Não surpreenderam os números da pesquisa do instituto Conceito – Pesquisa de Opinião Pública sobre a corrida para o Governo do Estado e para o Senado em 2026, a 22 meses das eleições, na qual o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), aparece como favorito com 36,2% das intenções de voto, seguido do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Lahesio Bonfim (Novo) com 17,5%, o ex-senador Roberto Rocha com 15,3%, o vice-governador Felipe Camarão (PT) com 14,1% e a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB) com 2,2%. Somados, indecisos, brancos e nulos totalizaram 17,5%.
O levantamento foi realizado no período de 26 a 31 de dezembro e ouviu mil eleitores em 47 municípios das regiões metropolitana, norte, sul, leste, oeste e centro maranhenses, de acordo com o que foi publicado com exclusividade pelo bem informado blog do jornalista Gilberto Léda.
A liderança do prefeito Eduardo Braide tem várias explicações, sendo a mais plausível o fato de ele ter sido reeleito em turno único há três meses, mostrando uma força política e eleitoral robusta, principalmente na região metropolitana de São Luís, onde sua vitória eleitoral repercutiu fortemente. Depois, a grande força do prefeito de São Luís está na região metropolitana, região onde se concentram quase 1 milhão de eleitores. o que lhe dá uma vantagem excepcional em relação aos demais nomes incluídos na pesquisa. O seu adversário mais próximo, Lahesio Bonfim repete quase que integralmente a votação que recebeu em 2022, o que indica que não progrediu.
A posição do ex-senador Roberto Rocha não é muito estimulante para ele, uma vez que a maioria das intenções de voto que recebeu está concentrada na região sul, onde ele nasceu politicamente. E no que diz respeito ao vice-governador Felipe Camarão, os 14,5% a ele atribuídos decorrem principalmente do fato de que, devido à crise na base governista, no momento a sua candidatura é uma grande incógnita, mas com potencial de crescimento se for confirmada pelo grupo. A posição da deputada-presidente Iracema Vale é fruto tão somente do fato de que até o momento ela não deu qualquer indicação de que pretende ser candidata ao Palácio dos Leões. (O mais racional seria incluir o secretário Orleans Brandão {MDB}, muito citado nessa seara).
A pesquisa indica que, se a eleição para o Senado fosse agora, o senador Weverton Rocha (PDT) e o governador Carlos Brandão (PSB) seriam eleitos. Eliziane Gama e André Fufuca aparecem empatados, mas com a sombra de Hilton Gonçalo, cujo percentual surpreende. Num cenário sem o governador Carlos Brandão, Weverton Rocha se mantém na frente com vantagem ampliada, afastado de uma briga quase voto a voto entre Eliziane Gama, André Fufuca e Hilton Gonçalo pela segunda vaga.
Na seara senatorial, a posição mais confortável é a do governador Carlos Brandão, que aparece como favorito sem que até agora tenha dito uma palavra sobre ser candidato à Câmara Alta, e a do ministro André Fufuca, que aparece bem posicionado nos dois cenários, medindo força com a senadora Eliziane Gama, que já declarou ser candidata à reeleição. E nos dois cenários, o ex-prefeito de Santa Rita Hilton Gonçalo desponta com potencial expressivo. O ponto a ser colocado é que, se decidir ser candidato a senador, como parece estar se desenhando, o governador Carlos Brandão aparece como favorito a uma vaga.
O levantamento, que não trouxe o importante dado margem de erro, fundamental nessas avaliações, é uma prévia interessante a mais de 600 dias distante da hora da verdade em 2026. Até lá, muita, muita água vai rolar nesse leito que leva às urnas por conta dos muitos e arrojados movimentos que serão feitos no tabuleiro da política estadual.
PONTO & CONTRAPONTO
Roberto Costa vai liderar chapa única na eleição da Famem
Apenas uma chapa, liderada pelo prefeito de Bacabal, Roberto Rocha (MDB), foi registrada no prazo para a eleição da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), que será realizada na quarta-feira (15).
Roberto Costa terá como 1º vice o prefeito de Peritoró, Dr. Júnior (PP), que se movimentou para ser candidato a presidente, mas acabou convencido de que o melhor caminho seria integrar a chapa liderada pelo colega bacabalense. Essa composição se deu com a participação do governador Carlos Brandão (PSB) e da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), com o apoio do ministro André Fufuca (PP).
De acordo com o estatuto da Famem, a votação é presencial, o que poderá resultar na eleição por aclamação. De todo modo, o prefeito Roberto Costa será eleito com 50% mais um dos votos, mas pelo que mostraram as articulações, a eleição da sua chapa se dará por larga maioria.
Brandão vai manter foco na gestão e na articulação política
O governador Carlos Brandão (PSB) está determinado a manter seu foco em dois pontos. O primeiro é na sua gestão, que é sua grande prioridade, na qual vem fazendo ajustes com o objetivo de torná-la mais ampla e eficiente. Para tanto, tem definida uma intensa agenda de visitas e inspeção a obras em todo o estado.
Sua preocupação com a eficácia das ações do Governo, que está maduro aos dois anos, o levará a pelos menos uma centena de municípios ao longo desse ano, garantindo sua presença em todas as regiões do estado, a começar pela grande São Luís.
O outro é na política, decido que está de trabalhar duro para evitar rompimentos na sua base e liderá-la unida para as eleições de 2026. Esse é um trabalho de articulação, feito em audiências formais, conversas mais abertas, telefonemas e mensagens no zap. Nessa tarefa entram os integrantes do núcleo duro do Governo, como o chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, o secretário de Articulação Política Rubens Pereira e o secretário de Articulação com Municípios, Orleans Brandão.
São Luís, 11 de Janeiro de 2025.