Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB: “Governo bom não perde eleição. (…) Orleans será o governador mais jovem do Brasil”. Sebastião Madeira, presidente estadual do PSDB: “Apoiamos o Orleans para dar continuidade a esse Governo”. Orleans Brandão, pré-candidato do MDB ao Governo do Estado: “Aceito a missão de dar continuidade a esse trabalho”.
As três manifestações resumem integralmente o ato – um jantar na Cabana do Sol, quarta-feira – no qual as cúpulas nacional e estadual do PSDB anunciaram o apoio dos tucanos à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB), secretário de Assuntos Municipalistas e braço direito do governador Carlos Brandão (PSB), ao Governo do Estado. O partido, que quase foi extinto no estado, mas sobreviveu às eleições municipais capitaneado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, seu atual presidente, entra agora efetivamente na base do pré-candidato emedebista.
O PSDB não é um partido forte, com grande peso político e eleitoral, mas o seu posicionamento em favor do projeto de candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas produz ecos estridentes no tabuleiro da política estadual. São oito prefeitos, vários vices e algumas dezenas vereadores, que se mobilizarão para reforçar o lastro desse arrojado projeto político liderado pelo governador Carlos Brandão, que, em razão disso, decidiu permanecer no cargo até o final do seu mandato. E desde que tornou pública a sua posição, o governador recebeu o apoio do secretário Sebastião Madeira, que é um dos mais destacados membros da sua equipe política e um político forjado nas guerras eleitorais.
Com aval do PSDB, o projeto de candidatura de Orleans Brandão amplia o seu cacife político, à medida que já tem na base o seu próprio partido, o MDB, o PSB, que está em fase de transição, o PDT, que está sendo levado pelo senador Weverton Rocha, o Podemos, cujo presidente, deputado federal Fábio Macedo, já se manifestou nesse sentido, o PRD, que é comandado pelo deputado federal Marreca Filho e participa do Governo com o ex-deputado federal Júnior Marreca como secretário de Indústria, Comércio e Serviço, e o Republicanos, que chegou à base governista recentemente pelas mãos do seu presidente, o deputado federal Aluísio Mendes. Outros partidos estariam a caminho dessa aliança, como o PT, que já vem emitindo fortes sinais de que seguirá esse caminho.
Foi um ato político com força proporcional ao tamanho do PSDB no Maranhão. Na sua fala, o presidente nacional do tucanato disse que o apoio do partido a Orleans Brandão se deve ao fato de que o emedebista, se eleito, vai garantir “a continuidade desse Governo”. Sebastião Madeira, que desponta como nome forte para a Assembleia Legislativa, reforçou a avaliação de Marconi Perillo afirmando que o PSDB apoia o pré-candidato do MDB por conta dos resultados da gestão do governador Carlos Brandão, “que trabalha sem descanso”.
A importância política do ato está também no fato de que, além dos líderes tucanos e do próprio pré-candidato emedebista, ele foi marcado pela presença politicamente destacada da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, em nome do seu partido, o PSB e da aliança governista, e que mais uma vez atuou como representante do governador Carlos Brandão, que, como mandam as regras da política, não participou do evento, preservando o seu papel institucional. Iracema Vale avalizou o apoio tucano ao emedebista: “Orleans é humilde, trabalhador e perseverante. Esse grupo está unido para defender um governo que coloca o povo em primeiro lugar”.
Orleans Brandão foi direto ao receber o apoio do PSDB, afirmando que pretende dar continuidade ao Governo, que “tem obras em todos os 217 municípios”, defendendo o viés municipalista pregado pelo governador Carlos Brandão. O pré-candidato agradeceu o aval prevendo que “com o apoio de vocês seremos vitoriosos”, e resumindo o seu estado de ânimo como que assumindo um compromisso: “Aceito a missão”.
PONTO & CONTRAPONTO
Iracema manda recado duro a adversários: “ Não é na política o lugar de perseguidores”.
De longe o mais destacado nome da base governista mobilizada em torno da pré-candidatura do secretário Orleans Brandão (MDB), a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), tem sido cada vez mais enfática, não apenas na defesa do projeto sucessório posto em prática pelo governador Carlos Brandão (PSB), mas também no embate com os adversários, principalmente as principais vozes do grupo dinista no parlamento estadual.
No ato em que o PSDB declarou apoio ao secretário Orleans Brandão, Iracema Vale fez um discurso forte em apoio ao governador Carlos Brandão e sua gestão. Ela disparou duros petardos verbais na direção dos deputados dinistas que fazem críticas dura ao Governo e ao governador.
– Lugar de advogado é nos tribunais – declarou, para em seguida acrescentar: “Não é na política o lugar de perseguidor”. E completou afirmando que os tais “perseguidores boicotam o Governo de manhã, de tarde e de noite”.
O tom usado por Iracema Vale surpreendeu os presentes ao ato realizado pelo PSDB, e como ela não usou nomes, muitos chagaram à conclusão de que os alvos da metralha verbal foram os deputados estaduais Carlos Lula (PSB) e Rodrigo Lago (PCdoB).
A fala da presidente da Assembleia Legislativa foi vista como um claro indicador de que ela está determinada a enfrentar a oposição com manifestações verbais cada vez mais fortes.
Registro
Partiu ontem, aos 54 anos, o advogado, professor e militante político e social Mário Macieira
Profissional renomado, cidadão pleno e gente boa no sentido mais amplo, Mário Macieira foi membro destacado da “Geração 86”, forjada nas salas, praças e auditórios da Universidade Federal do Maranhão, e que produziu personalidades como o ex-governador, ex-senador Flávio Dino, atual ministro do Supremo Tribunal Federal, mostrada no denso registro jornalista e escritor Félix Alberto.
O advogado Mário Macieira conquistou renome com a sua intensa e bem-sucedida militância na advocacia, cujo prestígio ganhou forma no escritório que leva seu nome, voltado principalmente para a defesa dos direitos trabalhistas. Esse prestígio foi estendido ao Curso de Direito da UFMA, onde atuou como professor. E chegou ao cume ao exercer a presidência da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Maranhão.
Além dos bancos da UFMA e do Movimento Estudantil, a rica trajetória de Mário Macieira foi em parte traçada pela excepcionalidade política do seu ambiente familiar. De um lado o seu pai, o respeitado economista Roberto Macieira, irmão mais novo de Marly Sarney, cunhado, portanto, de José Sarney. Do outro lado, a mãe, a professora Simone Macieira, que foi vereadora de São Luís pelo PCdoB, filha da legendária médica e militante comunista Maria Aragão. Foi nesse ambiente que Mário Macieira se tornou um homem gentil, um intelectual sólido e um militante intenso, que foi ao longo da vida, interrompida precocemente.
Mário Macieira parte deixando filhos e um legado de trabalho e coerência.
São Luís, 01 de Agosto de 2025.


