Maura Jorge e Ricardo Murad fazem até agora campanhas sem rumo na corrida ao Palácio dos Leões

 

Maura Jorge e Ricardo Murad: candidatos inconcistentes a  governador
Maura Jorge e Ricardo Murad: candidatos sem consistência 

Uma curiosidade começa de fato a povoar os bastidores da política maranhense: para onde vai a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (Podemos). Será que ela está mesmo levando a sério o projeto de candidatura ao Governo do Estado?  Ou sua candidatura é uma estratégia para lhe abrir caminho e outras direções? Difícil de responder, já que ela continua intensificando suas incursões como aspirante ao Governo do Estado. A mesma curiosidade alveja o ex-deputado Ricardo Murad, até aqui candidato assumido a morar no Palácio dos Leões pelo PTN, seu atual partido. Ao contrário de Maura Jorge, que continua visitando municípios na condição de candidata ao Governo, sem dar até aqui nenhuma pista a respeito de onde pretende mesmo desembarcar, Ricardo Murad também alimenta o seu suposto projeto de candidatura sem sair a campo, discursando apenas para os dirigentes do seu partido e para aliados que não mostra.

Maura Jorge tem estrada, lastro e faro suficientes para saber que, mesmo não sendo necessariamente um erro, o seu anunciado projeto de candidatura ao Governo do Estado ainda não deslanchou de vez, e provavelmente não deslanchará. Com um currículo que inclui dois mandatos de deputado estadual, dois de prefeita de Lago da Pedra e a rica experiência de ter nascido em berço político, Maura Jorge é suficiente esclarecida para saber que, pelo menos no atual contexto politico do Maranhão, suas chances de chegar ao Palácio dos Leões são remotas, se não inexistentes. Ela poderá tentar um mandato na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal, ou ainda entrar numa chapa como candidata ao Senado, ou ainda cacifar-se para uma vaga de vice-governador. Nada, porém, desenha com clareza onde a ex-prefeita de Lago da Pedra vai chegar. A possibilidade mais recente é a de que, depois de se apresentar com o candidato do seu partido a presidente, senador Álvaro Dias (Podemos), ela venha a ser também ponta de lança do candidato presidencial Jair Bolsonaro (Avante).

O ex-deputado Ricardo Murad, por sua vez, também navega nesse mar da indefinição. Sempre retumbante nas suas iniciativas, o ex-todo poderoso e influente secretário de Saúde do Governo Roseana Sarney não tem dado qualquer demonstração de que sua candidatura é mesmo para valer, alimentando até aqui a suspeita de que o seu projeto governamental é um grande balão de ensaio. Mesmo considerando o seu elevado grau de imprevisibilidade, Ricardo Murad não conseguiu convencer ninguém de que é um candidato independente e vai confrontar seus adversários – aí incluída a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) – no mesmo nível. Há quem diga que ele se candidatou para “bater” no governador Flávio Dino, para deixar o caminho aberto para a candidata emedebista. E por mais que se resista à ideia de enxergar no ex-deputado os traços de uma artimanha, ele segue causem ando essa impressão Maranhão a fora.

É surpreendente que a ex-prefeita Maura Jorge, que nasceu de uma família que sempre respirou política na região central do Maranhão, esteja fazendo o papel secundário de abrir caminho para outros pontificarem. É igualmente espantoso que um político com a inteligência e a capacidade de ação do ex-deputado Ricardo Murad também possa estar fazendo o jogo de abertura de picada com o mesmo objetivo. Ambos poderiam estar focados na busca de mandatos possíveis, valorizando a corrida pelo voto. Mas, ao que tudo indica, suas candidaturas, marcadas pela inconsistência politica e partidária, serão mantidas até que a conveniência as tire da trilha que leva às urnas.

Qualquer que seja o projeto de Maura Jorge, ele poderá ganhar consistência se ela vier a se envolver de fato com uma candidatura presidencial forte, ainda que seja a do extremista de direita Jair Bolsonaro. Ricardo Murad poderá seguir em frente se o seu foco for a eleição da deputada Andrea Murad (MDB) para a Câmara Federal e a reeleição do deputado estadual Souza Neto (PROS).

 

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Ministério Público reinaugura hoje prédio que foi vexame e gerou crises na instituição

Um ato ao mesmo tempo solene e festivo marcará hoje a reinauguração do prédio que sediará a maioria das Promotorias de São Luís. Uma boa nova para o Ministério Público, que agora não terá de desembolsar milhões com aluguéis a cada ano. Além de instalar novo clima e ar de modernidade na instituição ministerial, a exemplo do que ocorre no prédio ao lado, que sedia a Procuradoria Geral de Justiça, a inauguração encerrará uma situação vexatória, que durante mais de uma década foi motivo de vergonha, denúncias e crises, que marcou o Ministério Público do Maranhão.

A nova sede das Promotorias de São Luís é uma estrutura predial com 4.370,62 metros quadrados de área construída e uma área quase equivalente arborizada, situado na Avenida Carlos Cunha, onde finalmente será funcionará a maioria das Promotorias de São Luís.

Inaugurado em 1997, depois de um longo período em obras – cerca de três anos -, o prédio em pouco tempo se tornou motivo de uma guerra interna na instituição, com acusações, contra-acusações, dossiês, ameaças e pugilato verbal entre procuradores. O motivo foi que em pouco tempo o prédio começou a desmanchar, apresentar rachaduras e, finalmente, tornado inabitável.

A obra consumiu alguns milhões de reais, mas a impressão que causou a todos foi a de que foram usados materiais de baixa qualidade, dando origem à suspeita de que poderia ter havido desvio de recursos. A guerra interna foi travada entre dois grupos, um liderado pelo procurado Raimundo Nonato Oliveira Filho, que comandou o Ministério Público em dois momentos, e outro pela procuradora Maria de Fátima Travassos. Os dois líderes passaram um bom tempo trocando acusações, mas algum tempo depois os ânimos foram serenados e as coisas voltaram a andar com o início da reforma, deixando no ar uma forte impressão de que ninguém respondeu a sério pelas deformações do prédio a ser hoje reinaugurado.

A reforma do complexo começou em 2008, há uma década, portanto. Nesse período, além dos gastos com as obras para tornar o prédio habitável, nesse período o contribuinte maranhense bancou milhões e milhões com aluguéis.

Em tempo: na estrutura a ser inauguração acontecerá às 18 horas foram realizadas obras de recuperação e proteção estrutural da construção, além da reforma geral do prédio e instalação de sistemas de climatização e aparelhamento tecnológico com sistemas de controle de acesso, sonorização interna e detecção de incêndios, entre outros. Nada disso constou na primeira inauguração.

 

Assis Ramos vai ajustar ações para turbinar Roseana Sarney em Imperatriz

Assis Ramos apoia Roseana Sarney: manifestação em recinto fechado
Assis Ramos apoia Roseana Sarney em Imperatriz

O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos (MDB), tem pela frente um desafio e tanto: usar o seu prestígio pessoal e os instrumentos políticos ao seu alcance para embalar a candidatura da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) na Princesa do Tocantins e quase uma dezena de municípios no seu entorno.  Seus interlocutores o têm orientado no sentido de que vá com calma e não coloque o carro na frente dos bois, para não correr o risco de administrar um desastre político e eleitoral. Cuidadoso com a preservação da própria imagem, cuja saúde conserva com dedicação extrema, Assis Ramos terá acesso direto a pesquisas que lhe dirão as informações que precisará para nortear as ações políticas por meio das quais espera turbinar a candidatura por meio da qual a ex-governadora espera retornar ao Palácio dos Leões. A incursão que Roseana Sarney fez a Imperatriz nesta semana serviu de base para que o prefeito ajuste sua programação para os próximos passos da campanha.

São Luís, 14 de Março de 2018.

Um comentário sobre “Maura Jorge e Ricardo Murad fazem até agora campanhas sem rumo na corrida ao Palácio dos Leões

  1. Interessante seu comentário sobre candidatura Maura Jorge. Entretanto, o seu círculo próximo jura que ela é candidata ao governo, pra valer…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *