Assembleia viveu momento especial ao ter Caxias como sede no programa itinerante

Iracema Vale em coletiva, Daniella Girão e Cláudia na
tribuna; Carlos Lula, Roberto Costa, Francisco Nagib,
Rodrigo Lago e Glaubert Cutrim se manifestando
e a sessão plenária em andamento

Homenagens oportunas, aprovação de projetos de leis importantes, defesa da democracia, abordagens de parlamentares sobre problemas e potenciais do município e da macrorregião e, além isso, um clima de harmonia política que nunca foi a regra na Princesa do Sertão, um dos empórios políticos mais intensos do Maranhão. Foi assim a edição do Assembleia Itinerante, sexta-feira (05), em Caxias, transformada em sede do Poder Legislativo estadual, sob a direção da presidente Iracema Vale (PSB). As deputadas Cláudia Coutinho (PDT), que lidera o Grupo Coutinho, e Daniella Girão (PSB), aliada do prefeito Fábio Gentil (Republicanos), que hoje são as porta-vozes de Caxias no parlamento estadual, fizeram discursos fortes cobrando investimentos para a região. O peso político do evento legislativo foi consolidado com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), que recebeu a Medalha do Mérito “Manoel Beckman”, a maior honraria do parlamento estadual.

O tom da transformação temporária de Caxias em sede do Poder Legislativo estadual foi dado pela presidente Iracema Vale, em entrevista coletiva momentos antes da sessão. Cercada por 21 deputados, a parlamentar disse que a Assembleia Legislativa é hoje “parceira” do Poder Executivo “para melhorar os indicadores sociais do estado”. E completou: “Estamos fazendo esse enfrentamento no sentido de combater a pobreza em nosso estado”. E sobre a itinerância, assinalou que a Assembleia Legislativa está buscando aproximação com a população. “A gente só busca solução para o que se conhece. E estamos aqui para conhecer as demandas do povo maranhense e mostrar o trabalho desenvolvido pela Assembleia”, enfatizou.

Como um dos anfitriões, a deputada Daniella Girão assinalou: “Caxias vive um dia histórico no ano do bicentenário do poeta Gonçalves Dias. A região Leste recebe os parlamentares de braços abertos e agradece a presença da Alema em nossa cidade”, acrescentando que o Assembleia Itinerante está “trazendo a Casa do Povo para mais perto da população cada vez mais”. E destacou a unidade política pelo costurada pelo governador Carlos Brandão, que permite que ela e a deputada Cláudia Coutinho, de campos políticos adversários, estejam atuando em sintonia – situação impensável até pouco tempo. “Nós deixamos as diferenças municipais de lado e estamos trabalhando de mãos dadas em favor do povo do Maranhão. É assim que se faz política, colocando os interesses do povo acima de qualquer outro”, declarou.

Por sua vez, a deputada Cláudia Coutinho abriu seu discurso destacando o evento, mas também fazendo reivindicações, entre outras, a abertura de agência do INSS em Caxias, a seu ver uma necessidade urgente para a região. E na mesma linha, elogiou a política municipalista do governador Carlos Brandão e sua ação no sentido da unidade política. E exemplificou o acerto dessa política na relação que ela hoje mantém com a deputada Daniella Girão. “Uma andorinha só não faz verão. Sob essa ótica popular, eu e a deputada Daniella sempre estamos lado a lado, visitando secretarias e outros órgãos em busca de projetos e recursos que venham a beneficiar nossa região”, assinalou.

Por sua vez, o deputado Carlos Lula (PSB), que foi secretário de Saúde no Governo Flávio Dino, festejou a decisão da organização Mundial da Saúde de determinar o fim da emergência global da Covid-19, e destacou o trabalho, por ele conduzido, realizado no Maranhão para enfrentar a pandemia. Já o 2º secretário da Mesa da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Costa (MDB), avaliou em Caxias a unidade política, que na opinião dele é positiva para o estado:  “Esse clima de união da classe política imbuída em um só propósito, o de dar a força necessária, para que o Maranhão possa superar as suas dificuldades”. O deputado Glaubert Cutrim (PDT), destacou a importância de Caxias, por onde sempre passa e onde tem “grandes amigos”.

Por sua vez, deputado Francisco Nagib (PSB), ex-prefeito de Codó, destacou a importância de Caxias e da Região dos Cocais e colocou a Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa, por ele presidida, à disposição para debater e encaminhar projetos voltados para o desenvolvimento econômico baseado no potencial da região. “A Comissão de Assuntos Econômicos, está à disposição de vocês para que levemos adiante a missão de expandir essa região, que tem muito a crescer e se desenvolver”, propôs. O deputado Rodrigo Lago (PCdoB), que é o 1º vice-presidente da do Poder Legislativo, teve aprovado o projeto de sua autoria instituindo a inclusão de conhecimentos sobre o Maranhão nos concursos públicos para quadros do Governo do Estado. Ele justificou: “O objetivo é fazer com que os novos servidores públicos estaduais conheçam as peculiaridades do Maranhão para melhor servir o nosso povo”.

A sessão plenária da Assembleia Itinerante, realizada nas instalações da Câmara Municipal, cedidas pelo vereador-presidente Ricardo Rodrigues (PT), foi uma das mais produtivas de todo o programa, porque debateu problemas gerais do Maranhão e específicos da região e de Caxias, um dos mais importantes municípios do estado, com 166 mil habitantes e que é polo econômico e cultural de todo o Leste maranhense.

PONTO & CONTRAPONTO

Legislativo homenageia governador, ex-deputados e magistrada

Carlos Brandão recebe a comenda de Iracema
Vale e assina termo, Cleide Coutinho com
a comenda entregue por Cláudia Coutinho
e Ferdinando Coutinho, Daniella Girão
entrega a comenda de José Gentil a Fábio
Gentil e as duas deputadas entregam
diploma à Marcela Santana Lobo

Após a sessão legislativa formal, a Assembleia Legislativa se reuniu extraordinariamente para homenagear personalidades da vida política da Princesa do Sertão. A Medalha do Mérito Legislativo “Manoel Beckman” foi entregue pela presidente Iracema Vale ao governador Carlos Brandão, à ex-deputada Cleide Coutinho, aos ex-deputados (in memoriam) Humberto Coutinho e José Gentil, e ainda o título de Cidadã Maranhense à juíza de Direito Marcela Santana Lobo.

A entrega da comenda ao governador Carlos Brandão se baseou no fato de que ele sempre militou politicamente na Princesa do Sertão, aliado ao Grupo Coutinho. Ao entregar a honraria, a presidente Iracema Vale justificou a homenagem: “Temos o senhor como fonte de inspiração, sempre buscando oportunidades, parcerias e unidade. Nós somos uma Casa de pensamentos plurais, mas, hoje, lhe garanto que todos os 42 deputados estão unidos no único propósito de apoiar as ações do governo, que tem transformado o Maranhão”.

O governador Carlos Brandão agradeceu declarando: “Cada comenda que a gente recebe são compromissos e uma energia nova para continuarmos trabalhando em prol do Parlamento e do fortalecimento dessa unidade em benefício do Maranhão. É um dia especial para todos nós, e estou muito feliz com essa homenagem”,

Autoras da proposta de concessão da comenda legislativa (in memoriam) aos ex-deputados Humberto Coutinho e José Gentil, ambos criadores e líderes das duas forças que hoje fazem a política caxiense, as deputadas Daniella Girão e Cláudia Coutinho justificaram a iniciativa. Daniella Girão disse que a homenagem é justa pelo que ambos realizaram na política maranhense. Por sua vez, a deputada Cláudia Coutinho destacou o mérito político dos dois líderes e assinalou a sua convivência com Humberto Coutinho. “Quem conviveu com nosso saudoso Dr. Humberto Coutinho sabe o quanto tenho gratidão por esse momento e o tamanho da saudade que ele deixou na nossa família e no povo de Caxias”, disse a parlamentar, que é casada com o irmão dele, Ferdinando Coutinho (PDT), atual prefeito de Matões.

A emoção também dominou a entrega da comenda à ex-deputada, Cleide Coutinho, cuja trajetória política, ao lado de Humberto Coutinho, foi lembrada pelas duas deputadas. Em agradecimento, ela declarou:  “Sei que, assim como eu, ele ficaria muito feliz com essa homenagem. Agradeço a todos os deputados, pois sei que foi uma unanimidade, e é uma honra recebê-la neste momento, em vida”.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que é filho do ex-deputado José Gentil, também se emocionou com a homenagem ao seu pai e agradeceu a honraria entregue pelo Parlamento Estadual. “Meu pai me ensinou a ser o homem que sou. Agradeço a todos que enaltecem e relembram o seu nome, pois sei que, onde ele estiver, ele coloca a mão sobre essa Assembleia, que tinha muito orgulho de fazer parte”, disse.

Homenageada com o título de Cidadã Maranhense, proposta pela deputada Daniella Girão, a juíza Marcela Santana Lobo é natural do Estado do Rio de Janeiro. Ela agradeceu dizendo o seguinte: “Agradeço pela homenagem e, principalmente, por dividir esse momento tão especial com todos aqui presentes. O Maranhão é a minha casa. Como pessoa e profissional, permaneço empenhada para trazer o melhor para o nosso Estado”.

Arnaldo Melo exalta o parlamento, defende a democracia e prega combate à pobreza no Maranhão

Arnaldo Melo traiu a atenção dos presente com discurso

Se as declarações, as cobranças, a unidade política e as homenagens deram brilho diferenciado à itinerância da Assembleia Legislativa em Caxias, o discurso do deputado Arnaldo Melo (PP), decano do parlamento estadual, deu ao evento legislativo um caráter histórico. O parlamentar, que está no décimo mandato, foi buscar nos fundamentos da democracia os argumentos de uma avaliação segundo a qual o Poder Legislativo é o mais importante “e mais belo” dos Poderes da República.

Disse ele: “É com empolgação que venho dizer aos vereadores, aos próceres desta Casa, que o Parlamento é o mais belo dos poderes, o Legislativo é o mais belo dos poderes. Nós que fazemos leis, extinguimos leis, mudamos as leis. Nós que temos a prerrogativa de fiscalizar, somos, com certeza, o mais belo dos poderes. O Executivo executa orçamento. O Judiciário julga, condena ou absolve e nós fazemos as leis”.

Arnaldo Melo concitou os vereadores de Caxias a se juntarem ao movimento parlamentar por ele articulado com o objetivo de desvendar as causas da pobreza do Maranhão e criar trincheiras de combate a esse mal que infelizmente mancha a imagem do estado. O caminho é a recém-criada Frente Parlamentar de Combate à Pobreza, a ser lançada em grande ato público em São Luís nos próximos dias.

“Estamos buscando alternativas de futuro para o Maranhão que, com tantas potencialidades, com tantas riquezas naturais, sempre aparece com péssimos indicadores. E com a responsabilidade parlamentar que temos, com a nossa experiência, nós estamos compondo uma frente para nós estudarmos com responsabilidade soluções adequadas para vencer o atraso, a pobreza e a desigualdade social”, assinalou.

Arnaldo Melo ficou visivelmente emocionado no momento em que passou a contar aos vereadores de Caxias um pouco de sua trajetória política: “Venho aqui relatar um pouco de uma história de um homem que teve a oportunidade de ser o deputado mais longevo da história do Maranhão. O povo do Maranhão, o povo dessa região, me concedeu a oportunidade de, em 188 anos de Assembleia, ser o deputado com mais mandatos. Aqui eu cheguei de cabelos castanhos, quando se saía de Caxias para a região do sertão e não havia um palmo de asfalto, nenhum hospital regional, nenhuma universidade. Hoje, Caxias é, cada vez mais, um promissor polo de desenvolvimento do nosso Estado”.

O decano da Assembleia Legislativa fez uma homenagem especial ao ex-deputado Humberto Coutinho, falecido em 2018, à ex-deputada Cleide Coutinho e às deputadas Daniella Girão (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT): “Nos anos 90, quando chegamos na Assembleia Legislativa, empolgados, com a animação do jovem que tem vontade de construir um Maranhão, ao lado de Humberto Coutinho, fizemos grandes trabalhos por essa região. Fomos os dois presidentes daquela Casa Legislativa. E como se Deus quisesse que a história fosse contada, ele se afastou, veio a sua companheira Cleide. E lá eu deixei também a minha filha Nina Melo. E tudo isso parece ser uma conspiração da natureza política. Hoje, eu vi duas brilhantes deputadas aqui nesta tribuna parecendo gorjear, contando a mesma história de esperança de dias melhores: a Daniella e a Cláudia Coutinho. É a história escrita por aqueles que tiveram o privilégio divino de viver e passar pela política deste nosso Estado”.

A fala do experiente parlamentar certamente ocupará bom espaço nos anais da Assembleia Legislativa e na memória política dos caxienses.

Em Tempo: Os textos desta Coluna foram escritos com base em informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa

São Luís, 07 de Maio de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *