“Mais uma vez estou representando o governador Carlos Brandão com muita honra e muita alegria, desta vez no município de Governador Nunes Freire. São obras realizadas em parceria com a prefeitura municipal, e que mostram o municipalismo que o governador Brandão tanto prega e pratica. União e trabalho é a mensagem que eu deixo aqui em nome do governador Carlos Brandão”.
Foi essa a linha discursiva do vice-governador Felipe Camarão (PT) em todos os eventos dos quais participou como governador em exercício do Maranhão durante a licença do governador Carlos Brandão (PSB). O vice-governador primou pela ética e pela correção política, chegando a minimizar a natureza institucional do cargo de vice-governador, à medida que se apresentou como “representante” do governador licenciado, o que não é o caso. Nos últimos dez dias, Felipe Camarão foi um governador entusiasmado com a obra do Governo, mas cuidadoso na observação das fronteiras que limitam eticamente os movimentos do substituto eventual no comando de uma máquina com dezenas de milhares de servidores, orçamento milionário e um cacife político difícil de mensurar.
Durante o período, Felipe Camarão exerceu plenamente o seu papel de governador em exercício, sem abrir mão de um só milímetro do seu espaço e das suas obrigações institucionais. Manteve a rotina de despachos com os secretários palacianos e com titulares de diversas pastas, incluindo os secretários da Saúde, da Segurança Pública e da Infraestrutura, por exemplo. Esteve na Secretaria de Educação, da qual é titular, “para bater o ponto”, realizando ali reunião com diretores e coordenadores para se informar detalhadamente acerca dos programas em andamento e das atividades cotidianas da gigantesca engrenagem do sistema estadual de educação, que reúne mais de 400 unidades escolares em todos os recantos do estado.
Politicamente, o governador em exercício Felipe Camarão foi correto. Não deixou que questões político-partidárias interferissem na rotina do Governo, conseguindo mostrar, com muita clareza, que a aliança PSB/PCdoB/PT é sólida e resiste bem aos fluídos desagregadores que são soprados na sua direção. Quando recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, na semana passada, manteve a linha se colocando como “representante” do governador Carlos Brandão. Poderia ser menos incisivo, pois afinal, vice-governador no exercício da governança, não importa por que período, não “representa” o governador titular, o substitui, com todos os poderes e todas as responsabilidades. Afinal, vice-governador, assim como vice-presidente e vice-prefeito, é eleito pelo voto direto para substituir o titular eventual ou definitivamente, com todas as prerrogativas do cargo, segundo a regra constitucional. E manteve o alinhamento mesmo diante dos questionamentos da imprensa a respeito da relação do ministro Flávio Dino e do governador Carlos Brandão.
A postura de Felipe Camarão como governador em exercício produziu uma série de informações politicamente importantes. A primeira é que ele garante ao governador Carlos Brandão a segurança de que o vice-governador é um aliado firme e confiável. Essa mesma mensagem chegou ao meio político como um aviso claro e direto aos adversários de que nesse Governo o vice-governador atua para agregar e não no sentido inverso. E mais, o vice-governador trabalha no sentido de consolidar a aliança partidária que funciona como o eixo central da estabilidade do Governo. E isso contribui fortemente para desencorajar especulações sobre supostos focos de tensão na relação do governador Carlos Brandão como ministro Flávio Dino.
O desempenho como secretário de Educação e como chefe de Governo em exercício garante ao vice-governador Felipe Camarão a estatura de um político eficiente e confiável, que tem noção clara e ampla do papel que lhe cabe na equação que vem mantendo a estabilidade política do Maranhão desde a eleição de 2014. As eleições municipais do ano que vem e as eleições gerais de 2026 mostrarão o resultado dessa aliança.
PONTO & CONTRAPONTO
Inclusão na lista dos aspirantes à presidência do Senado dá maior estatura a Eliziane
Não surpreendeu a inclusão da senadora Eliziane Gama (PSD) na relação se aspirantes à sucessão do presidente do Senado e do Congresso Nacional na eleição que ocorrerá fevereiro de 2015.
Com a saída da competente Simone Tebet (MDB), agora ministra do Planejamento, Eliziane Gama se cacifou como a mais destacada integrante da bancada feminina da Câmara Alta. Sua atuação como parlamentar atuante e legisladora experiente já vinha sendo destacada, ganhou dimensão durante a CPMI da Covid e se consolidou definitivamente quando foi escolhida relatora da CPMI dos Atos Golpistas.
Não custa lembrar que Eliziane Gama tem um lastro político respeitável: deputada estadual duas vezes, deputada federal entre os mais votados em 2010 e vem dando seguidas demonstrações de competência e experiência. Atualmente, ela é o quadro mais destacado e conhecido da bancada feminina.
Mesmo com o apoio da bancada feminina e de senadores politicamente mais esclarecidos, essa candidatura dificilmente ganhará corpo no Senado, uma instituição conservadora e machista. Mas o simples fato de ter sido lembrada dá à senadora Eliziane Gama uma estatura que a autoriza a pleitear a reeleição em 2026.
Por méritos políticos e parlamentares.
Iracema será embaixadora em evento para valorizar a mulher advogada
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), será embaixadora da II Conferência Estadual da Mulher Advogada, que acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto e reunirá referências nacionais nessa área. O convite foi feito oficialmente pela vice-presidente da OAB-MA, Tatiana Costa, uma das organizadoras do evento, que terá como foco central a defesa dos direitos das mulheres.
O evento terá como tema geral “O mercado jurídico contemporâneo – perspectivas e oportunidades na advocacia”, e é o resultado de um grande esforço da OAB-MA por meio das Comissões da Mulher e da Advogada, de Promoção da Igualdade Racial, e da Verdade da Escravidão Negra do Brasil. E será realizado com o apoio da Escola Superior da Advocacia e da Caixa de Assistência da Advocacia, no Espaço Residencial.
O receber e aceitar o convite, a presidente da Assembleia Legislativa comentou: “A programação contará com um time extraordinário de palestrantes vindas de todo o Brasil e que contribuem diariamente para concretizar os direitos das mulheres. Como primeira presidente mulher a estar à frente desta Casa Legislativa, estou muito honrada com o convite e por fazer parte desse momento”.
Tatiana Costa, vice-presidente da OAB-MA, confirmou a dimensão do evento: “Vamos discutir temas pertinentes e atuais, a exemplo do protocolo de julgamento com perspectiva de gênero, obrigatório para todo o Judiciário, que deve observar questões de gênero e raça em suas decisões”.
São Luís, 29 de Agosto de 2023.