PSB turbina campanha de candidatos na Grande Ilha na reta final da campanha

Carlos Brandão intensifica apoio a Duarte Jr.,
Dudu Diniz, Fred Campos e José Laci

O PSB decidiu jogar todo o peso do seu poder político e eleitoral num esforço para mudar o cenário da corrida às quatro prefeituras da Ilha de Upaon Açu:  São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, onde tem candidatos aos comandos municipais. O governador Carlos Brandão (PSB) intensificou sua participação na campanha do partido na Grande Ilha e em diversos municípios do interior, num esforço para consolidar os que estão liderando a corrida e para turbinar os que estão em desvantagem e virar o jogo. O PSB e partidos aliados estão se movimentando para impulsionar as campanhas do deputado federal Duarte Jr. em São Luís, do vereador Dudu Diniz em São José de Ribamar, de José Laci em Raposa e fortalecer ainda a candidatura de Fred Campos em Paço do Lumiar.

Uma mudança radical foi observada na propaganda eleitoral do socialista Duarte Jr.. Além de continuar apontando problemas e propondo soluções, usando a didática como estratégia, a campanha do candidato do PSB intensificou o tiroteio contra o prefeito Eduardo Braide, ressuscitando o caso do Clio vermelho com R$ 1 milhão no porta-malas. O prefeito Eduardo Braide resolveu contra-atacar na propaganda eleitoral gratuita. Primeiro ele contra-atacou denúncias malfeitas, depois fez um vídeo denunciando os ataques que vem sofrendo, e ontem começou a veicular um vídeo longo, pesado, tentando mostrar que Duarte Jr. tem duas faces. Não será surpresa se esse bateu-levou vier a desaguar no debate da TV Mirante, amanhã, o único em que Eduardo Braide e Duarte Jr. se enfrentarão pessoalmente. O comando do PSB acredita numa disputa para valer na reta final.   

Na noite de segunda-feira, o governador Carlos Brandão foi para as ruas de São José de Ribamar participando do comando de um “arrastão” liderado pelo candidato do PSB a prefeito, Dudu Diniz. Ali, todas as pesquisas dão larga vantagem ao projeto de reeleição do prefeito Júlio Matos (Podemos), que está sendo apontado como virtualmente reeleito. A movimentação da segunda-feira na Cidade do Padroeiro, com uma multidão “arrastada” pelo candidato socialista Dudu Diniz levou alguns observadores a enxergar uma leve mudança no cenário da disputa, mesmo ainda considerando que o prefeito Júlio Matos continua franco favorito. Uma fonte palaciana previu que Júlio Matos vai se reeleger, mas com uma margem bem menor do que as pesquisas estão projetando.

O caso de Paço do Lumiar é diferenciado. Ali, depois da pancada que o candidato do PSB, Fred Campos, recebeu da Operação 18 Minutos, os demais candidatos, em especial Felipe Gonçalo (Mobiliza), ganharam fôlego. O episódio gerou a impressão de que Fred Campos sairia da corrida. Mas aconteceu exatamente o contrário: o candidato socialista resistiu e conseguiu sufocar a impressão de que estava politicamente acabado. Com o apoio do PSB e do próprio governador Carlos Brandão, Fred Campos intensificou sua campanha e voltou à condição de franco favorito, com larga margem de intenções de voto sobre o segundo, conforme as pesquisas mais recentes.

O que parecia um objetivo quase impossível de ser alcançado, o candidato do PSB em Raposa, José Laci, ganhou viabilidade, embora as pesquisas até agora indiquem a reeleição do prefeito Eudes Barros (PL). Com o apoio do governador Carlos Brandão, que já esteve ali em eventos de campanha, a possibilidade de uma virada de jogo passou a ser considerada viável. Há quem aposte que o prefeito Eudes Barros será reeleito, mas já haveria também quem acredita numa virada de mesa em Raposa em favor de José Laci, embora o prefeito Eudes Barros continue mantendo a liderança em intenções de voto, segundo as pesquisas mais recentes.

A investida do PSB na reta final da campanha animou os candidatos do partido, a começar por Duarte Jr., que passou a acreditar na hipótese de ir para um segundo turno com Eduardo Braide.

PONTO & CONTRAPONTO

Roberto Costa lidera a corrida em Bacabal e recebe apoio de Brandão e Iracema

Roberto Costa fala em Comício e recebe o apoio de
Carlos Brandão e Iracema Vale

Se a eleição para a Prefeitura de Bacabal fosse hoje, o deputado estadual Roberto Costa, candidato do MDB, seria eleito com mais de 15 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, Marcos Miranda (União Brasil). Também concorrem Plínio Oliveira (Novo) e Jansen Penha (Mobiliza), que estão muito distantes dos dois primeiros, sem qualquer chance de reação.

É o que informa a pesquisa Prever, que encontrou o seguinte cenário: Roberto Costa teria 54,7% dos votos, seguido de Marcos Miranda com 36,5%, Plínio Oliveira com 2,9% e Jansen Penha com 0,2% Indecisos somaram 4,1% e 1,6% disseram que votariam nulo ou em branco.

Se não houver nenhum acidente de percurso, o emedebista Roberto Costa será eleito prefeito de Bacabal. Ele vem liderando a corrida desde as primeiras pesquisas, perdendo alguma gordura durante a campanhas, que está sendo muito dura, dado o poder financeiro e da maneira agressiva do candidato Marcos Miranda. Nesse contexto, nada menos que 59% dos eleitores ouvidos, entre eles apoiadores de outros candidatos, disseram que o futuro prefeito de Bacabal é o candidato do MDB.

Ontem, o governador Carlos Brandão (PSB) e a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), declararam apoio ao candidato Roberto Costa, em um vídeo divulgado nas redes sociais.

Bem-humorado, o governador Carlos Brandão disse que a prevista eleição de Roberto Costa fará com que ele, governador, perca o aliado no parlamento estadual: “É um grande parlamentar. É uma pena que a gente vai perder esse grande parlamentar”.

E a presidente Iracema Vale declarou que o candidato do MDB à Prefeitura de Bacabal “é uma das vozes mais fortes que tem na Assembleia Legislativa do Maranhão”.

Político experiente, que conhece bem a realidade política de Bacabal e do Maranhão como um todo, Roberto Costa vem enfrentando com equilíbrio a campanha agressiva de Marcos Miranda, que já é alvo de inquérito policial por atos vedados a candidatos.

Em Tempo: A pesquisa Prever ouviu 561 eleitores bacabalenses, tem margem de erro de 4,1 pontos percentuais, para maior ou para menos, intervalo de confiança de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-03261/2024.

Weverton se posiciona em Caxias, mas corre o risco de ver o PDT sumir do mapa política de São Luís

Weverton Rocha faz campanha
pelo 12 em vários municípios

O senador Werverton Rocha (PDT) finalmente se posicionou na corrida pela Prefeitura de Caxias, declarando apoio a Paulo Martinho Jr., que é do PL, mas tem como candidata a vice Thais Coutinho (PDT). Ele ficou algum tempo recuado, aguardando o desenrolar dos fatos, e só abraçou a candidatura de Paulo Marinho Jr. depois que seus aliados em Caxias cobraram uma posição clara e sua participação na campanha.

Weverton Rocha vem cumprindo uma agenda intensa de participação em campanhas de membros do partido ou de amigos, popularizando o número 12, como uma espécie de preparação para 2026.

Mas o que chama mesmo a atenção em relação ao senador Weverton Rocha é o fato de ele ter deixado a corrida eleitoral de São Luís em segundo plano. O candidato a prefeito, Fábio Câmara, está abandonado à própria sorte. Mais grave ainda: todos os cálculos feitos até agora indicam que o PDT corre o risco de fazer apenas um vereador, tendo quem afirme que o partido de Jackson Lago pode ser varrido da vida política de São Luís.

São Luís, 02 de Outubro de 2024.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *