Escutec aponta queda de Eliziane Gama e subida de Edivaldo Jr. na corrida às urnas

 

edivaldoeliziane
Edivaldo Jr. já é ameaça concreta para  Eliziane Gama

O prefeito Edivaldo Jr. saiu do purgatório administrativo e rompeu a inércia política em que se encontrava antes de deixar a barca furada do PTC e ingressar na ainda azeitada máquina do PDT. Os movimentos do prefeito estão traduzidos nos números da pesquisa do Escutec, divulgados domingo e ontem pelo jornal O Estado do Maranhão. Os percentuais informam que o prefeito melhorou bem sua avaliação administrativa. E indicam que na corrida eleitoral para 2016 a liderança ainda está com a deputada federal Eliziane Gama (PPS), mas também que Edivaldo Jr. deu um salto expressivo, ocupando o segundo lugar nas preferências do eleitorado – e com o diferencial de que enquanto ele subiu bem, ela caiu acentuadamente. As conclusões da Coluna se baseiam na comparação dos números de agora com os encontrados pelo Escutec em maio.

Na pesquisa de maio, a ação administrativa do prefeito foi aprovada por módicos 28,6% e desaprovada por estratosféricos 69,3%. Já na pesquisa de agora, sua aprovação subiu para 48,8% e a desaprovação desabou para 50,7%. Um exame atento dos percentuais mostra que sua aprovação aumentou 20% em quatro meses, tendo sua desaprovação caído na mesma proporção, sugerindo que a mudança de avaliação é consistente e indica  que a máquina administrativa da Capital está em movimento.

Na corrida eleitoral, o cenário também mudou expressivamente de maio para setembro. Em maio, num contexto que incluía a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), Eliziane Gama apareceu com 33,5%, seguida de Roseana com 15%, e de Edivaldo Jr. com 13,8%. A pesquisa de setembro aponta forte mudança: Eliziane tem 28,7%, enquanto Edivaldo Jr. aparece com 20,6, seguido do deputado federal João Castelo (PSDB) com 16,5% e, bem mais atrás, do senador Roberto Rocha (PSB) com 9,2%, de Rose Sales (sem partido) com 6,7%, Ricardo Murad (PMDB) com 4,6%, Saulo Arcangeli (PSTU) com 1,4% e Antônio Pedrosa (PSOL) com 1%. O  prefeito avançou da terceira para a segunda posição.

Em outro cenário da pesquisa de maio, Eliziane Gama liderava com 42,8%, tendo Edivaldo Jr. aparecido em segundo com 13,3%. Agora, Eliziane ainda lidera com 30,1%, mas seguida de Edivaldo Jr., que reagiu e aparece com 23,5%, seguido de Neto Evangelista com 8,2%, Bira do Pindaré com 8,1%, Rose Sales com 7,4%, Ricardo Murad com 5%, Saulo Arcangeli com 1,9% e Antônio Pedrosa com 1,5%.

O Escutec também quis saber como o eleitorado de São Luís se posicionará num eventual 2º turno. Na pesquisa de maio, Eliziane Gama venceria Edivaldo Jr. com 57,9% contra 17,2%. Agora, a deputada teria 47,7% – 10 pontos percentuais a menos – enquanto que o prefeito sairia das urnas com 26,3% – 9,5 pontos percentuais a mais. Ou seja, um sinal claro de reviravolta na mesma escala.

A conclusão isenta da leitura dos números do Escutec – que ouviu 807 eleitores nos dias 10 e 11 – mostra que a deputada federal Eliziane Gama está em queda, enquanto o prefeito Edivaldo Jr. alcançou o patamar das duas dezenas, crescendo na mesma proporção em que a líder na pesquisa encolhe. O cenário mostra que a imagem de administrador do prefeito de São Luís ganha nitidez na mesma medida que sua feição política se fortalece, pavimentando o caminho para a pretendida reeleição. Já a deputada Eliziane Gama vive um processo diferente: se estabiliza como parlamentar, com desempenho louvável na Câmara Federal, aonde vem se destacando no campo da oposição, mas perde espaço como pré-candidata á prefeitura de São Luís.

 

PONTOS & CONTRAPONTOS

Castelo se mantém em 3º

castelo 2O deputado federal e ex-prefeito João Castelo (PSDB) mantém sua fatia de apoio no eleitorado de São Luís. Segundo a pesquisa Escutec, no cenário em que foi incluído ele aparece com 16,5% das intenções de voto. Esse percentual lhe dá cacife para entrar na briga, seja com o candidato, seja como apoiador de um dos candidatos que lideram a corrida. Castelo tem dito a amigos e a interlocutores que está disposto a encarar a disputa, mas enfrenta problemas dentro do seu partido, cujo presidente, o vice-governador Carlos Brandão, trabalha para levar os tucanos a apoiar a candidatura do prefeito Edivaldo Jr. à reeleição. Mas corre nos bastidores que o ex-prefeito teria obtido o apoio da direção nacional do partido, inclusive com aval para ele ser apoiado por uma grande aliança que inclua o PMDB.

 

Quem vai?

roberto rocha-vertUm dado interessante da pesquisa Escutec é a medição de força dos dois pré-candidatos do PSB ao Palácio de la Ravardière, o senador Roberto Rocha e o deputado estadual licenciado Bira do Pindaré, atual secretário de Estado de Tecnologia e Inovação. Em um cenário, Roberto Rocha aparece com 9,2%, e noutro, Bira do Pindaré alcançou 8,1%. Uma diferença de 1,1% favorável a Roberto Rocha, mas uma avaliação política mostra que os dois estão rigorosamente empatados.  A situação sugere que se o PSB for mesmo participar da corrida para a Prefeitura de São Luís terá de haver acordo ou disputa em convenção.

Situação incômoda

ricardo 8O ex-deputado estadual Ricardo Murad foi incluído nos dois cenários da pesquisa Escutec sobre a corrida para a Prefeitura de São Luís. Num deles, aparece com 4,6%; no outro, com 5%. Já nos dois cenários que mediram a rejeição, ele aparece com percentuais bem próximos: 15,9% e 12,1%, sendo o segundo mais rejeitado num cenário e o terceiro em outro. No item rejeição, Ricardo Murad só perde para o prefeito Edivaldo Jr, que em compensação cresce rapidamente na preferência do eleitorado. Isso significa que ele terá de reverter esse desconforto para poder pensar em entrar para valer na disputa.

 

São Luís, 14 de Setembro de 2015.

 

 

Um comentário sobre “Escutec aponta queda de Eliziane Gama e subida de Edivaldo Jr. na corrida às urnas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *