Braide desfaz especulações e confirma Esmênia Miranda como candidata a vice

Eduardo Braide e Esmênia Miranda, quando
a chapa foi anunciada em 2020

O prefeito Eduardo Braide (PSD) bateu martelo e manterá a professora Esmênia Miranda (PSD) como sua vice na corrida à reeleição. Ele confirmou a decisão ao bem informado jornalista Jorge Aragão com a seguinte declaração: “Esmênia novamente. Correta, leal e deixou uma carreira na PM por acreditar no projeto”. Com a manifestação, o prefeito de São Luís estanca um movimento de especulação dando conta de que ele poderia rever essa posição para ceder a vaga de candidato a vice ao MDB, o que levaria a atual vice-prefeita a disputar uma cadeira na Câmara Municipal. Liderando assim uma chapa “puro sangue”, o prefeito Eduardo Braide será confirmado amanhã, em convenção, candidato do PSD à reeleição. A definição acontece em meio à forte repercussão da pesquisa DataIlha, que aponta o prefeito com possibilidade real de ser reeleito já no primeiro turno.

A decisão de manter a chapa não é de agora. Ela foi tomada bem antes, ao longo do exercício do atual mandato, tempo em que a vice-prefeita Esmênia Miranda manteve inalterada sua postura de lealdade ao prefeito Eduardo Braide. Discreta, mas presente na medida certa, a vice-prefeita de São Luís tem atuado com coerência e na medida dos limites do seu posto, que é de expectativa de direito. Quando assumiu, em janeiro de 2021, o prefeito Eduardo Braide a nomeou secretária municipal de Educação. Meses depois, porém, desfez a nomeação ao perceber que ela havia se tornado alvo de pressões por parte de sindicatos dos professores e de servidores municipais. Ela própria concordou em deixar a pasta.

Cerca de dois meses atrás, com base na informação de uma fonte ligada ao prefeito, esta Coluna divulgou que Eduardo Braide estava decidido a manter a chapa na corrida à reeleição. Semanas depois, circulou a informação, não confirmada, de que aliados do Governo municipal estariam sondando o prefeito sobre a possibilidade de ele rever a decisão e abrir a vaga de vice para uma composição. Com sua reconhecida habilidade, Eduardo Braide “fez que não entendeu” e deixou a sondagem sem resposta. A especulação foi retomada na semana passada e chegou ao ápice numa reunião do prefeito com lideranças do MDB em São Luís. Mas nada mudou. Ontem, o jornalista Jorge Aragão publicou no seu blog a resposta do prefeito Eduardo Braide a uma pergunta que lhe fez sobre o assunto.

Vale registrar que em meio às primeiras especulações, entre março e abril, o prefeito Eduardo Braide decidiu incluir a vice-prefeita Esmênia Miranda na sua comitiva, passando ela a participar, ao seu lado, de inaugurações, abertura de eventos e lançamento de obras, além dos atos em que ela foi, e continua sendo, escalada para representa-lo. Nos registros fotográficos e em vídeos, a vice-prefeita pareceu muito à vontade, demonstrando perfeita sintonia com o chefe da administração municipal.

Movido pela lógica segundo a qual não se mexe em time que está ganhando, o prefeito Eduardo Braide decidiu antecipar a definição informando que a professora Esmênia Miranda continuará como sua companheira de chapa. A confirmação dessa decisão já esperada se dará na convenção de amanhã (25), na Assembleia Legislativa, quando o PSD oficializará o projeto de reeleição do prefeito tendo-a como vice, ou seja, formalizará a chapa “puro sangue” do partido às urnas de outubro.

Líder na preferência do eleitorado, segundo todas as pesquisas feitas até agora, com percentuais crescentes, o prefeito Eduardo Braide vai para a convenção desta quinta-feira certo de que o seu projeto de reeleição é viável, podendo até mesmo ser resolvido em turno único. A chapa mantida tendo a professora Esmênia Miranda como vice é um dos seus trunfos.

PONTO & CONTRAPONTO

Nova pesquisa reforça favoritismo de Felipe dos Pneus em Santa Inês

São cada vez mais fortes os sinais de que o prefeito Felipe dos Pneus (PP) – um político destacado da nova geração – pode renovar o mandato em Santa Inês. Várias pesquisas já indicaram essa tendência, incluindo a mais recente, feita pelo instituto EPO, segundo a qual se a eleição fosse agora, Felipe dos Pneus seria reeleito com 43,7% das intenções de voto, seguido da deputada Solange Almeida (PL) com 23,5%, Valdivino Cabral (PL) com 19,4%, Joe Rodrigues com 1,4% e V. Oliveira com 1,2%. Além disso, 3,9% votariam em branco, nulo ou em nenhum deles e 7% não souberam ou não quiseram responder.

Todas as pesquisas feitas até agora sobre a corrida eleitoral em Santa Inês, um dos municípios mais importantes do Maranhão, atualmente com 85 mil habitantes, indicam que o prefeito Felipe dos Pneus é bem avaliado e tem condições de se reeleger. Ele enfrentou dificuldades há dois anos, chegou a ser afastado do cargo, mas contornou o problema e conseguiu se reafirmar como um gestor eficiente.

Seu adversário mais próximo, a deputada Solange Almeida (PL) tem demonstrado prestígio com bons percentuais de intenções de voto, que podem turbinar sua candidatura à reeleição em 2026. O ex-prefeito e ex-deputado Valdivino Cabral, que já foi um dos líderes mais importantes da região polarizada por Santa Inês, já não tem o prestígio de antes.

Em Tempo: a pesquisa do instituto EPO ouviu 515 eleitores no período de 11 a 14 de julho, tem margem de erro de 4,30 pontos percentuais para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-00791/2024.

Convenção do PSOL vai confirmar candidatura de Franklin Douglas a prefeito

Franklin Douglas: escolhido

O advogado e professor Franklin Douglas será o candidato da Federação PSOL/Rede à Prefeitura de São Luís, ele foi escolhido numa votação prévia no partido, realizada sábado. Sua escolha se deu depois que o Rede retirou a candidatura da professora Janiselma Fernandes, para lança-la candidata a uma cadeira na Câmara Municipal.

Franklin Douglas, que foi candidato a prefeito de São Luís em 2020, será agora referendado pela convenção do partido. Esse referendo pode se dar por aclamação, uma vez que ele foi escolhido pelo voto dos membros do Diretório municipal. Mas pode também ser confirmado por votação, como quer uma ala do partido, mesmo sendo o escrutínio considerado desnecessário. Outros veem tal votação na convenção como mero formalismo e perdas de tempo.

Pelo acordo firmado dentro da Federação, cabe a um partido indicar o candidato a prefeito e o outro, candidato a vice-prefeito. Nesse caso, como o PSOL já escolheu e vai confirmar Franklin Douglas na convenção, o caminho natural é o Rede indicar o candidato a vice.

O fato incontestável é que Franklin Douglas é o candidato da Federação PSOL/Rede à Prefeitura de São Luís, como o foi em 2020. E fez uma campanha diferenciada, agressiva, mas de bom nível.

São Luís, 24 de Julho de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *