Mais tempo, pelo menos mais dois meses, o que equivale dizer meados de Janeiro, para que o cenário prévio da corrida sucessória ao Governo do Estado no âmbito da aliança liderada pelo governador Flávio Dino (PSB) ganhe mais maturação, de modo que as forças em disputa possam encontrar o caminho do consenso em torno de um nome. Foi essa, em linhas gerais, a proposta formulada ontem pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), em entrevista à TV Mirante, como o melhor caminho para que as forças do campo governista, que têm quatro pré-candidatos – Weverton Rocha (PDT), Carlos Brandão (PSDB), Felipe Camarão (PT) e Simplício Araújo (SD) – encontrem a unidade. A proposta foi claramente endereçada ao governador Flávio Dino, coordenador do processo de escolha e que, com base no acordo que firmou com os comandos partidários da aliança no início deste ano, se prepara para reunir as mesmas lideranças até o final desse mês, para escolher o candidato.
Ao defender o adiamento da batida de martelo, o chefe do parlamento, que atua como o principal apoiador e avalista da pré-candidatura do senador Weverton Rocha, admitiu que vinha defendendo o cumprimento do acordo para que a escolha seja feita agora. No entanto, depois de avaliar bem as condições do momento, antevê dificuldades para que as lideranças cheguem a um consenso. Ele avalia que o cenário ainda não está devidamente desenhado, e que as lideranças que as forças que formam a aliança precisam de mais tempo para maturar os projetos de candidatura em curso. Acredita que pelo menos 60 dias serão suficientes para que essas forças estejam plenamente preparadas para escolher o candidato que as representará na corrida às urnas.
A manifestação do presidente Othelino Neto se dá no momento em que as forças partidárias da aliança governista e todas as demais forças políticas do estado vivem clima de contagem regressiva para a agenda sucessória anunciada pelo governador Flávio Dino. Depois de uma série de ajustes, feitos inclusive por fortes pressões para que ele antecipasse a escolha, agitando o tabuleiro sucessório, o governador afirmou a esta Coluna, em primeira mão (edição de 1º de Outubro), que reunirá as lideranças até o final deste mês, para que elas se posicionem de acordo com a carta que assinaram se comprometendo fazer a escolha com base em alguns critérios. Ao longo de Outubro, nova onda de especulação se formou, e mais uma vez, com igual ênfase, o governador Flávio Dino reafirmou à Coluna, de novo em primeira mão (edição de 30 de Outubro), que a reunião será em neste mês.
Um dos líderes mais envolvidos na movimentação pré-eleitoral, principalmente como apoiador e avalista apoiador do projeto de candidatura do senador Weverton Rocha, que na sua avaliação reúne as condições para continuar a obra do Governo Flávio Dino, o deputado Othelino Neto tem, no entanto, primado pelo equilíbrio. Ele trabalha para evitar que a disputa dentro da aliança governista se transforme numa guerra que inviabilize a unidade e a escolha de um candidato de consenso. “Eu acho que se nós tivermos mais 60 dias ou algo em torno disso, teremos condições de discutir mais e tentar buscar esse entendimento, que é muito importante para o Maranhão. Nunca é demais esgotarmos as tentativas de estabelecermos um consenso”, declarou o presidente da Assembleia Legislativa pelo viés da ponderação.
Nessa linha, justificou a proposta de endereçada ao governador Flávio Dino: “É claro que torço e trabalho politicamente para que o pré-candidato do nosso grupo seja o senador Weverton. Mas, independentemente da minha preferência, nós buscamos a unidade, que é fundamental para que tenhamos mais chances, não só de ganhar a eleição, mas de dar segmento a esse programa que vem sendo liderado pelo governador Flávio Dino e que está dando certo no Maranhão”, enfatizou Othelino.
Já formulado também pelos pré-candidatos do PT, Felipe Camarão, e do SD, Simplício Araújo, que pediram mais tempo, o adiamento da reunião para a escolha do candidato da situação ao Palácio dos Leões será decisão do governador Flávio Dino que, certamente, consultará os líderes partidários para tomar posição.
PONTO & CONTRAPONTO
Roberto Costa pede reabertura integral dos espaços culturais
Fechados durante a fase crítica da pandemia e atualmente funcionando de maneira precária e limitada, os espaços culturais do Maranhão devem ser reabertos imediatamente, para serem utilizados integralmente, a começar pelo maior símbolo da cultura estadual, o Teatro Arthur Azevedo. A proposta foi feita, na sessão de quarta-feira (10) pelo deputado estadual Roberto Costa (MDB), que, em discurso bem fundamentado, argumentou que os bons resultados da guerra travada pelo Governo do Maranhão contra o coronavírus justificam a retomada integral das atividades culturais do estado, assinalou o deputado, que na sua fala informou tratado do assunto com o secretário de Cultura, Anderson Lindoso.
O parlamentar disse que tratou desse assunto com o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, uma vez que a problemática afeta o setor cultural, sobretudo, as pessoas envolvidas com espetáculos teatrais.
– Fiz um apelo ao secretário e ao governador Flávio Dino para que possamos pensar nessa possibilidade. É muito difícil para os produtores organizarem um espetáculo dispondo de apenas 30% dos espaços reservados, como é o caso do Teatro Arthur Azevedo, o que é economicamente inviável – assinalou Roberto Costa, que tem conhecimento amplo da importância da cultura como manifestação em si e a influência que tem como fator de emprego e renda.
A sua fala, Roberto Costa chamou atenção para o fato de que, com a redução da capacidade de público, os custos das produções aumentaram e precisaram ser embutidos nos valores dos ingressos. “Por essa razão, fazemos este apelo para que o setor volte a funcionar normalmente e a nossa cultura seja fortalecida”, disse, abrindo caminho para que centenas e centenas de artistas tragam de volta a alegria e o entretenimento a um número cada vez maior de maranhenses e visitantes nas suas apresentações. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Alema)
Destaque
Deputados manifestam entusiasmo com a expansão da cobertura da TV Assembleia
A ampliação do alcance do sinal da TV Assembleia para 39 municípios, cobrindo áreas que, somadas, abrigam mais de três milhões de maranhenses vem repercutindo fortemente entre os deputados. Isso porque eles avaliam que, com essa estrutura e abrangência, a emissora dará um grande salto como canal de comunicação do Legislativo estadual com a população. O ponto central do entusiasmo dos parlamentares é exatamente o fato de a TV Assembleia transmitir ao vivo as sessões plenárias, o que dará aos maranhenses a oportunidade de acompanhar e avaliar o desempenho dos seus representes no parlamento estadual.
Na sessão de quarta-feira (10), por exemplo, os deputados Yglésio Moyses (PROS), Roberto Costa (MDB), Marco Aurélio (PSB), Socorro Waquim (MDB) e Hélio Soares (PL) repercutiram a interiorização da TV Assembleia. As manifestações ocorreram na esteira de um pronunciamento do deputado Yglésio Moyses, que exaltou o investimento e destacou a iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), de garantir expansão da emissora. “A transmissão ampliou muito o alcance desta Casa à população, bem como a visibilidade das nossas ações legislativas e o intercâmbio de informações do Parlamento com o povo do Maranhão”, disse.
Além dos municípios da Região Metropolitana e redondezas (São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Morros, Axixá, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Bacurituba), o sinal da TV Assembleia chega também às cidades de Imperatriz, Timon, Caxias, Codó, Açailândia, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Barra do Corda, Pinheiro, Chapadinha, Buriticupu, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Coroatá, Barreirinhas, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Zé Doca, Lago da Pedra, Coelho Neto, Presidente Dutra, São Bento, Bom Jardim, São Mateus do Maranhão e Colinas.
Em apartes, os deputados Roberto Costa, Professor Marco Aurélio e Socorro Waquim também destacaram a iniciativa.
Para Roberto Costa, a interiorização da Tv Assembleia dá condições necessárias para o que for discutido dentro da Casa chegue aos municípios maranhenses e, consequentemente, à população. “Informar o trabalho da Assembleia é, acima de tudo, garantir também o direito à população do estado de fiscalizar esta Casa, os deputados e os seus representantes. Então, quero parabenizar essa iniciativa, em nome de toda a Mesa, porque são ações como essa que vão fortalecer ainda mais o Poder Legislativo e o povo do Maranhão”, ressaltou.
No mesmo sentido, o líder do bloco governista, deputado Marco Aurélio elogiou a postura do presidente Othelino Neto, que, segundo ele, acerta em aproximar a população, cada vez mais, daquilo que é produzido na Casa do Povo. “O mandato do deputado tem alcançado várias marcas importantes no sentido de aproximar a sociedade do Parlamento, seja com o ‘Assembleia em Ação’, seja com a boa relação com os outros órgãos e poderes e na utilização do espaço na TV Assembleia”, destacou.
A deputada Socorro Waquim também reforçou a importância da expansão da TV Assembleia. “As pessoas só vão ter a oportunidade de dar valor aos Parlamentos ouvindo o que nós tratamos diariamente aqui, nossas defesas e reivindicações. Parabéns pelo fortalecimento da Casa por meio desta ação”, pontuou.
Da tribuna, o deputado Hélio Soares repercutiu o tema. “Parabenizo pela intensidade da nossa comunicação em vários municípios do estado. Que alcancemos, daqui até o ano que vem, todos as cidades”, disse.
Othelino Neto agradeceu aos parlamentares e ressaltou a importância da ampliação do alcance da TV Assembleia. “Agradeço as palavras dos colegas em relação a essa conquista, que é a transmissão, ao vivo, em canal aberto das nossas sessões plenárias. É um passo importante para que milhares de maranhenses tenham acesso aos trabalhos dos deputados e às discussões da Casa”. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Alema).
São Luís, 12 de Novembro de 2021.