imagens
Momentos da maratona de inaugurações comandadas por Tema Cunha juntamente com o governador Flávio Dino, o deputado Humberto Coutinho e o deputado federal José Reinaldo

Duas escolas, cada uma com 12 salas e capacidade para cerca de 400 alunos, estruturadas com o que há de mais moderno em matéria de equipamentos educacionais – biblioteca, quadra poliesportiva, área de recreio, refeitório, etc. -, para assegurar aos seus frequentadores educação de tempo integral, uma revolução que começa a ganhar espaço em municípios comandados por gestão arrojadas e que enxergam muito à frente.  Foram essas escolas dois dos presentes recebidos por Tuntum, no seu aniversário de 62 anos, pois a elas se somaram outras duas unidades do programa estadual Escola Digna. Não houvesse outras inaugurações, as quatro escolas já seriam suficientes para transformar os cerca de 40 mil tuntuense numa comunidade privilegiada. Mas sob o comando do prefeito Cleomar Tema Cunha (PSB), que também preside a Federação dos Municípios do Maranhão pela terceira vez e tornou-se referência como  gestor, o aniversário de 62 anos de Tuntum, comemorado terça-feira (12), teve muito mais.

Numa festa que teve o governador Flávio Dino (PCdoB), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), o ex-governador e deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB), o vice-governador Carlos Brandão, o deputado estadual Rigo Teles (PV) e 17 prefeitos da Região como convidados especiais, Tuntum reabriu seu estádio de futebol reformado, ganhou uma ponte de concreto para interligar bairros, estradas asfaltadas, praça de elevado padrão, sistemas de abastecimento de água em comunidades distantes. E fechou a data com dois atos festivos: um embate entre o Sampaio Corrêa e a Seleção local no gramado estalando de novo do “Temão”, e logo em seguida, com milhares de tuntuenses e visitantes cantando e dançando ao ar livre, em noite enluarada, embalados pelo som da dupla sertaneja Vitor e Léo. Poucas vezes a cidade fez uma festa tão grande e animada.

O diz festivo começou sob céu azul e sol forte, mas com a temperatura quebrada pela umidade emanada de um lago artificial batizado “Balneário da Tiúba”, com um animado e colorido desfile estudantil, que percorreu ruas limpas e bem cuidadas. Nesse ambiente de cidade organizada, onde é visível a presença de uma gestão eficiente, o roteiro de inaugurações teve início às 9h, com a chegada do governador Flávio Dino e comitiva, dando-se a inauguração da nova roupagem do Estádio Dr. Tema, mais conhecido como “Temão”.

A comitiva seguiu para inaugurar a Escola de Tempo Integral Adalgisa Léda, uma maravilha bem planejada, com cara de escola do primeiro mundo e com todas as condições de estrutura e conforto, construída numa parceria da Prefeitura com o FNDE ao custo de R$ 10 milhões – a segunda, com a mesma estrutura, seria inaugurada ao longo da semana. Ali também houve entrega da chave de nova viatura política para a cidade, e também entrega de mais de três mil uniformes para os estudantes do ensino médio de Tuntum.

Diante de centenas orgulhosos tuntuenses – pais e filhos –, concentrados na quadra coberta da escola e motivados pelo que estavam recebendo, o prefeito Tema Cunha informou que aquela e a outra escola são fruto de parceria com o FNDE e que ele tinha a obrigação de aplicar cada centavo para proporcionar à juventude de Tuntum uma educação de alto padrão. “O nosso povo merece. Os nossos estudantes são o nosso futuro”, afirmou, dedicando parte do mérito à primeira-dama Daniella Cunha, sendo ovacionado pelos presentes. Antes, o deputado Humberto Coutinho, parceiro assumido da gestão Tema Cunha, dissera que se sente responsável por Tuntum, porque tem apoio dos tutuenses desde 1990. “Aqui é também minha casa”, declarou. Em seguida, o governador Flávio Dino elogiou o fato de que ali estavam sendo inauguradas quatro escolas, de valor inestimável. E assinalou que só chegou onde chegou por que teve a oportunidade de receber uma boa formação escolar. “É por isso que digo que a mudança está acontecendo no Maranhão. Essa escola é parte dessa mudança”, assinalou. Em frente à escola, situada no bairro Desembargador Cleones Cunha, o prefeito inaugurou uma praça dotada até de equipamentos de lazer para crianças.

Depois de ganhar a escola de tempo integral, a população de Tuntum assistiu a um caso de civilidade política com a inauguração de uma ponte de concreto que liga o centro a vários bairros, e que foi batizada “Ponte Hélio Araújo”, uma elogiada homenagem ao líder político e ex-prefeito Hélio Araújo, durante anos adversário duro de Tema Cunha, mas hoje pai do vice-prefeito Ricardo Araújo. Todos aprovaram a iniciativa.

A inauguração da Escola Digna Raimundo Ferreira, no povoado distante chamado Placa Violão, foi um ato marcado pela emoção. A professora Luzia, uma sertaneja que enxerga na educação a base de tudo, e os alunos Adriele e Josias agradeceram a nova escola – que substituiu uma tapera – em versos simples e comoventes. Flávio Dino e Tema Cunha foram visivelmente tocados pelo que ouviram. O governador homenageou a  professora e reafirmou que vai deixar centenas de escolas como aquela em todo o Maranhão, por entender que a educação é a alavanca mais importante da mudança. “Pela educação nós vamos transformar o Maranhão e o Brasil”, disse. Dali, a comitiva liderada pelo prefeito Tema Cunha seguiu para o povoado Cigana, onde o governador Flávio Dino inaugurou sistemas de abastecimento e outras benfeitorias.

Os tuntuense curtiram muito a festa de aniversário da sua cidade, festejando o que pareceu ser a concretização do slogan “Tempo de novas conquistas”.  Os visitantes, por sua vez, partiram vivamente impressionados com o que viram na cidade e puderam entender melhor porque Tema Cunha a comanda pela quinta vez e preside da Famem pela terceira.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Bons resultados são fruto de boa gestão e parcerias políticas bem definidas e produtivas

Tema Cunha, Humberto Coutinho e Flávio Dino: parceria sólida e produtiva
Tema Cunha, Humberto Coutinho e Flávio Dino: aliança sólida e produtiva

A excelência administrativa estabelecida em Tuntum nas gestões de Cleomar Tema Cunha é, em primeiro lugar, fruto da sua obstinação para tornar a cidade um lugar onde a população possa usufruir das melhores condições possíveis. É também fruto de parcerias políticas bem ajustas, construídas numa espécie de “toma lá, dá cá” do bem, por meio das quais os agentes políticos das três esferas que recebem os votos da maioria dos tuntuense assumem o compromisso de retornar com benefícios para a coletividade. Tema Cunha mantém relação política sólida com o governador Flávio Dino, que o tem como aliado de primeira linha, já que recebeu esmagadora maioria de votos dos tuntuenses em 2006 para deputado federal e em 2014 para governador. É pessoal e politicamente irmanado com o deputado Humberto Coutinho, uma relação costurada desde 1990, quando o presidente da Assembleia Legislativa se elegeu deputado estadual pela primeira vez com boa votação recebida em Tuntum por intermédio do aliado. Caxiense, Humberto Coutinho já tem Tuntum como sua segunda casa. Tema Cunha construiu e mantém sólida e afinara relação política com o deputado e ex-governador e deputado federal José Reinaldo Tavares. A condição maior para o fortalecimento dessas relações são os benefícios que cada um pode viabilizar para Tuntum. E tudo o que é conseguido o prefeito faz questão de informar à população quem viabilizou, seja por convênios ou por emendas parlamentares. A correção de Tema Cunha nesse aspecto é tamanha que ele batizou uma das jóias da sua gestão, o Centro de Imagens com uma dezena de especialidades – entre elas tomografia computadorizada, mamografia e ultrassonografia, por exemplo -, e deu-lhe o nome de Antonio Joaquim Araújo, médico e ex-prefeito de Codó já falecido, e que conseguiu os recursos para construir o Centro por meio de emenda parlamentar quando foi deputado federal. “Não posso trair a memória de um benfeitor de Tuntum”, justificou. Nesse sentido, o governador Flávio Dino, o deputado Humberto Coutinho e o deputado José Reinaldo formam a linha de frente dos seus aliados de proa. Esse pragmatismo bem planejado é a base do bom desempenho político Tema Cunha.

 

Em Tuntum, Flávio Dino mostrou-se um político hábil, que sabe lidar com o povo e valorizar auxiliares e aliados

Flávio Dino mostra habilidade na relação com equipe e aliados
Flávio Dino prestigia Márcio Jerry em ato de inauguração de uma Escola Digna

Quem estiver planejando enfrentar o governador Flávio Dino nas urnas, que se prepare para valer, pois terá pela frente um candidato seguro e que aprendeu a se comunicar com as massas usando um discurso simples e direto, mas recheado de informações fáceis de assimilar. O governador mostrou toda sua força terça-feira em Tuntum. Ali, foi aplaudido por onde passou, foi abraçado com entusiasmo, parou centenas de vezes para posar para fotos, abraçou admiradores e beijou criancinha. Nos seus pronunciamentos, dividiu o mérito das suas conquistas com aliados e auxiliares, fazendo questão de apresentá-los e destacar-lhes as virtudes como cidadãos e gestores públicos. Em relação ao aliado e anfitrião Tema Cunha, destacou o seu trabalho como prefeito, sua capacidade de articulação como presidente da Famem e a sua correção como aliado político. Quando falou do aliado Humberto Coutinho, destacou-lhe a grandeza política e a correção pessoal, fazendo ainda questão de homenageá-lo. Ao referir-se aos auxiliares os destacou como grandes gestores, como fez em relação aos secretários Márcio Jerry (Comunicação e Articulação Política), Felipe Camarão (Educação), Clayton Noleto (Infraestrutura), Jefferson Portela (Segurança), Diego Galdino (Cultura) e o vice-governador Carlos Brandão, como se eles estivessem a caminho das urnas. Cuidadoso, não extrapolou os limites da ética política, enchendo mais a bola os aliados do que murchando a dos seus adversários.  Deu seguidas demonstrações de que está absolutamente seguro do que faz como gestor e dos passos que está dando como líder de um movimento político bem mais amplo do que do que o rame-rame e que nesse contexto o secretário Marco Jerry é peça de fundamental importância. Esse conjunto de fatores, associado ao desempenho do seu Governo, faz do governador um candidato muito difícil de ser batido nas urnas.

São Luís, 13 de Setembro de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *