Duarte Jr. ganha o apoio do União Brasil e consolida a base partidária da candidatura

Duarte Jr. com o aval de ACM Neto (segundo à esquerda), Antônio Rueda (segundo à direita) e Pedro Lucas Fernandes

O deputado federal Duarte Jr., candidato do PSB à Prefeitura de São Luís, ganhou ontem, em Brasília, um reforço político de peso. Ele recebeu o apoio da cúpula nacional do União Brasil (UB), reforçando a posição do presidente do braço maranhense do partido, deputado federal Pedro Lucas Fernandes. O aval partidário foi declarado pelo presidente nacional do partido, Antônio Rueda, e ratificado pela maior estrela do UB, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto. O apoio do UB à candidatura do socialista já estava acertado no Maranhão, mas a confirmação pela direção nacional consolida de vez a presença desse partido na aliança partidária que dará suporte à participação dele na disputa. O UB está entre os 11 partidos que formam a aliança governista e a frente de apoio ao projeto do PSB de chegar à prefeitura da Capital.

Ao receber o apoio do UB, Duarte Jr. declarou: “Estou muito feliz pelo apoio do União Brasil à nossa pré-candidatura à Prefeitura de São Luís. A cada novo dia, mais pessoas aderem à nossa proposta para nossa cidade e assim nossa pré-candidatura ganha mais força”.

A rigor, o União Brasil já havia decidido apoiar a candidatura de Duarte Jr., tendo o seu presidente estadual, deputado federal Pedro Lucas Fernandes, participado de todas as reuniões da aliança para definir rumos. Havia apenas um óbice a impedir a formalização do apoio: o projeto de candidatura do deputado Neto Evangelista, cuja desistência foi anunciada agora, mas que foi mandado para o arquivo morto quando ele aceitou assumir a liderança do Governo na Assembleia Legislativa. Houve até especulação sobre a possibilidade de Neto Evangelista vir a ser coordenador da campanha do socialista, o que foi negado enfaticamente. O apoio da cúpula nacional do UB ao projeto de candidatura de Duarte Jr. encerra a discussão dentro do UB.

Ao contrário do prefeito Eduardo Braide (PSD), cuja candidatura à reeleição não conta com uma base partidária ampla, Duarte Jr. entra na guerra pelo voto com um suporte partidário invejável. Além da força política que esses partidos representam, eles garantem ao candidato amplo espaço no rádio e na TV durante a campanha propriamente dita, proporcionando ao candidato viabilizar um projeto inteligente de campanha. E como o pré-candidato do PSB aposta alto na sua imagem pessoal e no seu discurso, espaço no rádio e na TV podem favorece-lo e fazerem a diferença nos embates que serão travados durante a campanha.

O apoio do UB se soma a outra boa notícia que o candidato do PSB recebeu nos últimos dias: o anúncio de que sua campanha será coordenada pelo presidente estadual do MDB, Marcus Brandão. Essa decisão preencheu o vazio deixado na pré-campanha com a desistência do vice-governador Felipe Camarão (PT) de coordenar a campanha, e, de quebra, eliminou qualquer dúvida quanto ao engajamento do governador Carlos Brandão nesse projeto de chegar à Prefeitura de São Luís.  

Com a definição do leque partidário e da coordenação da pré-campanha e campanha para valer, Duarte Jr. amarra sem sobressaltos todos os pontos do seu projeto de chegar ao Palácio de la Ravardière em outubro. Isso porque o Duarte Jr. de agora é mais movido pelo bom senso e pela experiência acumulada, bem diferente do candidato impetuoso, às vezes além da conta, da campanha passada. Ele agora senta, ouve, pondera e passa a impressão de que passou efetivamente por um processo de amadurecimento. Além disso, se transformou em um “especialista” em São Luís, tendo na ponta da língua respostas para os mais diversos, complexos e desafiadores problemas da cidade que hoje abriga 1,2 milhão de pessoas.

Com o suporte político partidário com que contará na briga pelo voto, Duarte Jr. passa a depender muito dele próprio para a tarefa hercúlea de seduzir a maioria do eleitorado de São Luís.

PONTO & CONTRAPONTO  

Clima forte de disputa permanece em Vitorino Freire

Juscelino Filho e Stênio Rezende

Continua de guerra o clima político em Vitorino Freire, onde a família Rezende está mergulhada numa guerra pelo poder. De um lado está o ministro das Comunicações Juscelino Filho (UB) e a irmã, a prefeita Luanna Rezende (UB), e do outro o ex-deputado estadual Stênio Rezende (PSB), apoiado pela mulher, a deputada Andreia Rezende (PSB) se batendo pelo comando da Prefeitura.

Para lembrar: o rompimento se deu porque o ministro Juscelino Rezende se recusou a apoiar a candidatura do tio à sucessão da sobrinha, preferindo apoiar um aliado, Ademar Magalhães (UB), mais conhecido como Fogoió, assessor experiente e de confiança do ministro e da prefeita. Indignado, Stênio Rezende lançou a sua candidatura, apoiado por uma parte da família liderada pela deputada Andreia Rezende.

Houve várias tentativas de conciliação, mas os dois lados não abriram mão das suas posições, dando origem a uma crise cujo desfecho é imprevisível.  

Câmara de São Luís aprova mais seis projetos de lei

s vereadores de São Luís continuam dando vazão máxima ao seu viés legislativo. Na sessão de terça-feira (09), o plenário da Câmara Municipal aprovou seis projetos de lei, versando sobre diferentes temas.

Por meio do PL nº 089/22, o vereador Ribeiro Neto (PSB) criou o Programa de Orientação, Apoio e Atendimento aos Familiares dos Portadores da Doença de Alzheimer, cujo objetivo é garantir atendimento clínico, psiquiátrico e neurológico especializado e periódico aos familiares e cuidadores de pacientes de Alzheimer em São Luís.

Também de autoria do vereador Ribeiro Neto, o PL nº 103/22 cria o Programa Contínuo de Diagnóstico e Tratamento da Depressão Pós-parto na rede pública de saúde de São Luís.

Outra iniciativa do vereador Ribeiro Neto, o PL nº 056/23 dispõe sobre a destinação de um espaço reservado em favor das pessoas com transtorno do espectro autista – TEA, em estádios e ginásios, localizados no município de São Luís.

O PL nº 020/24, de autoria do vereador Pavão Filho (PDT), institui o Programa “Fala Saúde São Luís”, com o objetivo de oferecer orientação, atendimento pré-clínico e informações sobre saúde por telefone, vídeo-chamada ou chat.

A vereadora Fátima Araújo (PCdoB) teve aprovado o PL nº 034/24 que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia e outros transtornos que interferem na aprendizagem.

De autoria do vereador Antônio Garcez (PP), o PL nº 074/24, que insere na rede pública municipal de saúde de São Luís a prática terapêutica do Reiki como tratamento complementar integrativo.

O PL nº 125/24, de autoria do Coletivo Nós (PT) considera de utilidade pública o instituto Ylúguerê de Educação, Política e Cultura Afro-brasileira, que atua na seara cultural e educativa combatendo o racismo.

São Luís, 11 de Julho de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *