Quinto maior colégio eleitoral e um dos municípios mais importantes do Maranhão por sua tradição política e cultural, Caxias é um dos melhores exemplos de como o governador Carlos Brandão (PSB) se movimenta para construir a base do seu projeto de unidade política no estado. Isso ficou nitidamente evidenciado ontem, durante visita ao município, onde inaugurou obras importantes na companhia dos líderes das duas correntes que controlam a seara política caxiense. A primeira é a liderada pelo prefeito Fábio Gentil (Republicanos) e tem como representantes a deputada federal Amanda Gentil (Republicanos) e a deputada estadual Daniella Gidão (PSB). A outra é o Grupo Coutinho, hoje comandado pela ex-deputada Cleide Coutinho e que tem como representante a deputada estadual Cláudia Coutinho (PDT). O governador mantém laços fortes com esses dois braços, e conversa com outras forças em ação, que tentam se fortalecer na Princesa do Sertão.
A costura política de Carlos Brandão em Caxias foi feita durante o Governo José Reinaldo (2002/2006), quando ele, então chefe da Casa Civil, construiu sua candidatura à deputado federal, tendo o apoio firme do deputado Humberto Coutinho e seu grupo. Meses antes das eleições, por meio de um grande acordo, avalizado pelo então governador José Reinaldo Tavares (PDS), Carlos Brandão abriu mão do apoio do Grupo Coutinho em favor do então ex-juiz federal Flávio Dino, candidato a deputado federal pelo (PCdoB). Carlos Brandão (PSDB) se elegeu em 2006 e se reelegeu em 2010. Em 2014, a chapa liderada por Flávio Dino tendo Carlos Brandão como vice venceu a disputa pelo Governo do Estado.
Em 2016, os dois seguiram caminhos diferentes em Caxias. Flávio Dino apoiou o prefeito Leo Coutinho, que tentava a reeleição pelo Grupo Coutinho, enquanto Carlos Brandão apoiou o vereador Fábio Gentil, que venceu a eleição contra todo o poder dos Coutinho naquele momento. De lá para cá, a aliança Brandão/Gentil se consolidou, ao mesmo tempo em que o governador trabalhou para manter fortes os seus laços de antes com o Grupo Coutinho. A articulação funcionou a contento, e o resultado veio com o apoio dos dois grupos à candidatura do já governador Carlos Brandão à reeleição em 2022. Com um dado que chamou a atenção: Cleide Coutinho e Claudia Coutinho eram filiadas ao PDT. Cleide Coutinho saiu do partido para apoiar Carlos Brandão e Flávio Dino; Cláudia Coutinho, por conta da amarração partidária, declarou apoio ao candidato do PDT, Weverton Rocha, seguindo a orientação do seu marido, Ferdinando Coutinho (PDT), prefeito de Matões. Passadas as eleições, ambos declararam apoio ao Governo Carlos Brandão, unificando a posição do grupo nas Princesa do Sertão.
A visita de ontem a Caxias foi reveladora do novo ambiente político em Caxias. O governador Carlos Brandão cumpriu uma intensa agenda de inaugurações e eventos na companhia dos líderes dos dois grupos num clima de total descontração, não tendo sido registrado um só momento de incômodo ou constrangimento de qualquer lado. O anfitrião, prefeito Fábio Gentil, assim como suas aliadas, a deputada federal Amanda Gentil e a deputada estadual Daniella Gidão, interagiu com a deputada estadual Cláudia Coutinho e também com a ex-deputada Cleide Coutinho como velhos conhecidos, todos animados em torno do governador, que por sua vez não escondia o sorriso largo com a soma dos grupos em torno do seu projeto político.
É claro que nem tudo é consenso quando se trata, por exemplo, da corrida para a sucessão do prefeito Fábio Gentil, que naturalmente tem um nome no bolso do colete, bem como Cláudia Coutinho – entronizada como herdeira do grupo – também deve ter o seu. O Palácio dos Leões, por sua vez, trabalha para juntar as forças em torno de um nome. Essa construção não é fácil, à medida que envolve interesses, mágoas ancestrais e um desenho do futuro, que envolve a participação do ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e o senador Weverton Rocha, que certamente vai querer atuar no espaço que lhe restou no município que respira política.
Em Tempo: Em clima festivo, o governador Carlos Brandão ontem as seguintes obras em Caxias: Piscina do Ponte, um dos locais mais aprazíveis da cidade; Revitalização da Beira Rio, ponto de atração às margens do Itapecuru; Praça e Quadra Poliesportiva no Residencial Eugênio Coutinho, homenagem ao pai do líder Humberto Coutinho; UEM José Gentil Rosa – ex-deputado estadual e pai do prefeito Fábio Gentil – no Residencial Santa Terezinha, e Delegacia Civil no Ponte. O governador participou da entrega do Cartão de Transporte Universitário a estudantes, e da Procissão do Fogaréu, o ponto alto da programação da Semana Santa na Terra der Gonçalves Dias.
PONTO & CONTRAPONTO
Clima em Timon ainda é de situação e oposição
O trabalho de unidade política levado a cabo pelo governador Carlos Brandão encontra resistência em alguns municípios. É o caso de Timon, o quarto maior colégio eleitoral do Maranhão, onde ele esteve horas antes de seguir para Caxias. Ali, ele detém hoje o apoio da maioria dos grupos políticos, liderados pelo deputado estadual Rafael Leitoa (PSB), pelo deputado estadual Leandro Bello (Podemos) e pela ex-prefeita e ex-deputada estadual Socorro Waquim. Mas tem como adversário o Grupo Leitoa, formado pelos ex-prefeitos Chico Leitoa e Luciano Leitoa, que controlaram o PSB e hoje são filiados ao PDT e aliados ao senador Weverton Rocha. Os Leitoa, que romperam com o deputado Rafael Leitoa por ele se manter aliado a Carlos Brandão, têm ainda o controle da Prefeitura por meio da prefeita Dnair Veloso, eleita pelo PSB, mas hoje filiada ao PDT.
Na visita de ontem a Timon, as imagens mostram o governador Carlos Brandão e seus aliados em clima de descontração, enquanto a prefeita Dnair Veloso não conseguiu esconder seu desconforto na condição de anfitriã.
Nos bastidores, porém, há quem afirme que as conversas para construir a unidade política em Timon estão avançando.
Convite de Lula para ir à China turbina “volta por cima” de Cleber Verde
Depois de um longo período de enormes dificuldades, atropelos e muito sofrimento, em larga medida causados pelo brutal assassinato dos seus pais, numa fazenda em Turiaçu, em junho de 2020, o deputado Cléber Verde (Republicanos) começa a ver a luz brilhar no fim do túnel. Primeiro foram os convites para ele mudar de partido, depois que perdeu o controle do Republicanos no Maranhão para o deputado federal Aluísio Mendes. Agora foi um inesperado convite para integrar a comitiva do presidente Lula da Silva (PT) na viagem à China, na próxima semana, na qual seguirão o governador Carlos Brandão e a senadora Eliziane gama (PSD). Uma fonte ligada ao parlamentar disse à Coluna que Cléber Verde está se preparando para dar a volta por cima, para recuperar o seu lugar entre os deputados federais eleitos com mais de 100 mil votos.
São Luís, 06 de Abril de 2023.