Edivaldo Jr. conseguiu tirar a Educação municipal de uma situação caótica e a coloca numa posição avançada

 

Edivaldo Jr. e Moacir Feitosa entregam notebook a diretor de escola
Edivaldo Jr. e Moacir Feitosa entregam notebook a diretor de escola em ato ontem

 

Quando assumiu o comando da Prefeitura de São Luís, em janeiro de 2013, o prefeito Edivaldo Jr. (então no PTC), deparou-se com um quadro dramático, em meio ao qual vários segmentos encontravam-se ameaçados pelo caos, sendo que um deles, a Rede Municipal de Ensino, achava-se em situação de colapso. Naquele momento, quando o normal seria reabrir as 296 unidades escolares da Capital para iniciar o período letivo, o novo prefeito teve de fechá-las, pois a maioria não tinha a mínima condição de receber sua clientela com alguma dignidade. Sob o impacto devastador da realidade inacreditável que lhe foi entregue, o prefeito Edivaldo Jr. assumiu o ônus de tal herança e decidiu virar o jogo. Ontem, passados cinco anos, durante os quais enfrentou cobrança, muitas agressivas, que lhe roubaram noites de sono, o prefeito de São Luís deu um passo definitivo para mostrar que o jogo foi virado e que o Sistema de Ensino da Capital vive um processo efetivo e arrojado de transformação. Isso foi demonstrado no Palácio de la Ravardière, em ato ao mesmo tempo marcado pelo realismo e pelo simbolismo, no qual o Edivaldo Jr. (agora no PDT) entregou 300 notebooks e 200 impressoras para 100 escolas do Município, todas reformadas, climatizadas e com um quadro funcional bem preparado e bem pago. Com isso, nasceu a nova Rede Municipal de Administração e Controle Escolar.

O realismo do ato está no fato de que a Rede Municipal de Ensino foi afastada do caos e hoje funciona plenamente, e o simbolismo se mostra na evidência de que os equipamentos entregues ontem a diretores das escolas representam um passo à frente no processo de modernização. Em pouco tempo, tidas as escolas do Sistema Municipal estarão equipadas com esses instrumentos de informática, devendo formar uma rede online para armazenar informações sobre o perfil e o desempenho escolar de cada estudante. De acordo com o que revelou o prefeito Edivaldo Jr. e o secretário municipal de Educação, professor Moacir Feitosa, essa rede on line será interligada por um sistema de cabo de fibra ótica, que garantirá um armazenamento e um tráfego mais seguros e mais rápidos das informações. E para operar a Rede e o monitorar o sistema, a Semed capacitou 471 pessoas, sendo 217 gestores e 254 servidores dos setores administrativos.

Com a tranquilidade e a segurança de quem enfrentou barra pesada para colocar o Sistema de pé – falta de recursos, cobranças e até problemas causados por insatisfações dos servidores da érea -, o prefeito Edivaldo Jr. destacou a implantação do novo sistema como um avanço para a melhorar e agilizar o processo pedagógico, resultando, consequentemente, na qualidade do ensino em toda a rede. “Vivemos mais um momento muito positivo na área da Educação em nosso município. A entrega desses equipamentos é mais uma etapa na implantação do Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar, que faz parte da completa modernização e reestruturação da rede de ensino de São Luís. Essa ação integra outros importantes investimentos que estamos fazendo na educação, como a reforma de escolas, climatização das salas de aula, realização de concurso púbico e pagamento de piso salarial acima do nacional aos professores, ampliação da oferta de formação continuada aos educadores, entre outros. Oferecer educação de qualidade é, sem dúvida, uma das prioridades da nossa gestão”, assinalou o prefeito Edivaldo Jr..

As informações do prefeito foram complementadas pelo secretário municipal de Educação, professor Moacir Feitosa. Ele afirmou que o novo sistema de gestão da rede escolar vai melhorar o trabalho pedagógico nas escolas, facilitando o processo burocrático de gestão escolar, mas com a finalidade principal de fazer com que a modernização do sistema reflita positivamente na aprendizagem dos alunos.

– O sistema de gestão é mais uma ferramenta importante implantada dentro do programa ‘Educar Mais’, que integra a macropolítica desenvolvida pelo prefeito Edivaldo Jr.. Um dos pilares desse programa é o da Modernização da Gestão. O secretário explicou que o novo sistema vai garantir o acompanhamento dos processos de matrícula, boletim e frequência de forma online. Será possível, ainda, ter todas as informações dos estudantes da rede, realizar emissão de relatórios da vida escolar dos estudantes, planejar a gestão de vagas, para se obter a previsão de matrículas anuais na rede; garantir a matrícula online em todas as escolas; obter resultados de avaliações, ter dados de frequência escolar dos alunos. O sistema possibilita ainda ter acesso a registros e alocação de professores e servidores de uma unidade para outra; fazer migração de dados para o sistema educativo; ter controle de serviços especiais executados na rede de ensino; promover a modernização do sistema de lotação no Recursos Humanos; entre outros processos.

É o que se pode chamar de mudança com qualidade.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Flávio Dino define estratégia para proteger Eliziane Gama contra ataques de adversários

Flávio Dino mnta esquema para proteger Eliziane Gama contra ataques de adversários
Flávio Dino mpnta esquema para proteger candidata Eliziane Gama contra ataques 

O comando da aliança partidária liderada pelo governador Flávio Dino (PCdoB) decidiu montar um forte esquema de proteção à deputada federal Eliziane Gama, para impedir que as investidas da Oposição e de adversários de dentro do próprio grupo prejudiquem sua candidatura ao Senado.  A iniciativa nesse sentido partiu do próprio governador Flávio Dino, que diante dos petardos disparados contra a parlamentar por parte de graúdos do PT, vem usando a estratégia de destacar a presença dela nos eventos da aliança. Eliziane Gama não acusou o golpe, mas aliados dela dizem que dentro do grupo de apoio sua candidatura está mais consolidada do que nunca, não havendo, segundo eles, qualquer possibilidade de uma reviravolta. Um dos partidários dessa estratégia de defesa de Eliziane Gama é o próprio deputado federal Weverton Rocha (PDT), seu parceiro na chapa liderada pelo governador Flávio Dino.

 

Tucanos montam esquema para manter equilíbrio entre Alexandre Almeida e José Reinaldo

Alexandre Almeisa (sentado ao centro) terá o mesmo espaço de José Reinaldo (falando)
Alexandre Almeida (sentado ao centro) terá o mesmo espaço de José Reinaldo 

Na mesma linha de ação os tucanos resolveram investir na candidatura do deputado Alexandre Almeida (PSDB) para o Senado. Os eventos que marcaram a passagem do presidenciável tucano por São Luís mostram que o ex-governador José Reinaldo foi mais exposto e ganhou mais espaço. Na avaliação dos tucanos e seus aliados, o parlamentar de Timon não pode ser colocado em segundo plano. A começar pelo fato de que ele entrou n PSDB a partir de um convite feito pela cúpula do partido, que enxerga nele uma liderança promissora. O parlamentar timonense aceitou deixa a briga pela reeleição para a Assembleia Legislativa certo de que teria as mesmas condições dadas ao ex-governador José Reinaldo, que também concordou com esse critério. Os entendimentos mantidos até agora têm feito com que Alexandre Almeida e José Reinaldo se movimentem como aliados e não como adversários dentro do partido.

São Luís, 08 de Maio de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *