Brandão e Dino: com Lula, o melhor dos mundos; com Bolsonaro, convivência complicada

Carlos Brandão e Flávio Dino terão relações positivas com Lula da Silva, de quem são aliados de primeira hora, e tensas com Jair Bolsonaro, de quem são adversários de primeiro plano

Um dos estados mais fortemente posicionados na disputa presidencial, o Maranhão, mesmo sem o peso de unidade federada rica, é visto com potencial para ganhar um papel politicamente relevante, tanto num governo liderado pelo ex-presidente Lula da Silva (PT), quanto numa eventual continuidade do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dois representam situações radicalmente antagônicas, cada uma com seus porta-vozes maranhenses no Congresso Nacional. No epicentro do cenário produzido por um governo lulista ou bolsonarista estarão duas figuras centrais, o governador reeleito Carlos Brandão (PSB), no campo executivo, e o futuro senador Flávio Dino (PSB), no campo legislativo. Se as urnas de domingo confirmarem a tendência pró-Lula da Silva, o governador e o senador atuarão alinhados na convivência com um governo aliado. Se a tendência não se confirmar e o presidente Jair Bolsonaro for reeleito, o cenário muda radicalmente para os dois, que terão de conviver com um governo hostil. Carlos Brandão e Flávio Dino estão plenamente cientes dessa realidade e se preparam para se ajustar a que vingar nas urnas.

A eleição de Lula da Silva abrirá as portas do Palácio do Planalto e dos ministérios ao governador Carlos Brandão, que será tratado com a distinção dos aliados de proa. Tal situação já foi conversada informalmente nos diferentes encontros do governador com o candidato do PT, tanto que o próprio Lula da Silva revelou, em fala pública, que recomendara a Carlos Brandão a definição de projetos importantes a serem levados a Brasília tão logo seu governo seja instalado, caso seja eleito. Um governo do petista tirará o Maranhão do isolamento imposto pelo Palácio do Planalto. O governador do Maranhão fará parte da base de apoio do presidente, ocupando o espaço conquistado pela aliança do PT com o PSB.

Se, por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro conseguir a reeleição, o governador Carlos Brandão terá dias difíceis pela frente. Não há qualquer sinal de que continuando no Palácio do Planalto o presidente Jair Bolsonaro mude sua posição em relação aos integrantes da aliança PT/PSB no Maranhão. A seu favor, o governador Carlos Brandão tem a experiência de quem sabe como funciona a relação institucional dos governos estaduais com o governo da União, conhece os limites do poder do presidente e dos direitos dos estados, o que lhe dá as condições para costurar uma convivência minimamente produtiva. Tremores acontecerão, mas nada que inviabilize o governo do Maranhão.

No caso do senador Flávio Dino, seu projeto de mandato será um com um governo de Lula da Silva e outro com um governo Jair Bolsonaro. Num eventual governo petista, Flávio Dino desembarcará no Senado com a responsabilidade de trabalhar para garantir governabilidade, que será fragilizada pelas forças bolsonaristas que ganharam espaço no Congresso Nacional, especialmente na Câmara Alta. Poderá exercer o mandato senatorial como líder e articulador, que pode ser decisivo para um governo petista. Nos bastidores permanece forte a especulação de que num governo de Lula da Silva será convocado para comandar o Ministério da Justiça, um cargo que muitos apontam como ideal para o ex-governador, que é ex-juiz federal. Em resumo: num eventual governo petista Flávio Dino terá força.

Se der Jair Bolsonaro nas urnas de domingo, o senador Flávio Dino será oposição destacada. Ali, enfrentará a banda governista, que terá em seus quadros o ex-juiz Sérgio Moro, com quem provavelmente travará fortes embates, uma vez que o ex-chefão da Lava-Jato já deu sinais claros de que atuará em defesa do governo bolsonarista. A julgar pelo seu discurso antes, durante e depois da campanha estadual, não resta nenhuma dúvida de que o mais novo senador do Maranhão será uma pedra no sapato do presidente da República.

Não se discute que a política tem um grau elevado de imprevisibilidade, mas no que diz respeito às relações do governador Carlos Brandão e do senador Flávio Dino com o Palácio do Planalto habitado por Lula da Silva ou por Jair Bolsonaro nos próximos quatro anos serão radicalmente diferentes.

 PONTO & CONTRAPONTO

Pesquisa Datafolha aponta estabilidade na vantagem de Lula sobre Bolsonaro

A pesquisa Datafolha divulgada ontem funcionou como um choque de alta tensão no campo bolsonarista em todo o País e teve o poder de injetar mais ânimo na seara lulista. O instituto apurou que, com 49% das intenções de voto, o ex-presidente Lula da Silva (PT) a mantém vantagem, enquanto que o presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou para menos e está com 44% das intenções de voto. Para alguns analistas com os pés no chão, se não houver um fato relevante com poder para alterar as últimas horas de campanha, o líder petista deve ser vitorioso das urnas. O “deve”, no caso, vem do quadro de estabilidade nas posições, e da dianteira que o ex-presidente Lula da Silva conseguiu em Minas Gerais, que para muitos analistas será decisiva nessas eleições. Esse cenário de derrota iminente está tirando o presidente Jair Bolsonaro do eixo, tornando-o um candidato tenso, enquanto que Lula da Silva exibe segurança. É como os dois vão chegar no debate de hoje, na Rede Globo, que para boa parte dos observadores terá peso decisivo no resultado das urnas neste Domingo.

TV Assembleia amplia serviços jornalísticos e espaço no YouTube

Edwin Jinkings comanda o processo de inovações na TV Assembleia, como o programa “Direto ao Ponto”

A TV Assembleia do Maranhão ganhou ontem um atestado de veículo de comunicação maduro e detentor de estatura e prestígio ao ultrapassar a marca de 130 mil inscritos no seu canal no YouTube, ingressando, já bem situada, no ranking das principais emissoras maranhenses com melhor desempenho nas redes sociais. A conquista não caiu do céu nem foi dada de graça. É fruto de muito trabalho, de bons projetos e apostas bem alinhadas com a realidade de uma empresa de comunicação pública e relativamente jovem. Por trás das arrojadas e bem-sucedidas iniciativas está o jornalista Edwin Jinkings, diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, auxiliado pela jornalista Silvia Tereza, diretora-adjunta, e com o suporte de uma boa equipe de profissionais de Jornalismo e de suporte técnico.

O crescimento da emissora no YouTube é 100% orgânico e resultado de exibições de telejornal diário, reportagens especiais, programas, transmissões ao vivo das sessões plenárias, das audiências públicas e de eventos que realizados na instituição legislativa. Ações que mobilizam diariamente toda a equipe de profissionais da emissora, que se esforça para oferecer conteúdo jornalístico de boa qualidade aos internautas. Daí vem a explicação para o fato de que as visualizações dos vídeos da TV Assembleia já bateram a marca dos 23 milhões. Entre as reportagens mais assistidas no canal estão “Agosto Dourado”, que incentiva o aleitamento materno, com quase cinco milhões de visualizações, e “Tesouros do MA: conheça o Ritual da Menina Moça”, que mostra a tradição da nação indígena Guajajara, com mais de três milhões de visualizações.

Responsável direto pelo avanço produtivo da TV Assembleia, Edwin Jinking explica: “Alcançar esse público muito nos alegra. Isso é resultado, também, de um grande esforço da nossa equipe, que trabalha integrada e com muito profissionalismo. Quanto maior o alcance, mais levamos o nosso importante conteúdo para todo o Maranhão, outros estados brasileiros e a alguns países. Que venham mais seguidores”.

Silvia Tereza, que além de diretora adjunta é apresentadora do bem-sucedido programa de entrevistas “Direto ao Ponto”, avalia que o profissionalismo e o alto nível de comprometimento de toda equipe da TV Assembleia são pontos chaves para o crescimento do espaço da emissora no YouTube: “O canal da TV Assembleia do Maranhão no YouTube está entre os que têm o maior número de seguidores ou inscritos em relação às demais emissoras do estado. Isso se deve ao nosso volume de transmissões, lives, que cresceu nos últimos cinco anos, e, também, ao potencial dos vídeos de reportagens e produções do nosso veículo legislativo”.

Vale registrar que as inovações que estão dando estatura à TV Assembleia são inteiramente avalizadas pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Othelino Neto (PCdoB), que é jornalista por formação, sabedor, portanto, da importância de uma emissora dessa natureza.

São Luís, 28 de Outubro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *