O presidente Lula da Silva (PT) desembarca hoje em São Luís para uma visita de trabalho, na qual o ponto alto será a assinatura da renovação da concessão do Porto do Itaqui por mais 25 anos. Mas agenda do presidente prevê muito mais. A relação de compromissos a serem firmados foi revelada ontem perlo governador Carlos Brandão (PSB) e contém os seguintes itens: contrato para a construção de um linhão de energia ligando Graça Aranha e Silvânia (GO), autorização para a complementação do Programa Luz Para Todos, convênios com 31 prefeituras para a construção de Areninhas pelo ministério do Esporte, e a ampliação da Avenida Litorânea até o Araçagi. A visita mostra o bom e produtivo relacionamento do governador do Maranhão e o presidente da República.
A julgar pelo conteúdo da pauta, não será uma visita qualquer. Parte desses itens foram negociados pelo governador Carlos Brandão durante a visita do presidente à China, da qual o governante maranhense participou com o membro da comitiva presidencial. Ontem, durante entrevista ao braço maranhense da TV Band, o governador fez essa revelação, confirmando informação dada pela Coluna há duas semanas.
A renovação da concessão do Porto do Itaqui ao Governo do Maranhão, por exemplo, é um fato de muita relevância, exatamente por que ela se baseia no fato de que o Estado maranhense está cuidando bem da megaestrutura portuária por meio da Emap, que tem tornado o complexo portuário mais viável do que se imaginava. Tanto que hoje, no ato em que a concessão será renovada, o governador anunciará que o Complexo Portuário do Itaqui receberá investimento de R$ 98 milhões na construção de um berço, o primeiro que a Emap construirá com recursos próprios. O projeto consolidará a Emap como uma das mais ativas e saudáveis empresas de administração portuária do País.
A construção do linhão ligando Graça Aranha a Silvânia será uma meiga obra de transmissão de eletricidade, que terá 800 quilômetros de extensão e cortará 18 municípios maranhenses. Será construído por uma gigante chinesa da eletricidade e exigirá investimentos no valor aproximado de R$ 15 bilhões, criando nada menos que 12 mil empregos diretos e indiretos. Será uma das maiores obras do PAC. Junto com a autorização para a transmissão de energia. O presidente da República e o governador Carlos Brandão autorizarão a etapa final do Programa Luz para Todos, para atender a nove mil famílias maranhenses que ainda sem contar com energias elétrica.
O quarto item da pauta presidencial no Maranhão será um baita presente para São Luís: a continuação da Avenida Litorânea até o Araçagi. Serão quatro quilômetros a partir do Olho D`Água, onde o Governo Flávio Dino deixou. Será uma das maiores obras de melhoramento urbano do estado, e mais importante, porque terá forte influência na melhoria da mobilidade e no desenvolvimento da indústria do turismo na Capital. A obra foi lançada ontem em campanha publicitária do Governo do Estado na TV O presidente Lula da Silva (PT) desembarca hoje em São Luís para uma visita de trabalho, na qual o ponto alto será a assinatura da renovação da concessão do Porto do Itaqui por mais 25 anos. Mas agenda do presidente prevê muito mais. A relação de compromissos a serem firmados foi revelada ontem perlo governador Carlos Brandão (PSB) e contém os seguintes itens: contrato para a construção de um linhão de energia ligando Graça Aranha e Silvânia (GO), autorização para a complementação do Programa Luz Para Todos, convênios com 31 prefeituras para a construção de Areninhas pelo ministério do Esporte, e a ampliação da Avenida Litorânea até o Araçagi.
Além disso a pauta contém um item especial, voltado para os esportes. É que o presidente Lula da Silva autorizará, juntamente com o ministro do Esporte, André Fufuca, e o governador Carlos Brandão, autorização a construção de Areinhas de esporte em 31 municípios. Esse ato contará com a presença dos prefeitos dessas cidades.
O que será oficializado hoje é parte da grande pauta negociada por Lula da Silva e Carlos Brandão no início dos governos em curso.
PONTO & CONTRAPONTO
Duarte Jr. foi ao Recife conhecer experiências inovadoras do prefeito João Campos (PSB)
O deputado federal Duarte Jr. (PSB) foi nesta semana ao Recife (PE) conhecer experiências inovadoras adotadas na Capital de Pernambuco pelo prefeito João Campos, seu colega de partido. O ponto forte da visita foi o conjunto de medidas usadas ali para a conservação e a ocupação do Centro Histórico, e ao mesmo tempo fomentando o empreendedorismo na metrópole pernambucana.
O parlamentar socialista, que é pré-candidato de peso à Prefeitura de São Luís, quis conhecer a política de incentivo fiscal, como isenção de IPTU, ITBI e ISS, além de outras voltadas para moradia, e iniciativa para a formação de pessoas, como o Embarque Fiscal, que financia mais de dois mil jovens beneficiados pela Prefeitura, para se formar em tecnologia, são algumas das soluções exitosas na capital de Pernambuco.
“Recife é um caso de sucesso quando o assunto a cuidar do patrimônio, e é a prova de que, quando a gestão é competente, é possível fazer mais e melhor”, disse o parlamentar, que pretende adotar algumas experiências caso venha ser eleito prefeito de São Luís.
Vereador quer cadeia para quem comprar ou vender cobre roubado em São Luís
Em meio à grande profusão de leis que vêm sendo criadas pela Câmara Municipal de São Luís, uma, proposta no início desta semana, chamou a atenção. É que o vereador Álvaro Pires apresentou projeto de lei que prevê o estabelecimento da comprovação da origem dos materiais recicláveis em cobre, sobre cadastro dos fornecedores.
O projeto de lei do vereador Álvaro Pires institui a regra segundo a qual as empresas que atuam, por exemplo, no comércio de ferro velho, sucatas, bateria devem cadastrar, no ato da compra, os fornecedores dos materiais, mediante a apresentação de um documento oficial de identificação e a informação de seu respectivo domicílio. Os registros devem conter também a descrição do material comprado, a origem, a quantidade e a data da compra.
Pela norma proposta por Álvaro Pires, as empresas que descumprirem o disposto pela lei ficarão sujeitas a penalidades que variam entre advertência, multa, interdição do estabelecimento por 30 dias ou cassação do alvará de funcionamento.
E a justificativa do parlamentar ludivicense é inatacável: “Os índices de roubo, furto e receptação de cabos, fios metálicos, geradores, baterias, transformadores e placas metálicas continuam alarmantes e crescentes não apenas no Estado, mas também no nosso município”, justificou Álvaro, acrescentando que se faz necessário a atualização e endurecimento da legislação vigente.
De o projeto for aprovado e essa lei for levada a sério, suas regras abrirão caminho o extermínio de uma indústria ativa e criminosa em São Luís.
São Luís, 21 de junho de 2024.