Chico Carvalho articula movimento para manter Astro de Ogum na presidência da Câmara Municipal

 

Chico Carvalho articula movimento para manter Astro de Ogum na presidência contra postulação de Osmar Filho
Chico Carvalho articula movimento para manter Astro de Ogum na presidência contra postulação de Osmar Filho

Enquanto as grandes forças políticas do Maranhão se movimentam para as eleições gerais de Outubro, definindo composições partidárias para eleger deputados estaduais, deputados federais, senadores, governador e presidente da República, a Câmara Municipal de São Luís, aparentemente alheia a essa realidade, tem seus bastidores agitados por um processo eleitoral paralelo, que visa antecipar a eleição da sua Mesa Diretora e, pelo que sussurram nos seus gabinetes e corredores, garantir mais um mandato de presidente ao vereador Astro de Ogum (PMN). A deflagração do processo tem um motivo claro, que vem ganhando músculos: o vereador Osmar Filho (PDT), 1º vice-presidente, que não esconde o projeto de comandar a Casa a partir de fevereiro do ano que vem.

Ainda subterrânea no Palácio Pedro Neiva de Santana, a agitação pró-Astro de Ogum tem como articulador-mor o vereador Chico Carvalho (PSL), uma raposa tarimbada, que sabe tudo sobre o tabuleiro político de São Luís, onde as peças são movidas num jogo de artimanhas. Chico Carvalho, que está no sétimo mandato, já foi presidente da Casa por dois períodos, teria chegado à conclusão de que a reeleição de Astro de Ogum “é o melhor para Casa”. Teria o apoio de 16 dos 31 vereadores, podendo engordar ou emagrecer esse grupo, dependendo do que vier por aí. O dado mais surpreendente é que a articulação de Chico Carvalho estaria sendo respaldado pelo vereador Honorato Fernandes (PT).

Ao mesmo tempo, corre nos bastidores do Legislativo Municipal que o movimento pró-Astro de Ogum articulado por Chico Carvalho tem por objetivo central impedir a ascensão do vereador Osmar Filho (PDT), atual vice-presidente, que está se movimentando para disputar a presidência, credenciado pela boa votação que obteve em 2016 e por representar a nova geração. Osmar Filho estaria ganhando espaço expressivo principalmente junto a vereadores jovens, que não são hostis ao presidente Astro de Ogum, mas gostariam de ver a Câmara Municipal sob uma noiva orientação administrativa e política.

Esse sentimento por mudança no Legislativo de São Luís tem uma explicação. A Casa vem há uma década sendo dominada pela dupla Isaías Pereirinha (PSL)-Astro de Ogum. O primeiro foi presidente por dois mandatos na legislatura passada, mas no último ano da sua gestão foi obrigado a afastar-se devido a problemas de saúde, numa situação que se agravou também pela forte denúncia do “Caso Bradesco”. Então 1º vice-presidente da Mesa, Astro de Ogum assumiu a presidência em 2015, dominando, com muita habilidade, os poderes de presidente, instalou e consolidou seu poder da Casa. Tanto que reeleito vereador em 2016, se manteve na presidência numa grande articulação feita antes da posse em fevereiro de 2017.

Usando com eficiência os instrumentos de poder ao alcance da presidência, Astro de Ogum vem jogando em tidas as frentes para fortalecer sua posição e permanecer no comando da Casa. A iniciativa do vereador Chico Carvalho não é uma iniciativa isolada sua, motivada pelo reconhecimento de que “a Casa está em boas mãos”. Chico Carvalho é hábil o suficiente para montar uma estratégia que o leve à presidência da Casa se o projeto de reeleição fracassar. O problema é que, em qualquer situação, o adversário a ser batido será o vereador Osmar Filho, que tem base retaguarda partidária forte e contaria com o aval poderoso do Palácio de la Ravardière.

É no mínimo curioso que uma casa legislativa centenária como a Câmara Municipal de São Luís, onde já foram registrados episódios de composta por 31 vereadores, grande parte deles recém-chegada à vida pública, esteja sob o domínio de algumas raposas, que jogam, dão as cartas e levam a melhor nas relações com o Palácio de la Ravardière. Nesse contexto, a movimentação do vereador Osmar Filho poderá oxigenar o contexto político na Câmara Municipal de São Luís.

 

PONTO & CONTRAPONTO

Weverton Rocha assume liderança da Minoria na Câmara e turbina sua corrida ao Senado

Weverton Rocha: trajetória mais enriquecida com a liderança na Minoria na Câmara Federal
Weverton Rocha: trajetória agora muito mais enriquecida com a liderança na Minoria na Câmara Federal

Ao assumir, ontem, a liderança da Minoria na Câmara Federal, o deputado federal Weverton (PDT) tornou-se a principal voz da Oposição na Câmara Baixa e consolidou de vez uma trajetória parlamentar que o mais bem sucedido integrante da bancada maranhense nesta legislatura. Antes, o deputado liderou por dois anos a bancada do PDT, tendo também protagonizado alguns dos movimentos de maior repercussão na Casa. Assim, ele é o grande estaque de um grupo de deputados maranhenses que nos últimos temos têm se sobressaído no cenário político de Brasília. E impulsiona fortemente a sua corrida em direção ao Senado.

A exemplo do que aconteceu quando foi escolhido líder da bancada do PDT, há dois anos, Weverton Rocha foi eleito líder da Minoria pela unanimidade dos líderes das representações partidárias que fazem Oposição ao Governo do presidente Michel Temer (MDB). E com um dado a mais a seu favor: exerceu a liderança do PDT com tenacidade, defendendo as posições do seu partido com vigor e atuação forte, sendo presença destacada nos debates que marcaram a vida da Câmara Federal nos últimos dois anos.

Os registros da Câmara Federal informam que o deputado Weverton Rocha é o primeiro parlamentar maranhense a assumir esse posto na estrutura do plenário. Esse registro reforça ainda mais a importância da conquista, à medida que o coloca definitivamente ao lado de outros que nesta legislatura, como o deputado Waldir Maranhão (PTdoB), que foi eleito 1º vice-presidente da Câmara Federal e chegou por alguns meses, exatamente no período em que ali corria o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). E o deputado André Fufuca (PP), que é o atual 1º vice-presidente e já assumiu a presidência da Casa por várias vezes.

Não é sem razão que se diz orgulhoso de assumir o posto: “Tenho agora, a grata surpresa de receber esta importante tarefa, que é liderar a Minoria na Câmara Federal”. Certo, a começar pelo fato de que essa ascensão acontece exatamente num momento particularmente delicado e tenso da vida do País em que as decisões do Congresso Nacional serão decisivas para o futuro do Brasil. Além claro, de ser um ano eleitoral. Weverton Rocha sucede ao deputado cearense José Guimarães (PT).

 

Eliziane Gama vai à Famem e discute demandas municipais com Cleomar Tema

Cleomar Tema e Eliziane Gama conversaram sobre quadro político e demandas municipais
Cleomar Tema e Eliziane Gama conversaram sobre  política e demandas municipais

Depois de se reunir com parlamentares, nomes de destaque na com unidade evangélica, militantes comunitários e líderes sindicais, a deputada federal Eliziane Gama deu ontem um passo ousado na sua articulação para consolidar seu projeto de ocupar a segunda vaga de candidato ao Senado na chapa do governador Flávio Dino (PCdoB). Ela bateu as portas da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), onde foi recebida pelo presidente da entidade municipalista e prefeito de Tuntum Cleomar Tema.

Foi uma conversa amistosa e aberta, na qual a aspirante a senadora expôs o seu projeto político e eleitoral e trocou impressões com o líder municipalista sobre as principais demandas dos municípios. As informações que recebeu servirão de base para o programa que defenderá durante a campanha seu programa de campanha.

Mesmo publicamente posicionado a favor do projeto de candidatura do ex-governador e deputado federal José Reinaldo Tavares (sem partido), o presidente Cleomar Tema conversou abertamente com a deputada Eliziane Gama. Na presença do vereador Pavão Filho (PDT), que a acompanhou, e de prefeitos que se encontravam na entidade, Cleomar Tema e Eliziane Gama trocaram impressões sobre o quadro do momento e discutiram os problemas enfrentados pelos municípios. Além disso, desejou-lhe êxito no seu projeto de chegar ao Senado.

São Luís, 14 de Março de 2018.

Um comentário sobre “Chico Carvalho articula movimento para manter Astro de Ogum na presidência da Câmara Municipal

  1. A solução para esse impasse na câmara municipal de São Luís é a eleição do competentíssimo Chico Carvalho para a presidência da casa. Ele sabe como comandar esse processo e o interesse de todos. A renovação como falam sob o comando do Osmar ,não existe. Ele ainda é o filhinho do papai.Entenderam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *