Movimentos de pré-candidatos em busca de preparo deve elevar o nível da disputa em São Luís

 

Yglésio Moises, Duarte Júnior, Rubens Júnior e Neto Evangelista devem elevar o nível da disputa em São Luís

Uma série de movimentos indicam que a disputa pela Prefeitura de São Luís em 2020 será diferenciada e se dará lastreada por um nível de qualidade técnica bem mais elevado se comparado aos embates mais recentes. Um exemplo: neste exato momento, a Câmara Municipal discute o novo Plano Diretor da Cidade, um complexo urbano que abriga mais de 1,2 milhão de habitantes em mais 800 bairros, mais de 400 mil veículos e sérios problemas como déficit de moradias, e com uma joia especial, o Centro Histórico, que detém o status de Patrimônio Cultural da Humanidade. Outro exemplo: pré-candidatos a prefeito mergulham em diferentes fontes em busca de informações que possam ser transformadas em soluções para os enormes problemas que o futuro dirigente da Capital terá de enfrentar nas áreas de urbanismo, infraestrutura, moradia, mobilidade, educação, cultura, saúde, segurança, economia e assistência social. Há soluções em andamento, é verdade, mas elas ainda não mostraram eficiência plena nem indicaram com segurança que resolverão as distorções que afetam.

Os movimentos nessa direção estão sendo feitos principalmente pelos aspirantes a candidatos, o deputado estadual Yglésio Moises (PDT, mas busca de partido), o deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB, mas que pode disputar o cargo por outra legenda), o deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), o deputado federal Eduardo Braide (Podemos) e o deputado estadual Neto Evangelista (DEM). Eles têm procurado ampliar os seus níveis de informação sobre os problemas da cidade, e tentam definir soluções que deverão propor durante a campanha eleitoral. Esses pré-candidatos sabem que São Luís e seus problemas entraram num novo momento na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e pretendem preparar campanhas propositivas, além do confronto político, que promete ser duro.

O deputado Yglésio Moises, que deverá ser candidato pelo Solidariedade, por exemplo, saiu na frente. Quando ainda tentava ser candidato do PDT, seu primeiro passo foi visitar Curitiba (PR), governada pelo arquiteto, urbanista e ex-ministro do Turismo Rafael Grecca, continuador da revolucionária gestão do prefeito Jaime Lerner (PDT), que nos anos 80 transformou a capital paranaense numa referência mundial de modernidade urbana. Ali, Yglésio Moises conversou com o prefeito Rafael Grecca e foi recebido por um grupo de secretários, que lhe apresentaram informações detalhadas sobre programas e gestão. O pré-candidato já participou de vários congressos sobre cidades, e recentemente esteve em Teresina (PI), onde trocou informações com o prefeito Firmino Filho (PSDB). O virtual candidato do SD vai entrar na disputa preparado para discutir São Luís.

No final da semana, a imprensa deu conta da presença do deputado Duarte Júnior em Barcelona, capital da província espanhola da Catalunha – considerada uma das melhores cidades do planeta para se viver -, participando ali do Smart City Expo World Congress, um evento em que são apresentadas e discutidas soluções inteligentes para problemas de cidades de todos os continentes. Duarte Júnior participou recentemente de diversos eventos dessa natureza no Brasil, informando-se a respeito de experiências consolidadas em cidades do porte de São Luís, bem como conhecendo inovações apresentadas por arquitetos, urbanistas e especialistas em diversas áreas. O propósito do deputado é entrar na corrida preparado para o grande debate.

O deputado federal Rubens Júnior tem dedicado grande parte do seu tempo como secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano aos problemas de São Luís. Além dos grandes projetos do Governo do Estado para a Capital, o pré-candidato idealizou e lançou o programa “Nosso Centro”, um pacote de projetos em diversas áreas destinados a revitalizar o centro da cidade. Além disso, tem incursionado com frequência pelos bairros, onde se reúne com moradores e líderes comunitários para discutir os problemas. Um semestre depois de assumir o comando da Secid, Rubens Júnior tem hoje um mapeamento dos problemas da Capital.

O deputado Neto Evangelista traça sua estratégia com base no conhecimento que ele tem dos problemas de São Luís, que aprofundou como secretário municipal na gestão João Castelo como secretário de Desenvolvimento Social no primeiro Governo Flávio Dino, quando iniciou a grande expansão da rede de Restaurante Popular. Deve ampliar sua base de preparo vivenciando as melhorias realizadas em Salvador (BA) pela gestão do prefeito ACM Neto, presidente nacional do DEM e que é um dos apoiadores da sua candidatura à Prefeitura de São Luís, conforme as entusiasmadas declarações que deu quando quando veio a São Luís e lhe entregou o comando do partido na Capital e a vaga de candidato à sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Jr.. Neto Evangelista tem mostrado disposição para debater os problemas da Capital.

O fato é que, se o embate político permitir e a julgar pela movimentação os pré-candidatos mais ativos até aqui, a corrida pelo gabinete o principal do Palácio de la Ravardière deverá se dar em nível bem mais elevado do que as campanhas mais recentes.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Zé Inácio indica que PT pode lançar candidato próprio em São Luís

Zé Inácio defende candidatura do PT e topa ser o candidato

“Se depender de mim, o PT lança candidato próprio à Prefeitura de São Luís”. A declaração foi dada ontem pelo deputado estadual Zé Inácio, reafirmando tese por ele defendida há tempos e que agora ganhou força com o novo clima que se instalou nas fileiras do PT com a saída do ex-presidente Lula da Silva da prisão. O parlamentar acredita que essa é a tendência dominante no braço maranhense do PT, seguindo a linha da declaração do ex-presidente Lula em Salvador, onde avisou, categoricamente, que o PT “não será coadjuvante de ninguém”. Zé Inácio não esconde que ele próprio alimenta o projeto de representar o PT na corrida pela sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Jr. (PDT), que também é alimentado pelo deputado federal Zé Carlos. E pelo tom das suas palavras, não será surpresa se, logo após resolver sua guerra interna pelo poder –  que foi retardada por troca de acusações de fraude nas eleições internas do partido -, a direção partidária anunciar o lançamento de candidato próprio na Capital. Há, evidentemente, forças dentro do PT maranhense que defendem que o partido apoie o candidato que vier a ser lançado pela aliança partidária comandados pelo governador Flávio Dino. Mas a posição assumida pelo deputado Zé Inácio é um indicador claro que o PT pretende usar seus preciosos minutos no rádio e na TV para vender o seu próprio peixe.

 

Hilton Gonçalo vai mesmo coordenar a campanha de Eduardo Braide em São Luís

Hilton Gonçalo deve coordenar a campanha de Eduardo Braide

Corre nos bastidores da sucessão na Capital que o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, deverá mesmo assumir a coordenação geral da campanha do deputado federal Eduardo Braide à Prefeitura de São Luís, repetindo o roteiro de 2016, quando foi o principal apoiador do então candidato a prefeito da Capital. Mesmo com a carga de ser candidato à reeleição em Santa Rita e de comandar pessoalmente a campanha da mulher, Fernanda Gonçalo, à reeleição em Bacabeira, Hilton Gonçalo já teria assumido esse compromisso com Eduardo Braide. Fonte da Coluna com bom trânsito junto a Hilton Gonçalo informa que ele só vai coordenar a campanha de Eduardo Braide embalado pela   certeza de que está muito bem avaliado em Santa Rita e porque que não apareceu – pelo menos até agora – no cenário político santa-ritense um pré-candidato com cacife para ameaçá-lo nas urnas, o mesmo acontecendo com sua mulher em Bacabeira. Esse roteiro só será alterado se algum fato novo vier a ameaçar o seu favoritismo em Santa Rita, o que é improvável, segundo um conhecedor da cena política santa-ritense.

São Luís, 19 de Novembro de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *