Se alguém duvidava que o vereador Paulo Victor (PCdoB) deixou a Secretaria de Estado da Cultura para reassumir a presidência da Câmara Municipal de São Luís e incorporar de vez a condição de pré-candidato à Prefeitura da Capital, e que esse projeto conta com a simpatia do governador Carlos Brandão (PSB), essa dúvida acabou. A confirmação cabal desse cenário político veio ontem com a ida do governador ao parlamento municipal, onde foi homenageado com uma placa alusiva às 300 obras entregues nos primeiros 100 dias do novo Governo, sendo que 40% delas foram realizadas na Capital. A homenagem foi decidida por um grupo de vereadores, que escolheram o vereador Chico Carvalho (Avante) como seu porta-voz assinando a proposição. Realizado no final da tarde, o ato teve caráter solene, com hasteamento de bandeira em frente ao Palácio Pedro Neiva de Santana. O presidente Paulo Victor estava empolgado, enquanto o governador Carlos Brandão não escondeu sua satisfação.
Ainda que o reconhecimento dos vereadores ao Governo do Estado seja justificado, o ato de ontem mostrou que o governador Carlos Brandão tem um projeto político-eleitoral para São Luís e que esse passa pelo o vereador Paulo Victor. Mais do que isso, pelo menos dois terços dos 31 atuais vereadores – todos candidatos à reeleição -, estão alinhados ao projeto. Tanto que, junto com a placa com que foi distinguido pela ação do Governo em São Luís, o governador recebeu a carta na qual a esmagadora maioria dos membros do legislativo municipal pedem o apoio dele ao projeto de candidatura do presidente da Casa à sucessão do prefeito Eduardo Braide.
As declarações disseram muito desse roteiro. O presidente Paulo Victor, por exemplo, disse que que a homenagem “é um reconhecimento pela entrega para nossa população mais de 300 obras em 100 dias de governo, sendo que 40% destas obras foram entregues nesta cidade ao qual trabalhamos, residimos e lutamos todos os dias”. Paulo Victor foi além: “A maioria das obras entregues foi alinhada com esta Casa, através das indicações apresentadas pelos vereadores que representam este Poder”. Uma das raposas mais felpudas da política ludovicense, o vereador Chico Carvalho assinalou a relação do governador Carlos Brandão com a Casa: “O governador surpreendeu ao cumprir sua promessa de posse de entregar 300 obras em 100 dias. Carlos Brandão é um homem público que a população convocou para administrar o presente e o nosso futuro com desenvolvimento e justiça social”.
O governador Carlos Brandão, que é colinense mas tem o título de Cidadão de São Luís, afirmou que sempre foi um político com visão municipalista, e “apaixonado” São Luís. “É um motivo de muito orgulho estar aqui prestando contas dos primeiros 100 dias de governo. Eu, como ludovicense, que recebi aqui de cidadão quando outrora ainda era vice-governador, proposto pelo vereador Marquinhos, me sinto um de vocês: um ludovicense. Um político que ama essa cidade, que gosta da nossa cultura, que olha os bairros, a educação, o lazer, a cultura, a infraestrutura e o social”.
Mesmo não tendo entrado explicitamente na seara política, Carlos Brandão, Paulo Victor e Chico Carvalho não deixaram dúvidas acerca da forte ligação do governador com grande parte dos integrantes da Câmara Municipal. Nas suas falas alinhadas, que ignoraram o prefeito Eduardo Braide (PSD), eles sinalizaram com clareza que, pelo menos até aqui, o Palácio dos Leões está mesmo decidido a investir pesado numa candidatura à Prefeitura de São Luís, tendo o presidente Paulo Victor como opção preferencial.
Os próximos fatos mostrarão isso com clareza solar.
PONTO & CONTRAPONTO
Derrota do Governo Lula na Câmara abalou deputados maranhenses
Integrantes ativos da base do presidente Lula da Silva (PT) na Câmara Federal, os deputados federais Márcio Jerry (PCdoB), vice-líder do partido, Rubens Jr. (PT), vice-líder do Governo na Câmara, Duarte Jr. (PSB) e Márcio Honaiser (PDT), membro influente da bancada do partido, amargaram a derrota do Palácio do Planalto na derrubada das regras propostas pelo Governo ao marco civil do Saneamento Básico no Brasil. Praticamente todos os deputados maranhenses votaram com a oposição, deixando em situação complicada, por exemplo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, cuja bancada do União Brasil, votou em massa para derrubar as mudanças feitas pelo presidente da República.
OAB-MA muda data de votação e empresa que vai cuidar da eleição do novo desembargador
Definida para o dia 16 a data em que os advogados do Maranhão votarão para a formação da lista de 24 nomes dos quais o Conselho Seccional da OAB-MA escolherá uma lista de seis nomes a ser encaminhada ao Tribunal de Justiça, onde serão escolhidos três nomes a serem encaminhados ao governador do Estado para a escolha do novo desembargador pelo Quinto Constitucional. Tomaram a decisão integrantes de uma comissão que reuniu membros do Conselho Seccional, da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional e representantes dos candidatos inscritos.
Na mesma reuniu ficou decidido que não será utilizado mais o sistema ElejaOnLine para a coleta de votos nem urna eletrônica. A votação será organizada por uma comissão técnica da Universidade Federal de Santa Catarina, que usará o sistema Helios. O processo eleitoral será auditado pela empresa de auditoria The Perfect Link, que acompanhará todo o processo.
Estão habilitados a votar as advogadas e advogados que não possuíam pendências financeiras com a OAB/MA até o dia da divulgação do edital do Quinto Constitucional (07/02/2023). Quanto aos novos advogados, os que prestaram compromisso entre 07/02/2023 e 20/04/2023 estão aptos a votar.
O comando da OAB-MA, que sofreu duro golpe de credibilidade com a anulação, por fraude, da primeira votação, está se desdobrando para evitar novo escândalo.
São Luís, 06 de Maio de 2023.