Sem Camarão no comando, campanha de Duarte Jr. precisa urgentemente de um comando

Sem Felipe Camarão, Duarte Jr. pode ter
Rubens Jr. ou Neto Evangelista como
coordenador da campanha

A saída do vice-governador Felipe Camarão (PT) da coordenação da campanha do deputado federal Duarte Jr. (PSB) na corrida à Prefeitura de São Luís foi considerado um duro revés para o pré-candidato socialista. Primeiro porque a campanha perdeu um quadro de peso, com disposição e credibilidade, e depois porque a saída abriu um vazio que, até que seja preenchido, deixa a movimentação do parlamentar sem um comando firme, que o deixe à vontade para fazer o que mais sabe, que atuar para seduzir o eleitor. A mudança de rumo causou um frisson na aliança governista, mas a julgar que foi dito à Coluna ontem por fontes de peso, a rusga causada pela substituição temporária do vice-governador na Secretaria de Estado da Educação por Jandira Dias, secretária extraordinária de Gestão de Recursos Federais, e não, não foi suficiente para confronto e rompimento. Se atingiu diretamente o pré-candidato Duarte Jr., o tremor também tirou do vice-governador – que fora escolhido por unanimidade na reunião de líderes na semana passada – a possibilidade de mergulhar no complexo e independente eleitorado de São Luís, uma experiência que seria muito útil em 2026.

Na condição de quem nada teve a ver com o revés, do qual foi o mais atingido, o pré-candidato Duarte Jr. tem agora autoridade para cobrar das lideranças da aliança governista uma solução rápida e acertada para preencher o vazio aberto com a saída do vice-governador Felipe Camarão da coordenação da sua campanha. E ontem mesmo começaram a circular informações dando conta de que dois nomes estariam cotados para assumir a coordenação da campanha, o deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) e o deputado federal Rubens Jr. (PT). Nenhum dos dois se manifestou aceitando.

Para começar, o deputado Neto Evangelista tem uma relação rasurada com Duarte Jr. por conta de declarações feitas na campanha de 2020. Ele inicialmente seria candidato a prefeito, mas aceitou uma proposta do governador Carlos Brandão para sair do páreo e assumir a liderança do Governo na Assembleia Legislativa., que ficou sem titular com a saída do deputado Rafael Brito (PSB) para disputar a Prefeitura de Timon. O posto que lhe coube com uma luva e no qual parece se sentir prestigiado e confortável, o que reforça fortemente a impossibilidade de ele vir a assumir a coordenação da campanha do candidato socialista.

O deputado federal Rubens Jr. é um quadro político de excelência, e se aceitar a tarefa desafiadora, será um coordenador. Rubens Jr. também teve pendências pessoais com Duarte Jr., também frutos amargos da campanha de 2020, mas ao que tudo indica está tudo superado. O problema é que, por conta da sua experiência e preparo político, o deputado federal Rubens Jr. é hoje um quadro de extrema importância na bancada do PT na Câmara Federal, na qual atua como vice-líder. Afastá-lo do embate parlamentar federal não será uma operação fácil para o PT. De qualquer modo, se ele vier a assumir a coordenação, a campanha de Duarte Jr. estará em boas mãos.

Duarte Jr. enfrenta Eduardo Braide (PSD) pela segunda vez. A diferença, enorme, é que agora ele enfrenta o prefeito de São Luís, que liderou com folga todas as pesquisas divulgadas sobre a corrida sucessória na Capital e que, até prova em contrário, é um gestor com boa avaliação. Não é, portanto, um adversário qualquer, que se possa encarar de igual para igual. É um concorrente diferenciado, por todas as razões que se conhece. Daí a importância de o candidato socialista realizar uma campanha competente e eficiente, de modo a poder atrair votos com os movimentos da poderosa base que lhe dá apoio. E o coordenador desse movimento será peça fundamental no processo.

Nem Duarte Jr. nem o grupo que o apoio pode se dar ao luxo de deixar essa decisão para uma próxima reunião de líderes.

PONTO & CONTRAPONTO

Brandão se equilibra entre Rildo Amaral e Josivaldo JP em Imperatriz

Carlos Brandão entre Rildo Amaral
e Josivaldo JP em Imperatriz

O governador Carlos Brandão está usando toda sua experiência política para não entrar em bola dividida na corrida às prefeituras. Há muitos casos em que tem candidato declarado, como em São Luís, por exemplo, onde apoia o deputado federal Duarte Jr., que é do seu partido, e em Bacabal, onde apoiará abertamente o deputado estadual Roberto Costa (MDB), e ainda Timon, onde seu candidato declarado é o deputado estadual Rafael (ex-Leitoa) Brito (PSB).

Em outros, porém, o governador prefere não tomar partido. Em Imperatriz, por exemplo, como o PSB não tem candidato e outros candidatos são amigos e aliados, ele resolveu dividir sua atenção entre o deputado estadual Rildo Amaral (PP), que é apoiado pelo ministro do Esporte André Fufuca (PP), e o deputado federal Josivaldo JP (PSD), que se declara abertamente aliado do Governo do Estado.

Ontem à noite, por exemplo, de passagem por Imperatriz depois de uma visita a Porto Franco, o governador participou de um evento no qual Josivaldo JP anunciou a construção de uma pequena avenida com recursos das suas emendas parlamentares.

Vale registrar que Josivaldo JP e Rildo Amaral estão medindo os palmos na corrida à Prefeitura da Princesa do Tocantins.

Iracema visita exposição de arte em grupo liderado por Sarney

Iracema Vale acompanha José Sarney em
exposição no Convento das Mercês

Integrante de um grupo de políticos, intelectuais e artistas tendo à frente o ex-presidente e escritor José Sarney (MDB), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), visitou ontem (5) o ‘Salão de Arte 30 Cores em Maio’, organizado pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), no Convento das Mercês. Além da mostra anual da Fundação, o grupo percorreu ainda as exposições permanentes e outros espaços da sede da instituição.

“É uma honra acompanhar o nosso presidente José Sarney a esta exposição, que reúne e valoriza artistas do Maranhão em uma mostra que traz ao público uma produção rica e diversa da nossa cultura. Estamos muito felizes em fazermos parte deste momento”, disse a deputada Iracema Vale durante a visita, da qual também participou o diretor de Relações Institucionais da Assembleia, Marcus Brandão, que preside o braço maranhense do MDB.

A comitiva iniciou a visita pela mostra “30 Cores em Maio”, uma exposição de artes visuais coletiva, de temática livre, composta por 30 obras – pintura, desenho, gravura, colagem, fotografia e escultura – de artistas maranhenses ou radicados no estado há pelo menos cinco anos.

“Estou muito feliz por ver que a Fundação da Memória Republicana Brasileira, que é um memorial, continua cumprindo sua missão social e cultural. Isso faz do Maranhão, cada vez mais, um celeiro de tradição. Este salão de arte é a continuidade do que fizemos e que começou em 1973, com o então chamado Salão de Maio. Hoje, ver isto restaurado, está sendo muito gratificante, além de ser um grande trabalho para a cultura do Maranhão”, destacou José Sarney.

A mostra é formada com obras de artistas do quilate de Péricles Rocha, Jesus Santos, Dila, Airton Marinho, Claudio Costa, Dinho Araújo, Edgar Rocha, Márcio Vasconcelos, Marlene Barros, Meireles Junior, Môndego, Vidotti, entre outros.

Os trabalhos expostos foram selecionados por um júri especializado, que considerou critérios como originalidade, criatividade e ineditismo, apresentação e proposta de montagem, além de qualidade técnica e estética das obras.

A comitiva percorreu outros espaços da Fundação, a exemplo da mostra permanente que reúne um rico acervo que conta parte da história da República brasileira.

São Luís, 06 de Julho de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *