Operação 18 Minutos pode causar alterações na disputa em Paço do Lumiar

Fred Campos (centro) mantém campanha
intensa em Paço do Lumiar

Ainda não veio a público informação segura de que tenha havido alguma alteração no cenário da disputa para a Prefeitura de Paço do Lumiar, depois da Operação 18 Minutos, por meio da qual o braço da Polícia Federal alcançou advogados, juízes e desembargadores envolvidos em corrupção pesada e que atingiu em cheio o líder nas pesquisas, Fred Campos (PSB) que, segundo informações não confirmadas, estaria usando tornozeleira eletrônica. Em meio aos fatos concretos e a uma onda incontrolada de especulações, pelo menos duas pesquisas estariam sendo feitas neste momento com o objetivo de avaliar o tamanho do dano que a ação da PF causou ao candidato do PSB.

A situação do advogado Fred Campos, que as pesquisas realizadas até aqui apontaram como virtualmente eleito, detentor de uma vantagem avassaladora sobre os demais concorrentes, deu margem para que os seus adversários na disputa, o empresário Francisco Neto (Novo) e o médico Felipe Gonçalo (Mobiliza) mudassem os rumos das suas campanhas. Eles estão enxergando a possibilidade concreta de mudar o jogo, acreditando que Fred Campos pode perder consistência rever o seu projeto de candidatura. A mesma mudança de ânimo alcançou o comitê de campanha do vereador Jorge Maru (Solidariedade), que tinha o apoio da ex-prefeita Paula Azevedo (PCdoB), e da candidata Luana Peixoto (DC), respectivamente colocados na quarte e na quinta colocação na corrida.

Desde que a Polícia Federal desembarcou no Palácio da Justiça e em escritórios de advocacia, há duas semanas, desmontando o que chamou de “organização criminosa”, composta por quatro desembargadores, dois juízes e vários advogados, entre eles o ex-deputado federal Edilázio Jr., presidente estadual do PSD, e Fred Campos, a corrida à Prefeitura de Paço do Lumiar sofreu uma mudança radical. Afinal, depois do traumático afastamento e, logo em seguida, a cassação da prefeita Paula Azevedo, acusada de corrupção na sua administração, ninguém esperava que o líder nas pesquisas, cujo discurso era em parte baseado em denúncias de desvios na gestão municipal, apoiado inclusive pelo novo prefeito, Inaldo Pereira (PSDB), fosse alvo de um revés tão avassalador.    

O novo cenário deixou, por exemplo, entusiasmado o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, chefe do Mobiliza, quer comanda um time de candidatos na região. Ele orientou o candidato do seu partido, Felipe Gonçalo, a intensificar a sua campanha adotando uma postura mais agressiva, apostando que o jogo pode mudar. Tanto que uma das primeiras frases do candidato numa entrevista esta semana foi “Eu sou ficha limpa”, numa clara alusão à situação de Fred Campos. Os chefes do Novo no estado transformaram a candidatura de Francisco Neto, segundo colocado nas pesquisas, em prioridade, acreditando na mudança de cenário. Há quem espere até que o candidato do PSB venha a deixar a corrida à prefeitura, o que parece improvável, pelo menos até aqui.

Um dos dez maiores municípios do Maranhão, com 125 mil habitantes, Paço do Lumiar tem tido uma existência política e administrativa conturbada. Uma vez que a maioria dos prefeitos que por lá passaram acabaram afastados e alvos da Polícia e da Justiça. Uma ex-prefeita andava de tornozeleira eletrônica. Na gestão de Domingos Dutra (PCdoB), parecia que o município finalmente encontrara um rumo, mas problemas de saúde o obrigaram a se afastar, passando o bastão para a vice-prefeita Paula Azevedo, que concluiu o primeiro mandato sem maiores problemas, se reelegendo com folga. Ela, porém, foi seduzida pelos desvios e acabou cassada. Não há, portanto, um município com avida política e administrativa mais tumultuada do que Paço do Lumiar.

Há muito de especulação no ambiente político luminense, mas que o escândalo mudou o cenário, mudou. Mesmo com Fred Campos mantendo sua candidatura. Ainda não há informação segunra ais notícias

PONTO & CONTRAPONTO

Imperatriz tem disputa com desfecho imprevisível

Polarização entre Josivaldo JP e
Rildo Amaral estaria ameaçada
por Mariana Carvalho

A corrida à Prefeitura de Imperatriz poderá ter um desfecho surpreendente. Até o momento, todas as informações apontam para uma disputa renhida entre o deputado estadual Rildo Amaral (PP) e o deputado federal Josivaldo JP (PSD). Os indicadores sugerem que os dois se enfrentarão em segundo turno.

Mas há quem chame a atenção para a candidata do Republicanos, Mariana Carvalho, cuja candidatura estaria ganhando corpo, surgindo no horizonte como uma ameaça real aos dois líderes. A representante do Republicanos vem ganhando espaços e poderá ser beneficiada com o fato de que tem três minutos no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, além do suporte do seu partido.

As expectativas se voltam também para o ex-deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB), que ganhou o apoio declarado do PT, depois que foi a Brasília com sua vice, Vânia do PT, tendo sido recebido e incentivado pelo presidente Lula da Silva (PT). No final da semana, o vice-governador Felipe Camarão, hoje o maior nome do PT no estado, esteve em Imperatriz em apoio à candidatura de Marco Aurélio.

No meio dessa disputa encontra-se uma espécie de anticandidato, Nilson Takashi (Novo), que teria um bom naco de intenções de voto, podendo ser a chave para o desfecho da corrida à Prefeitura da antiga Vila do Frei.

Pesquisa mostra Barreirinhas inclinada a apostar na mudança

Vinícius Vale lidera contra
Léo Costa e Amilcar Rocha

O eleitorado de Barreirinhas está emitindo sinais de que pretende fazer uma mudança radical no status quo político que domina a cidade há anos. Ali, numa guerra eleitoral entre o passado e o futuro, a maioria parece inclinada a apostar no novo, parecendo compreender a nova estatura da cidade depois que os Lenções Maranhenses foram declarados Patrimônio Natural da Humanidade.

Pesquisa do instituto Econométrica divulgada ontem reforçou essa impressão. Ali, o jovem engenheiro Vinícius Vale, candidato do MDB, lidera com folga a corrida para a Prefeitura, com 57% das intenções de voto. Na sequência, o ex-prefeito (duas vezes) Léo Costa candidato do Podemos, tem 30% e o atual prefeito, Amilcar Rocha, candidato do PCdoB à reeleição, aparece com apenas 7,8% das preferências.

Na pesquisa Econométrica chama atenção o fato de que praticamente não há eleitores insatisfeitos, que pretendem votar em branco ou anular o voto, que são apenas 2,9%; nem indecisos, que não souberam ou não quiseram responder, esses são menos ainda: 2,2%. Ou seja, esses números indicam que, ainda no início da campanha eleitoral, o eleitorado de Barreirinhas já está posicionado para as eleições, o que não impede que haja alguma alteração durante a campanha.

A pesquisa quis saber a expectativa do eleitorado barreirinhense em relação ao desfecho da eleição: nada menos que 69,5% dos entrevistados disseram acreditar que Vinícius Vale será eleito, enquanto 22,7% apostam que o prefeito de Barreirinhas será Léo Costa. São 69,5% dos entrevistados que dizem que Vinicius Vale vence as eleições. Outros 22,7% apontaram Léo Costa e 4,5% acreditam que o prefeito Amílcar Rocha será reeleito.

Em Tempo: Contratada pelo Grupo Mirante, a pesquisa ouviu 449 eleitores entre os dias 15 e 17 de agosto, tem margem de erro de 4,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, tem intervalo de confiança de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA – 00450/2024.

São Luís, 28 de Agosto de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *