Iracema fecha 2024 com mensagem em que diz buscar “a paz pelo diálogo e entendimento”

Iracema Vale fez na sua mensagem de Ano Novo
uma proposta de conciliação política

Agitado por uma escalada surpreendente de tensão, o mundo político do Maranhão fecha o ano atingido por um apelo de paz. Essa manifestação, feita de maneira inteligente, foi acomodada no bojo de uma mensagem de virada de ano feita pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), ela própria posicionada no epicentro de um terremoto que atingiu a base governista no dia 13 de novembro, na realização da eleição da Mesa Diretora do parlamento para o biênio 2025/2026. Reeleita num processo questionado pelo seu adversário, o deputado Othelino Neto (Solidariedade), a presidente do Poder Legislativo gravou duas mensagens, uma em que carreou o espírito natalino para deputadas e deputados, e outra despachando o ano velho e anunciando o ano novo fazendo um apelo por “paz e entendimento”, alertando que “o Maranhão precisa de paz”.

A mensagem natalina trouxe todos os elementos das manifestações típicas da época: nascimento de Cristo, tempo de esperança, pedido de bênção a Deus, etc., mas literalmente a presidente já introduz um toque político quando propaga que no universo parlamentar “os melhores presentes nem sempre vêm embrulhados em papel. Eles vêm com um sorriso, com um abraço. E deixam em nós, deputados e deputadas, a felicidade de saber que estamos contribuindo para um Maranhão melhor para todos”. E garante que “é isso que nos (os deputados) move todos os dias, fazer o melhor por você e sua família”. Na sua mensagem natalina, apresentada com segurança e empatia, a presidente da Alema conseguiu falar em seu nome e no dos outros 41 deputados.

A mensagem de virada de ano, por sua vez, ganhou uma dimensão muito maior pelo conteúdo político que trouxe. Iracema Vale diz que “chegamos ao final de mais um ano, de muita luta, trabalho e conquistas”. Segue reforçando o tom político ao declarar que “refletindo sobre o atual momento, o Maranhão tem grandes perspectivas de investimentos que abrem oportunidades de empregos para nossa gente”. E dá um passo corajoso ao alertar que, “para alcançarmos essa prosperidade, é preciso muita responsabilidade”. Ou seja, no seu discurso, quem não perceber as condições para alcançar a prosperidade, não estará sendo responsável para com o estado.

O trecho mais surpreendente e forte da mensagem da presidente do parlamento maranhense está numa declaração essencialmente política e de largo alcance: “Meu compromisso é buscar a paz, pelo diálogo e entendimento. O Maranhão precisa de paz”.

Como os maranhenses não estão conflagrados, a falta de paz, diálogo e entendimento está exatamente nas relações que movem a classe política. E mais especificamente na base governista, que representa as maiores e mais importantes forças políticas e partidárias do Maranhão, mas que está em processo de rompimento, produzindo um clima de tensão pouco visto no tabuleiro político estadual em tempos recentes. Quando se propõe buscar a paz pela via do diálogo e do entendimento, a presidente da Assembleia Legislativa faz uma proposta concreta para uma consertação entre as forças em conflito – segmentos políticos que integram a corrente formadas em torno do ex-governador Flávio Dino, e os grupos alinhados ao governador Carlos Brandão (PSB), ao qual ela pertence.

E como não poderia deixar de ser, a mensagem é concluída com o clássico “Que 2025 seja um grande ano para todos os maranhenses”.

Com a sua mensagem de virada de ano, a presidente da Assembleia Legislativa reforça a imagem que construiu nestes dois anos como uma política hábil e carismática, que sabe jogar no tabuleiro da política estadual, e por isso vem há dois anos driblando obstáculos e crises. E tudo isso sem alterar a voz nem usar palavras agressivas nos contra-ataques, tornando os embates mais suaves, mas não menos duros.

Não foi exatamente uma inovação, mas não há dúvida de que foi um gesto político ousado e oportuno.

PONTO & CONTRAPONTO

Eliziane apoia decisões de Dino sobre emendas

Eliziane Gama e Flávio Dino: parceria e amizade

A senadora Eliziane Gama (PSD) fechou 2024 com um posicionamento corajoso em defesa das decisões tomadas pelo ministro Flávio Dino (STF) em relação ao pagamento de emendas.

Eliziane Gama escreveu nas suas redes sociais: “Todo e qualquer recurso público, do povo, deve obedecer ao princípio da transparência. O rigor do ministro Flávio Dino na definição das emendas parlamentares de comissões segue nessa direção. Os Poderes da República não podem fugir desse imperativo ético”.

A parlamentar maranhense se manifesta nesse tom exatamente no momento em que a grande maioria dos 513 deputados federais e dos 81 senadores esbravejam pelos cantos, insatisfeitos com o enquadramento feito pelo ministro da Suprema Corte no processo de liberação de emendas.

E não vale acusar a senadora de oportunismo. Quem conhece a sua trajetória como jornalista, deputada estadual, deputada federal e senadora sabe que Eliziane Gama não compactua com o que está errado, especialmente em relação à aplicação de recursos públicos, não havendo qualquer “porém” em relação a ela.

Um bom fecho para 2024.

Vereadores de São Luís elegerão amanhã Mesa presidida por Paulo Victor

Paulo Victor deve ganhar novo mandato presidencial

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador reeleito Paulo Victor (PSB), se despede de 2024 em clima de contagem regressiva para ganhar mais um mandato presidencial.

A contagem mais recente confirmou que ele terá o voto de 29 dos 31 vereadores ludovicenses, incluindo ele próprio. É o resultado de uma articulação intensa iniciada imediatamente após o anúncio dos eleitos pela Justiça Eleitoral, na noite do dia 6 outubro.

Além do presidente Paulo Victor, a nova Câmara elegerá a seguinte composição para a mesa Diretora: 1º vice-presidente: Concita Pinto (PSB), 2º vice-presidente: Beto Castro (PSB), 3º Vice-Presidente: Raimundo Penha (PDT), 1º Secretário: Aldir Junior (PL), 2º Secretário: Thyago Freitas (PRD), 3º secretário: Daniel Oliveira (PSD), 4º Secretário: Clara Gomes (PSD) e 5º Secretário: Cleber Filho (MDB).

Até ontem à noite, somente os vereadores Douglas Pinto (PSD), que foi o mais votado, tendo recebido nas urnas mais de 16 mil votos, e Flávia Berthier (PL), bolsonarista roxa, não haviam se posicionado em relação à chapa liderada por Paulo Victor.

A eleição da Mesa Diretora do parlamento municipal ocorrerá amanhã à tarde, no Auditório Alberto Abdalla, na Fiema.

Em Tempo: A Coluna deseja um próspero ano novo aos seus leitores e a todos os maranhenses.

São Luís, 31 de Dezembro de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *