Pesquisa Premier: Braide lidera e Paulo Victor passa Neto Evangelista e ameaça Edivaldo Jr.

Eduardo Braide lidera com folga e é seguido por Duarte Jr., Edivaldo Jr., Paulo Victor,
Neto Evangelista, Wellington do Curso, Yglésio Moises e Carlos Lula

O meio político ludovicense foi sacudido ontem pelos números de mais uma pesquisa que mediu as intenções do eleitorado em relação aos pré-candidatos à Prefeitura de São Luís no pleito que será realizado daqui a pouco mais de 13 meses. De acordo com o novo levantamento, se a eleição fosse agora, o prefeito Eduardo Braide (PSD) sairia das urnas com 29,4% dos votos, seguido do deputado federal Duarte Jr. (PSB) com 16,9%, o ex-prefeito Edivaldo Jr. (sem partido) com 12,8%, o vereador-presidente Paulo Victor (PSDB) com 9,8%, o deputado estadual Neto Evangelista (União) com 8,3%, o deputado estadual Wellington do Curso (PSC) com 7,1%, o deputado estadual Yglésio Moises (PSB) com 3,4%,  e o deputado estadual Carlos Lula (PSB) com 3,0%. Além disso, 5,3% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum deles e que podem anular seus votos, e 4,0% não quiseram ou não souberam responder.

A pesquisa foi realizada pela empresa Premier Pesquisas Ltda., com sede em São Luís, que entrevistou 892 eleitores entre os dias 20 e 23, e informou que a pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, e com intervalo de confiança de 95%.

 Além de confirmar a liderança folgada de Eduardo Braide na corrida à reeleição, e da confirmação de Duarte Jr. e de Edivaldo Jr. como seus adversários mais próximos e que se encontram quase que na condição de empate técnico, a pesquisa encontrou um dado diferenciado, que alterou radicalmente o cenário da briga entre os pré-candidatos que estão abaixo dos 10 pontos percentuais de intenção de voto. Numa arrancada surpreendente, que não estava prevista para agora, Paulo Victor aparece na quarta colocação, podendo, pela margem de erro, já ter alcançado o patamar dos 10 pontos percentuais, consolidando-se à frente de Neto Evangelista, Wellington do Curso, Yglésio Moises e Carlos Lula, e se tornando uma ameaça perigosa para Edivaldo Jr.. O pré-candidato tucano poderá turbinar sua candidatura se ganhar o apoio do PDT, conforme têm sinalizado algumas vozes do partido.

Essa pesquisa confirma duas informações básicas trazidas por outros levantamentos. A primeira é que o prefeito Eduardo Braide tem sua liderança consolidada até aqui na faixa dos 30 pontos percentuais, não havendo qualquer indicação de ameaça a essa posição. E a segunda informação é a de que a eleição para a Prefeitura de São Luís será decidida em dois turnos. Nesse desenho, há uma tendência nítida de que o adversário do prefeito Eduardo Braide no segundo será o deputado federal Duarte Jr.. Mas essa posição pode mudar se Edivaldo Jr. permanecer estacionado na casa dos 12%, e o vereador Paulo Victor confirmar os quase 10% que o credenciam para ser um dos que podem chegar ao segundo turno. Para tanto, terá de tirar do caminho o ex-prefeito Edivaldo Jr. e o próprio Duarte Jr., ambos ossos duros de roer.

É claro que não é possível ainda bater o prego e virar a ponta em relação a essa disputa. Faltam ainda quase 400 dias e muita água rolará nesse percurso temporário. O prefeito Eduardo Braide pode manter sua posição ou ampliar sua vantagem. Ao mesmo tempo, o quadro pode mudar se as forças lideradas pelo Palácio dos Leões entraram no campo para o tudo ou nada em torno do deputado Duarte Jr.. Nesse contexto, é difícil prever o futuro da pré-candidatura do ex-prefeito Edivaldo Jr., principalmente se ele decidir levar em frente ingressar no PV, partido que perdeu completamente a sua identidade no Maranhão. E no que diz respeito ao deputado Neto Evangelista, está na hora de ele reagir e mostrar enfaticamente que seu projeto é viável.

Vale aguardar o que dirão as próximas pesquisas.   

Em Tempo: a empresa Premier informa que entrevistou 892 eleitores entre os dias 20 e 23, e que a pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, e com intervalo de confiança de 95%.

PONTO & CONTRAPONTO

PT sinaliza que apoiará candidatura de Ana Paula Lobato em Pinheiro

Ana Paula Lobato deve ter o apoio do PT
na corrida pela Prefeitura de Pinheiro

Se depender das lideranças regionais e da cúpula nacional, o PT apoiará a candidatura da senadora Ana Paula Lobato (PSB) à Prefeitura de Pinheiro. De acordo com uma bem situada fonte petista, o partido não lançará candidato a prefeito na Princesa da Baixada, e não existe qualquer restrição ao projeto de candidatura da senadora socialista à sucessão do prefeito Luciano Genésio (PP).

De acordo com a mesma fonte, tanto o PT estadual quanto o nacional têm a senadora Ana Paula como aliada do Governo Lula da Silva (PT), não só dando o aval político, mas também votando de acordo com a orientação do partido governista.

A senadora Ana Paula Lobato conhece o caminho das pedras para chegar à Prefeitura de Pinheiro. Primeiro por que nasceu numa família politicamente influente na cidade, vivenciando as lutas políticas desde criança. Depois, já disputou eleição majoritária como candidata a vice, tendo sido eleita como companheira de chapa do atual prefeito.

O apoio do PT será um bom impulso na candidatura da senadora ao comando da Princesa da Baixada.

Família de agricultores são expulsas de área em ação violenta em Balsas

Júlio Mendonça

Mais um caso de violência por questões agrárias desembarcou ontem no plenário da Assembleia Legislativa: no último dia 23, oito famílias de agricultores da comunidade Bom Acerto, na zona rural de Balsas, foram violentamente expulsas das suas casas, que foram incendiadas, numa ação marcada pela brutalidade.

O caso foi denunciado pelo deputado Júlio Mendonça (PCdoB), que fez um relato do que aconteceu na comunidade Bom Acerto. Segundo o parlamentar, as oito famílias ocupavam uma área de 10 hectares, mas foram expulsas, com aval da Justiça, pelo proprietário, que tem oito mil hectares.

O deputado Júlio Mendonça classificou a violência como um “grave crime contra a vida e o patrimônio”. Na ação violenta, casas foram incendiadas, e as famílias, incluindo idosos e crianças, foram aterrorizadas e desabrigadas à força de uma terra que ocupavam há várias décadas.

No seu discurso, feito em tom de indignação, o deputado Júlio Mendonça informou que essa disputa envolve oito famílias que reivindicam, de uma área total de oito mil hectares, apenas 100 para viver com dignidade e trabalhar. Em 2020, em plena pandemia, uma ordem judicial obrigou as famílias a deixarem a área. Só que a Fetaema recorreu e conseguiu a suspensão da ordem, possibilitando o retorno das oito famílias, que agora foram novamente desalojadas, e de maneiras violenta.

 – Qualquer que seja a decisão, não se justifica a violência de queimar casas e os bens das famílias. Não podemos nos calar diante de tantas atrocidades. Com certeza, o governador Carlos Brandão, com sua sensibilidade, não compactuará com esse tipo de coisa. Não podemos permitir isso. Esta Casa não pode se omitir diante desses fatos. Por isso, estamos pedindo a ajuda dos órgãos competentes para garantir a vida dessas pessoas e o direito de viver com dignidade e trabalhar na sua terra- declarou o deputado Júlio Mendonça.

São Luís, 30 de agosto de 2023. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *