Candidatos a prefeito de São Luís se enfrentarão hoje no decisivo debate da TV Mirante

Eduardo Braide, Duarte Jr., Wellington do Curso, Yglésio Moises, Flávia Alves,
Franklin Douglas e Saulo Arcangeli se medirão hoje no debate da TV Mirante

Num cenário de polarização mais que definida entre o prefeito Eduardo Braide (PSD) e o deputado federal Duarte Jr. (PSB), mas com a possibilidade concreta de que o pleito seja resolvido já no próximo domingo em turno único, os oito candidatos à Prefeitura de São Luís – além dos dois líderes, Wellington do Curso (Novo), Yglésio Moises (PRTB), Flávia Alves (SD), Fábio Câmara (PDT), Franklin Douglas (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU) – se encontrarão hoje à noite para o que deve ser o momento mais decisivo da reta final da campanha: o tradicional debate na TV Mirante. Nele, o favorito atuará para manter sua liderança, o segundo colocado fará o possível para levar o desfecho da corrida para o segundo turno, e os demais tentarão de tudo para saírem inteiros das urnas, especialmente Wellington do Curso e Yglésio Moises, que daqui a dois anos tentarão renovar seus mandatos na Assembleia Legislativa.

O prefeito Eduardo Braide vai para o embate verbal ciente de que ele será o alvo preferencial, principalmente do socialista Duarte Jr., cuja campanha na TV tem sido dura com o chefe do Executivo municipal, que, aliás, reagiu duro nas inserções mais recentes. Eduardo Braide foi obrigado a ver e ouvir o repeteco por meio do qual tentam liga-lo ao Clio vermelho e o R$ 1,2 milhão. O prefeito já repetiu muitas vezes que nada tem a ver com o carro e com o dinheiro. Mas isso não satisfaz os seus concorrentes, que com certeza tentarão colocar o dinheiro na sua mesa. Com certeza ele levará alguns trunfos na manga da camisa para disparar contra os que o atacarem.

É improvável que durante o debate um dos candidatos, a começar por Duarte Jr., saque do colete algo que, revelado, coloque em risco a liderança do prefeito Eduardo Braide. Movido por uma campanha agressiva, o bolsonarista assumido Yglésio Moises investirá duro contra Eduardo Braide e Duarte Jr., já que de nada adiantaram suas tentativas de ganhar espaço atacando Wellington do Curso, para tirar dele o rótulo assumido de direita. Até porque, dependendo da maneira de como vier a atacar, o tiro poderá sair pela culatra, complicando ainda mais a sua posição na corrida. Como eles, os demais candidatos dificilmente terão condições de virar o jogo.

O prefeito Eduardo Braide não vai para o debate da TV Mirante inclinado a baixar a guarda. Até onde é possível perceber, ele só confirmou sua participação depois de se certificar de que o Clio vermelho não chegou à sua garagem e de que nada existe de errado na sua gestão na Prefeitura de São Luís. O mesmo parece acontecer com Duarte Jr., que vem se apresentando como um candidato acima de qualquer suspeita. Logo, se o embate descambar para a agressão, o maior evento da campanha terminará com o prefeito Eduardo Braide praticamente reeleito.

Vale registrar que o prefeito de São Luís tem a seu favor o mais forte dos argumentos de campanhas, os percentuais das pesquisas de intenção de voto. De acordo com a mais recente, realizada pela Quaest, encomendada pela própria TV Mirante, o prefeito tem nada menos que 63% das intenções de voto, o que indica a sua provável vitória no dia 6 de outubro, colocando 42 pontos percentuais sobre Duarte Jr., que aparece com 21%. O socialista, por sua vez, coloca 18 pontos percentuais sobre o terceiro colocado, Wellington do Curso, que tem 3%, seguido do bolsonarista Yglésio Moises com 2%, Fábio Câmara e Flávia Alves com 1% cada. Franklin Douglas (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU) não pontuaram. Os indecisos somaram 5% e os que votarão em branco ou anularão o voto são 4%. (Pesquisa registrada no TSE sob o protocolo MA-06269/2024).

Se estiverem mesmo preocupados com os interesses da coletividade, os candidatos a prefeito de São Luís usarão o debate da TV Mirante como o momento maior da campanha de cada um.   

PONTO & CONTRAPONTO

Imperatriz: debate de hoje pode definir quem vai para o segundo turno

Rildo Amaral, Mariana Carvalho e
Josivaldo JP: quem vai para o
segundo turno em Imperatriz?

Os 201.917 eleitores de Imperatriz se concentrarão hoje no debate dos candidatos a prefeito na TV Mirante. O confronto reunirá os sete candidatos –  Rildo Amaral (PP), Mariana Carvalho (Republicanos), Josivaldo JP (PSD), Nilson Takashi (Novo), Marco Aurélio (PCdoB), Justino Filho (PMB) e Gabriel Araújo (PCB) – e definirá quais deles irão para o segundo turno. É voz corrente entre os observadores tocantinos que o deputado estadual Rildo Amaral deve ter seu passaporte carimbado para a segunda rodada, e que a grande disputa se dá entre Mariana Carvalho e Josivaldo JP pela segunda vaga.

Rildo Amaral, que tem o apoio do ministro do Esporte André Fufuca (PP) e do ex-prefeito Sebastião Madeira, presidente estadual do PSDB e chefe da Casa Civil do Governo do Estado, estaria consolidado cacife para sair das urnas como o primeiro colocado. Ele vem mantendo o volume de campanha, com liderança confiável.

O embate na reta final da campanha está se dando entre Mariana Carvalho e Josivaldo JP. Ela, que é apoiada pelo deputado federal Aluísio Mendes (Republicanos), vem crescendo desde o lançamento da sua candidatura, há alguns meses, manteve intacto o seu discurso de direita conservadora e ganhou impulso com a ida do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Imperatriz. Há quem a veja crescendo.

Espécie de outsider, que segue o seu próprio caminho, o deputado federal Josivaldo JP passou a pré-campanha alternando a liderança nas pesquisas com Rildo Amaral. Na campanha propriamente dita, parou de crescer exatamente quando Mariana Carvalho entrou acusando-o de ser apoiado pelo prefeito Assis Ramos, cuja popularidade é muito baixa. Josivaldo JP reagiu atacando Mariana Carvalho. Desde então os dois brigam feio pela vaga no segundo turno.

O debate de hoje pode definir o adversário de Rildo Amaral na rodada final.

Termina hoje a campanha eleitoral

Começa a contagem regressiva para a votação de domingo

Termina hoje, à meia-noite, a campanha eleitoral para as eleições municipais, que serão realizadas domo, dia 6. O Calendário Eleitoral reza o seguinte para a data de 3 de outubro:

1. Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno.
2. Último dia para a realização de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h (oito horas) e as 24h (vinte e quatro horas), com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais 2 (duas) horas.
3. Último dia para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida sua extensão até as 7h (sete horas) do dia 4 de outubro.

4. Data a partir da qual e até 7 de outubro, o juízo eleitoral ou o presidente da Mesa Receptora poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitora ou de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar ou pelo fato de haver votado.

Em Tempo: desde o dia 1º e até o dia 8 de outubro, nenhum eleitor pode ser preso, salvo em flagrante delito.

É isso aí.

São Luís, 03 de Outubro de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *