Edivaldo Jr. X Eduardo Braide: sabatinas, entrevistas, debates e a participação de emissoras de TV na corrida eleitoral

edibraide-4
Edivaldo Jr e seu vice, o professor e militante do PCdoB Júlio Pinheiro . em evento de rua e Eduardo Braide sendo entrevistado na TV Guará e a cadeira do prefeito vazia

 

A não ida, ontem, do prefeito Edivaldo Jr. (PDT) ao debate organizado pela TV Guará, que acabou cedendo parte do horário para uma entrevista com o candidato do PMN, Eduardo Braide, foi mais um episódio revelador do envolvimento nada ortodoxo dos meios de comunicação de massa pelos dois candidatos à Prefeitura de São Luís. E essa distorção está em parte relacionada ao posicionamento das próprias empresas de comunicação, que se esforçam para passar uma imagem de isenção, mas os fatos do dia a dia da campanha demonstram exatamente o contrário. Nesse contexto de episódios surpreendentes, o prefeito Edivaldo Jr. não se furta a participar de qualquer evento jornalístico – entrevista, sabatina, debate, etc. – na TV Difusora, mas não aceita qualquer convite da TV Guará, e faz questão de anunciar com antecedência quando o convite parte da TV Mirante. Eduardo Braide não recusa qualquer convite, mesmo da TV Difusora, onde via de regra é tratado com às vezes até com rispidez; não abre mão de participar dos eventos da TV Guará, e faz festa quando o debate, a sabatina ou a entrevista acontece na TV Mirante.

A perfeita harmonia do prefeito Edivaldo Jr. com a TV Difusora vem do fato de que a empresa, que representa o SBT no Maranhão e é detentora da segunda maior rede de afiliadas no estado, ainda pertence à família Lobão, mas está arrendada a um grupo liderado pelo deputado federal Weverton Rocha, que é hoje o homem forte do PDT no Maranhão. É Rocha quem dá as cartas hoje na lendária emissora maranhense, e para isso entregou ao experiente e competente jornalista Zeca Pinheiro, que comandou a Comunicação no Governo Jackson Lago, o comando do jornalismo, com carta branca para formar equipe e montar uma animada grade de espaços jornalísticos. Weverton Rocha, porém, fixou a linha editorial pró-Governo Flávio Dino (PCdoB), de quem é aliado de primeira linha, e pró-prefeito Edivaldo Jr., que é hoje uma das estrelas do seu partido.

A TV Difusora vem fazendo uma cobertura ampla da corrida eleitoral em São Luís, mas por mais que a equipe se esforce, não consegue esconder a predileção pelo prefeito Edivaldo Jr.. E nessa linha, foi decisiva na “desconstrução” do candidato do PP, Wellington do Curso, e na desidratação da candidata do PPS, Eliziane Gama. Quando a cúpula pedetista deu-se conta de que Eduardo Braide era a verdadeira ameaça ao projeto de reeleição do prefeito Edivaldo Jr., já era tarde demais. A pancadaria foi programada para o segundo turno. No entanto, por conta de alguns tropeços e escorregões na estratégia da emissora, o candidato do PMN vem usando seu espantoso equilíbrio emocional e sua inteligência política para se esquivar dos jebs verbais e disso tirar proveito.

Não há nenhuma evidência de que a TV Guará tenha se posicionado a favor da candidatura de Eduardo Braide, mas não há como negar que na emissora existe no ar um clima de antipatia pela candidatura de Edivaldo Jr.. Tanto que o prefeito não compareceu a nenhum evento na emissora comandada pelo empresário Roberto Albuquerque (Grupo Dalcar), a começar pelo debate realizado na penúltima semana do 1º turno. Na semana passada, o prefeito não compareceu a uma sabatina programada pela emissora, que fez questão de documentar a equipe aguardando e a cadeira destinada ao prefeito vazia, imagem reforçada por duras criticas ao prefeito. Ontem, mais uma vez Edivaldo Jr. esnobou convite da emissora não comparecendo ao debate programado para as 22 horas. Desta vez, o comando da TV Guará decidiu usar brecha legal e usou parte do tempo a uma entrevista com o candidato Eduardo Braide. Não ficou claro até agora o motivo desse mal-estar, embora diversas versões corram nos meios político e jornalístico.

Emissora mais influente de São Luís, que pertence aos Sarney, mas tem o jornalismo orientado pela Rede Globo, a TV Mirante vai sair incólume e por cima desse processo eleitoral, exatamente por não ter santificado ou satanizado nenhuma candidatura – pelo menos de maneira exposta e ostensiva. Daí porque todas as suas iniciativas – entrevistas, sabatinas e debates – aconteceram sem problemas, sem falta de candidatos, sem tensões nos estúdios nem acusação de manipulação ou distorção de fato u dado de pesquisa, o que coloca a emissora, de longe, como a que dispensou tratamento mais amplo e mais isento à campanha eleitoral. Não foi sem razão que o prefeito Edivaldo Jr. definiu o debate da TV global para o seu último e decisivo embate com Eduardo Braide, que também parece vibrar à espera desse encontro final.

 

PONTO & CONTRAPONTO

Especial

Governo premia pesquisadores na Semana de Ciência e Tecnologia

A Coluna abre espaço para registrar uma ação verdadeiramente especial  do Governo Flávio Dino. O texto que se segue foi produzido pela Secom:

dinopremiaciantistas
Flávio Dino entrega prêmio a jovem cientista do IFMA

Em reconhecimento ao trabalho de pesquisadores maranhenses que têm contribuído para o desenvolvimento social e econômico do Estado, o governador Flávio Dino premiou, na noite de quarta-feira (19), pesquisadores em diversas categorias e instituições com relevante serviço na área de ciência e tecnologia. A homenagem foi feita durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão, que acontece até este sábado (22) no Centro de Convenções de Imperatriz, onde a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti) montou a “Cidade da Ciência”.

Na cerimônia foram entregues troféus, medalhas e prêmios em dinheiro aos vencedores dos prêmios ‘Mais IDH’ (Medalha Eduardo Campos), Igualdade de Gênero (Medalha Maria Aragão) e a Medalha Renato Archer de Mérito Científico. Durante seu pronunciamento, o governador disse estar muito feliz e que as homenagens mostram um caminho de valorização de quem faz ciência e tecnologia no Maranhão.

“Nós entregamos aqui várias premiações simbólicas, algumas de incentivo financeiro à pesquisa para homenagear pesquisadores já consagrados, mas também olhando para os jovens pesquisadores que estão no ensino médio ou começando sua carreira acadêmica fazendo um mestrado, para mostrar a eles que o governo tem uma política de estimulo, incentivo e valorização”, destacou Flávio Dino. “Sem conhecimento não existe desenvolvimento. É isto que a Semana mostra, este é o principal legado da Semana de Ciência e Tecnologia em Imperatriz”, enfatizou o governador.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, destacou que este ano as premiações tiveram duas inovações que foram a criação do Prêmio Igualdade de Gênero e a Medalha Renato Archer de Mérito Científico e Social. “Isso significa reconhecer, de forma simbólica, a relevância de nossos pesquisadores e estudantes e a contribuição que eles têm no desenvolvimento da ciência e tecnologia, mas, sobretudo, os prêmios visam incentivar a continuidade da caminhada nessa longa estrada que é o conhecimento e o apreço que o governo tem a cada uma dessas pessoas que ajudam o Maranhão a se desenvolver”, observou o secretário.

Premiados  –  Receberam o Prêmio ‘Mais IDH’, que tem como foco trabalhos que contribuam para a melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano, Guillaume Xavier Rousseu, da Uema (categoria Professor Pesquisador); André Felipe Carvalho Pinheiro (categoria Estudante de Ensino Superior). Foram vencedores do Prêmio Igualdade de Gênero, uma iniciativa da Secti em parceria com a Secretaria da Mulher, a estudante Lina Cutrim da Silva (categoria Jovem Pesquisador) e Albérico Santos (categoria graduado especialista e estudante de mestrado). O prêmio é um reconhecimento da luta da mulher na sociedade contemporânea.

A Medalha Renato Archer de Mérito Científico Social foi concedida a pessoas físicas e jurídicas por significativos serviços prestados ao desenvolvimento e divulgação científica no Maranhão. Na premiação foram homenageadas três categorias: Pesquisador Colaborador Benemérito, que teve como ganhador o professor da Ufma Lívio Martins Costa Júnior; Pesquisador Produtividade, que premiou os pesquisadores Antônio Augusto da Silva, Auro Tanaka e Manoel Messias Júnior; e a categoria Instituição. Nesta última foram premiados a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a Fundação Sousândrade, a Sociedade de Astronomia do Maranhão, a Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos e a Faculdade de Educação Santa Terezinha (Fest).

A iniciativa do governo foi elogiada por autoridades e pelos homenageados. André Carvalho, que desenvolve o projeto “Detecção Automática do Glaucoma em Imagens de Fundo de Olho”; disse que essa valorização é um incentivo para pessoas que como ele que ainda estão entrando na área da pesquisa.

“Receber este prêmio é muito significante para os pesquisadores. Temos uma tarefa árdua e diária de estarmos no laboratório, escrever projetos e levar isso à comunidade. Então receber um reconhecimento do Governo do Estado por nosso esforço para o desenvolvimento humano e de desenvolvimento científico no Estado é muito importante para a gente”, disse o professor Lívio Martins.

O presidente da Sociedade de Astronomia do Maranhão, Wendel dos Santos Monteiro, destacou que o governador Flávio Dino foi quem deu prioridade à área cientifica, inclusive com o projeto “Luminar: Caravana da Ciência” com o intuito de popularização da ciência no Estado. “São ações importantes para o desenvolvimento dessa área”, pontuou.

Abertura – A abertura da semana contou com a presença do prefeito e vice-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira e Pastor Porto, respectivamente, de deputados estaduais, entre eles Bira do Pindaré e Marco Aurélio, de presidentes de instituições, professores, pesquisadores, reitores, pró-reitores, estudantes, secretários de estado, do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológica do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, e do vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Guilherme Maia Rocha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “Edivaldo Jr. X Eduardo Braide: sabatinas, entrevistas, debates e a participação de emissoras de TV na corrida eleitoral

  1. É com satisfação que acompanho o Repórter Tempo. Os ‘posts’ são como crônicas sobre a verdadeira selva que é a políca no Maranhão. Bom saber que existe ponderação na blogosfera. Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *