Apoio de Federação confirma que Brandão fica, Orleans será candidato e Fufuca e Pedro Lucas tentarão Senado

Iracema Vale e Antônio Rueda (centro) selam o apoio da FUP
a Orleans Brandão ao Governo e André Fufuca e
Pedro Lucas Fernandes (atrás de Iracema) ao Senado

A menos que haja uma reviravolta sem precedentes, o governador Carlos Brandão (PSB) vai cumprir seu mandato até o final, com poder de fogo para ter participação decisiva na corrida ao Palácio dos Leões. Essa equação foi definida ontem, no amplo salão do Blue Tree, o antigo Hotel Quatro Rodas, num ato em que o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), confirmou sua pré-candidatura ao Governo do Estado ao receber a declaração de apoio do comando nacional da Federação União Progressista (União/PP). O evento produziu uma série de situações novas, sendo a principal delas a confirmação do próprio Orleans Brandão avisando que sua pré-candidatura deixou de ser uma possibilidade para se tornar fato concreto. Além do item principal, o presidente da FUP, Antônio Rueda (União), anunciou o ministro do Esporte, o deputado federal André Fufuca (PP), e seu colega Pedro Lucas Fernandes (União) às duas vagas no Senado. Mais ainda: abriu caminho para a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PSDB), atuar para ser candidata a vice na chapa do emedebista.

O governador Carlos Brandão (PSB), claro, não compareceu, e o expressivo ato político foi comandado pela presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB). E como era previsto, do deputado federal Juscelino Filho (União), ex-ministro das Comunicações, também não apareceu, confirmando sua dissidência em relação ao grupo

A declaração de apoio da FUP ao secretário Orleans Brandão deflagrou de vez a corrida ao Palácio dos Leões. Agora são três pré-candidatos assumidos – ele próprio, o vice-governador Felipe Camarão (PT) e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Lahesio Bonfim (Novo) -, permanecendo indefinida a posição do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD). A confirmação da pré-candidatura de Orleans Brandão tem importância decisiva nesse contexto, uma vez que ele é o nome escolhido pelo governador Carlos Brandão, que desistiu de disputar cadeira no Senado para apoiar integralmente esse projeto. O agora pré-candidato do MDB se consolida no jogo com um nome forte, cuja campanha terá o suporte das maiores forças políticas reunidas hoje no Maranhão.

Ao anunciar o apoio, Antônio Rueda declarou: “Precisamos apoiar esse projeto, que tem transformado o Maranhão. Seguiremos no mesmo caminho, agora também ao lado de Orleans, que, sem dúvida, seguirá rumo ao sucesso”. Em resposta, Orleans Brandão agradeceu, confirmando o seu projeto de candidatura: “Agradeço à Federação, ao presidente Antônio de Rueda e a todas as lideranças que aqui estão pelo apoio à minha pré-candidatura. Esse apoio é um sinal claro de confiança no trabalho que o governador Carlos Brandão tem realizado em nosso estado. Juntos, vamos continuar esse projeto de transformação e avançar ainda mais para um Maranhão mais justo e próspero”.

Na ausência do governador Carlos Brandão, a deputada-presidente Iracema vale chancelou e justificou o ingresso da FUP na base de apoio de Orleans Brandão: “Orleans é um jovem que agrega inovações ao nosso estado, sabe dialogar e tem trabalhado junto com o nosso governador para melhorar o Maranhão. É alguém preparado para dar continuidade a esse projeto que vem transformando a vida do povo maranhense”.

O evento de ontem, que reuniu parlamentares, prefeitos e vereadores, pode ser considerado um marco na corrida ao Palácio dos Leões. Isso porque o que parecia impensável aconteceu: o governador Carlos Brandão, bem avaliado e política e eleitoralmente forte, abre mão de ser senador da República, tendo como projeto político maior dar suporte à candidatura do seu sobrinho e principal auxiliar. E com o adendo de que Orleans Brandão poderá compor sua chapa tendo como vice uma liderança feminina forte, a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge.

A corrida sucessória está em pleno curso, chamando agora as atenções ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que ainda não disse se será ou não candidato, e ao vice-governador Felipe Camarão, que agora sabe que não assumirá o Governo para ser candidato à reeleição.

PONTO & CONTRAPONTO

Candidaturas de André Fufuca e Pedro Lucas colocam Weverton Rocha sob pressão na base governista

André Fufuca e Pedro Lucas Fernandes
colocam Weverton Rocha sob pressão

O ato em que a FUP (União/PP) declarou apoio ao secretário Orleans Brandão (MDB) para o Governo do Estado promoveu uma mudança forte na composição da corrida ao Senado. Sem o governador Carlos Brandão no páreo, a Federação lançou o deputado federal André Fufuca (PP), atual ministro do Esporte, e, para surpresa de muitos – incluindo a Coluna -, do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União), atual líder do partido na Câmara Federal.

Com a senadora Eliziane Gama caminhando para ser candidata numa eventual chapa do prefeito Eduardo Braide, distanciando-se, portanto, da base governista, os votos da aliança liderada pelo governador Carlos Brandão serão agora divididos entre Weverton Rocha, que já conta com o apoio declarado do mandatário e da deputada-presidente Iracema Vale, e André Fufuca e Pedro Lucas Fernandes. Será uma disputa dura, na qual um deles sobrará, já que são apenas duas cadeiras em jogo. E pode complicar ainda mais se Eliziane Gama reforçar seu cacife daqui até a corrida às urnas.

Ontem, após o lançamento de André Fufuca e Pedro Lucas Fernandes, várias apostas foram feitas, sendo que uma delas é a de que Pedro Lucas Fernandes fará logo as contas e preferirá buscar a reeleição para a Câmara Federal.

Iracema reforça condição de principal articuladora da candidatura de Orleans Brandão

Iracema Vale: participação decisiva na
articulação por Orleans Brandão

O movimento da Federação União Progressista em favor da candidatura do secretário Orleans Brandão consolidou também a deputada-presidente Iracema Vale como um dos quadros mais ativos e bem articulados da política maranhense na atualidade. Aliada incondicional do governador Carlos Brandão, ela tem tido participação decisiva na construção da candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, e nas articulações para as posições políticas que o grupo governista vem tomando.

Em relação da candidatura de Orleans Brandão, ela abraçou o projeto desde a sua fase embrionária, quando recebeu sinal verde do govenador Carlos Brandão para se movimentar. Têm sido dela as iniciativas públicas mais arrojadas em favor do secretário, num jogo dosado de ousadia e habilidade política.

No mês passado, por exemplo, ela reuniu sua base em Urbano Santos e comunicou a decisão de apoiar Orleans Brandão. Depois, apresentou o secretário numa reunião de mulheres legisladoras. Mais recentemente, reuniu a maioria dos integrantes da Assembleia Legislativa e obteve deles o apoio declarado à candidato do emedebista. Isso sem contar os discursos entusiasmados feitos em eventos do Governo no interior

Ontem, na ausência do governador Carlos Brandão, Iracema assumiu a condição de líder principal da aliança governista, e nessa condição recepcionou o presidente da Federação Antônio Rueda e defendeu a iniciativa com o argumento de que “o Maranhão está muito melhor”.

Nessa pisada, a presidente da Assembleia Legislativa caminha para se reeleger com uma votação diferenciada, a exemplo do que aconteceu em 2022, quando saiu das urnas como a primeira mulher eleita deputada estadual com votação acima dos 100 mil sufrágios.

São Luís, 19 de Julho de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *