Prefeito antecipa largada para 26 e lança Brandão ao Senado

Carlos Brandão ouve Josimar da Serraria lança-lo candidato
a Senador três anos antes da desincompatibilização

Esse enredo foi sussurrado durante a campanha eleitoral, ganhou força com o resultado das eleições, passou a ser falado discreta mas intensamente depois da posse do dia 1º de janeiro, e ontem, em Governador Nunes Freire, o prefeito Josemar da Serraria (PSB), num palanque de inauguração, na presença do governador Carlos Brandão (PSB), deu forma definitiva ao projeto: “De já, de pronto, você tem a palavra do prefeito de Governador Nunes Freire e do povo de Governador Nunes Freire: daqui a três anos, provavelmente, nós teremos as eleições para senador, e são duas vagas para o Maranhão, e eu tenho certeza que uma das vagas será deste grande governador”. Além do impacto natural que devem ter causado na seara política e até mesmo em amplos segmentos do eleitorado, a declaração do prefeito de Governador Nunes Freira disparou forte sinal de alerta em alguns gabinetes importantes do Maranhão em São Luís e em Brasília.

A empolgada manifestação de Josimar da Serraria soou para muitos com a primeira chamada para a largada da corrida às duas vagas maranhenses no Senado a serem disputadas em outubro de 2026, daqui a três anos e sete meses. Em princípio, os senadores Eliziane Gama (PSD) e Weverton Rocha (PDT), se não resolverem seguir outro rumo, são candidatos naturais à reeleição. A se confirmar a entrada do governador Carlos Brandão no páreo, as chances de um deles serão reduzidas pelo menos à metade. Isso se não surgirem outros nomes com cacife, como o deputado federal André Fufuca (PP) ou o deputado federal Juscelino Filho (União Brasil), entre outras possibilidades que aqui e ali surgem nos bastidores.

Na sua fala, o prefeito de Governador Nunes Freire confirmou o quer a Coluna vem sinalizando há tempos: “O senhor já pode contar com isso, você já saiba de pronto, que eu já trabalho em minhas discussões com isso”. Ou seja, prefeitos e outras lideranças já têm a corrida às urnas em 2026 nas suas pautas, conversando no seu ambiente e fora dele, para definir posições para o Governo e para o Senado. Em todas as conversas, a candidatura do governador Carlos Brandão a uma das vagas de senador já vista como prego batido e ponta virada, independentemente de restarem pouco menos de três anos para a sua desincompatibilização, e três anos e sete meses para as eleições gerais.

O governador Carlos Brandão tem esse projeto muito bem delineado, tratando com o cuidado e o pragmatismo que a empreitada senatorial exige. Até agora ele não disse nem sim nem não ao ser indagado sobre o assunto. No caso, o silêncio é um forte indicador de que o projeto existe e está de pé, mas que ainda é cedo para falar sobre ele. O governador conhece bem todas as cautelas que se deve ter em relação a um projeto dessa envergadura, principalmente diante do fato de que os ocupantes das duas cadeiras têm a tentativa de reeleição como primeira opção.

Para consolidar e viabilizar esse projeto, o governador Carlos Brandão tem dois desafios. O primeiro é fazer um bom Governo, no nível do que foi compromissado durante a campanha. Os primeiros movimentos indicam que ele vai trabalhar duro para justificar o crédito quer lhe foi dado pelo eleitorado. O segundo é vencer as eleições municipais que serão realizadas daqui a 19 meses, formando uma ampla e sólida base política e eleitoral nos municípios. A julgar pela unidade municipalista que formou na eleição da Famem, não há dúvida de que será expressivo o número de aliados que sairão das urnas. Aliados seus apostam em bons resultados em São Luís e em Imperatriz, por exemplo.

É verdade que ainda é um pouco cedo para se definir candidaturas majoritárias para a corrida eleitoral de 2026. Mas o discurso do prefeito de Governador Nunes Freire mostrou que nos círculos mais fechados da política, os nomes já estão sendo postos, e, pelo menos até aqui, o de Carlos Brandão e, de longe, o mais forte.

PONTO E CONTRAPONTO

A pedido de Brandão, Lula sobrevoará áreas afetadas por enchentes no Maranhão

Lula da Silva atendeu a pedido de Carlos Brandão e
vai sobrevoar as áreas alagadas no Maranhão

O presidente Lula da Silva (PT) conhecerá hoje a situação em que se encontram os mais de 60 municípios atingidos pelas cheias dos rios que cortam as suas regiões. Ele atendeu à solicitação do governador Carlos Brandão. Os dois e o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, sobrevoarão a região do Médio Mearim, onde é crítica a situação de Pedreiras, Trizidela do Vale e Alto Alegre, tomadas pelo rio Mearim, e onde o cenário é mais grave. O sobrevoo alcançar outros municípios, entre eles Bacabal, onde o presidente e o governador concederão entrevista coletiva tão logo retornem da vistoria. Nas diversas regiões onde municípios foram inundados existem quase oito mil famílias afetadas, com cerca de 35 mil pessoas desabrigadas.

Na conversa com a imprensa, que ocorrerá no aeroporto regional de Bacabal, o presidente Lula e o governador Carlos Brandão farão um relato da situação e deverão anunciar pedidas e recursos para ajudar os desabrigados e as prefeituras das cidades afetadas.

Após a vistoria, o presidente Lula da Silva seguirá para Brasília. O governador Carlos Brandão seguirá para a Capital do País, de onde embarcará para a China, terça-feira, na comitiva do presidente da República.

ESPECIAL

TV Assembleia estreia nova programação voltada para mostrar e debater o Maranhão

Acima: Elda Borges entrevista Rodrigo Lago; no meio,
Karla Bianca conversa com Ana do Gás e embaixo,
Fábio Cabral media debate comparticipação do
vice-governador Felipe Camarão sobre educação

Num tempo em que, a exemplo do que acontece em todo o planeta, a comunicação de massa no Maranhão está vivendo as turbulências de uma transformação radical, em meio à qual os veículos de comunicação tradicionais, em especial a televisão, tentam se reinventar para enfrentar a concorrência dos portais de notícia e das controversas e incontroláveis redes sociais, a TV Assembleia, braço jornalístico do Poder Legislativo, faz a diferença com sua programação.

A nova grade programática, lançada segunda-feira (03), contém 11 itens, lança novos programas, ajusta programas consagrados e dinamiza os tradicionais. Essas mudanças estão sendo comandada pela competente e experiente jornalista Jaqueline Heluy, que assumiu a Diretoria de Comunicações em fevereiro, que recebeu da presidente Iracema Vale (PSB) carta branca para inovar e desde então vem dedicando os esforços da sua tarimbada equipe para tornar mais dinâmica e informativa a programação da TV Assembleia.

O carro-chefe da programação é o telejornal Assembleia em Foco”, levado ao ar de segunda às sextas-feiras em duas edições, a primeira às 13h, com apresentação de Ronald Segundo, e a segunda às 18h, com Ely Coelho. E os informativos importantes sobre as atividades do parlamento: “Tira-Dúvidas Legislativo”, de segunda a sexta-feira (durante a programação), com produzido e apresentado pelas jornalistas Ananda Fontenele e Adriane Paiva. E o informativo “Explica Comissões”, de segunda a sexta-feira (durante a programação).

Um dos carros-chefes da programação, o “Café com Notícias”, levado ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, sob a condução da competente jornalista Elda Borges, ganhou nova dinâmica, como ficou demonstrado nas primeiras cinco edições. Foram entrevistados o deputado Rodrigo Lago (PCdoB) – 1º vice-presidente da AL, que mostrou o preparo e a visão aberta da nova geração de parlamentares; o deputado Júlio Mendonça (PCdoB),que ganhou o desafio de presidir a Comissão de Meio Ambiente;  o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado, coronel Célio Roberto de Araújo, sobre as providências de apoio a desabrigados das enchentes; o padre  Gutemberg Feitosa, pároco da Igreja São Maximiliano Kolbe, do Vinhais, sobre a simbologia da Semana Santa, e o deputado Leandro Bello (Podemos), um dos mais ativos entre os novos integrantes do parlamento.

Outro destaque da grade é o programa “Toda Mulher”, levado ao ar às quartas-feiras, sob a condução da jornalista Karla Bianca. Na primeira edição, o programa marcou época ao entrevistar a deputada Ana do Gás (PCdoB), que no terceiro mandato é considerada uma referência de como a mulher pode atuar forte na pública. Política já experiente, que atua intensamente nas articulações de bastidor, Ana do Gás se movimenta como represente das suas bases eleitorais e como legisladora, com projetos que visam sobre tudo fortalecer a posição da mulher. “Uma mulher bem informada, bem esclarecida, vai conseguir perceber o ciclo de violência em que vive e vai poder rompê-lo”, assinalou Ana do Gás durante a entrevista.

Uma novidade com o peso da inovação é “Contraplano”, programa em formato de mesa redonda, ancorado pelo jornalista Fábio Cabral, com a participação de três convidados para discutir temas diversos. Outros destaques são “Dentro da Área”, atração esportiva semanal apresentada pelos jornalistas Gregório Dantas e Ana Tereza, sempre às segundas-feiras, às 20h, e séries como “Tesouros do Maranhão”, com produções especiais sobre a história, as belezas e as raízes culturais do estado, às 12h; 16h e 19h30; e “Maranhão e suas Maravilhas”, que reúne cliques fotográficos retratando as belezas maranhenses.

“É uma nova programação, pensada e produzida a partir de um planejamento cuidadoso e abrangente, que contemplará o cidadão com mais notícias do nosso Parlamento, informações do dia a dia do estado e debates sobre os temas em evidência na comunidade. Um trabalho feito por uma equipe competente e dedicada, que há anos já vivencia as produções na Casa”, ressalta a diretora de Comunicação da Assembleia, Jacqueline Heluy.

A programação da TV Assembleia pelo canal aberto digital 9.2 (TV aberta), Maxx TV (canal 17) e Sky (canal 309).

Em meio à pobreza programática das TVs abertas, a TV Assembleia é uma rica opção de bons programas sobre o Maranhão.

São Luís, 09 de Abril de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *