Apoiado por 11 partidos e a coordenação de Camarão, Duarte Jr. ganha fôlego em SL

Duarte Jr. terá campanha coordenada
por Felipe Camarão

A pré-campanha do deputado federal Duarte Jr. (PSB) à Prefeitura de São Luís ganhou novo rumo e nova dinâmica desde o final da reunião do governador Carlos Brandão (PSB) com os líderes das 11 legendas que formam a aliança partidária que dá sustentação ao Governo. Além da reafirmação da candidatura e do apoio ao projeto eleitoral foram tomadas decisões que mudam a dinâmica da campanha, entre elas a escalação do vice-governador Felipe Camarão (PT), que já vinha atuando como articulador político, passou a ser o coordenador geral do projeto eleitoral do pré-candidato socialista. E o desafio é criar as condições para que Duarte Jr. passe a liderara corrida até agora liderada pelo prefeito Eduardo Braide (PSD) ou pelo menos diminuir a distância entre os dois e levar a decisão para o segundo turno.

Nascido por acaso no Rio de Janeiro, mas crescido e formado em São Luís, o vice-governador Felipe Camarão conhece o caminho das pedras na Capital. Além disso, tem uma relação de amizade consolidada com o deputado Duarte Jr., o que facilita muito o diálogo e a concretização das ações em busca do eleitorado. Além do mais, Felipe Camarão conhece o prefeito Eduardo Braide, são basicamente da mesma geração, já conviveram em situações diferentes e sabe que o adversário é competente e difícil de ser batido.

A tarefa do pré-candidato Duarte Jr. é hercúlea, a começar pelo fato de que ele começou a corrida em segundo lugar e até agora, ao que tudo indica, não conseguiu virar o jogo, o que indica a consolidação do prefeito na liderança. Não existe pesquisa sobre a corrida em São Luís desde janeiro, mas estão sendo feitas pesquisas qualitativas e, segundo uma fonte da aliança governista, elas indicam que o prefeito Eduardo Braide se mantém na liderança, mas com sinalização clara de que a disputa caminha para ser decidida em dois turnos. Essa tendência abre caminho para que o segundo turno seja “uma nova eleição”, dependendo das alianças que os dois candidatos conseguiram firmar.

Duarte Jr. tem o apoio de 11 partidos, todos compromissados de sair a campo em seu apoio. Fora isso, conta com o apoio declarado do governador Carlos Brandão e o respaldo no comando nacional do seu partido, o PSB, além do aval do presidente Lula. É uma base de apoio poderosa, sonho colorido de qualquer candidato. Ao mesmo tempo, Duarte Jr. é um político muito ativo, que se dedica à sua pré-campanha em tempo integral, com atuação muito forte nas redes sociais, que é, na verdade a sua marca. Daí ser difícil mensurar qual o seu real poder de fogo eleitoral.

Tanto Duarte Jr. quanto Felipe Camarão têm noção clara do tamanho do desafio que é enfrentar o prefeito Eduardo Braide, que está em busca da reeleição, e que sabe como poucos das nuances do mapa eleitoral de São Luís, que abriga mais de 600 mil eleitores. Mais do que isso, o prefeito Eduardo Braide comanda uma máquina ágil e eficiente, o que lhe dá uma enorme vantagem na seara política. O programa “Trânsito Livre”, por exemplo, tem lhe dado uma visibilidade fora do comum.

Por outro lado, o deputado Duarte Jr. tem intensificado suas ações nas redes sociais, destinando emendas parlamentares para setores importantes de atendimento ao público, criticando áreas da administração municipal, enfim, fazendo o seu papel de candidato de oposição. Na última sexta-feira, ocupou todos os espaços possível durante a visita do presidente Lula da Silva (PT) a São Luís, tendo sido mencionado e aplaudido em alguns momentos.

O fato é ato é que vai agora intensificar a fase prévia da sua caminhada em direção ao palácio de la Ravardière ciente do tamanho do desafio, mas respaldado por uma base partidária forte e sob a coordenação de um aliado comprometido com o projeto.

PONTO & CONTRAPONTO

Wellington garante que está confirmado como candidato do Novo em São Luís

Wellington do Curso é
confirmado pelo Novo

O deputado Wellington do Curso garante que está consolidado como pré-candidato do partido Novo à Prefeitura de São Luís. Ele tem o aval da direção nacional, está “fechado” com a direção estadual e tem o apoio declarado do mais destacado chefe do partido no Maranhão, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, que ficou em segundo lugar na disputa pelo Governo do Estado em 2022.

Depois de muito tempo fazendo voos solo e levando rasteiras de chefes partidários sem compromisso, o deputado Wellington do Curso vai para a sua terceira disputa pela Prefeitura de São Luís em condições bem diferentes. Ele afirma que o partido está lhe dando as condições políticas para ele brigar pelo voto municipal.

O problema é que Wellington do Curso corre o risco de disputar a Prefeitura de São Luís sem o mandato de deputado estadual. Ele foi eleito pelo PSC e está sendo vítima de uma lambança que os chefes do partido fizeram com a cota de gênero, usando candidatas laranjas para enganar a Justiça Eleitoral.

Ele e o deputado Fernano Braide se encontram na mesma situação: não têm qualquer envolvimento na maracutaia com a cota de gênero, mas a Justiça Eleitoral entende que, mesmo não estando diretamente envolvidos, teriam sido beneficiados com a fraude.

Wellington do Curso disputa a Prefeitura de São Luís nessa condição crítica, mas está animado devido ao apoio que vem recebendo do partido, inclusive no campo jurídico. E é nesse contexto que ele garante: “Vou ser o novo prefeito de São Luís”.

Sucessão em Balsas põe Viviane Silva e Andreia Rezende em rota de confronto

Viviane Silva e Andreia Rezende em
rota de confronto por Balsas

Uma série de pronunciamentos e apartes registrados ontem no plenário da Assembleia Legislativa traduziu o clima forte que se forma na sucessão na Prefeitura de Balsas, hoje considerado o terceiro município economicamente mais forte do Maranhão, devido principalmente ao agronegócio. O atual prefeito, Eric Silva (PDT), já reeleito, chega ao último ano do segundo mandato com nada menos que 90% de aprovação e com prestígio para se tornar um líder regional.

Primeiro, a deputada Andreia Rezende (PSB), que representa o grupo de oposição foi primeiro à tribuna e denunciou que ônibus escolares teriam sido usados no transporte de pessoas para o grande ato de lançamento da candidatura do vice-prefeito Celso Henrique (PDT) à sucessão do prefeito Eric Silva, o que caracterizaria crime eleitoral.

Ato contínuo, a deputada Viviane Silva (PDT), que é esposa do prefeito Eric Silva, portanto primeira-dama balsense, foi à tribuna, onde fez um discurso duro rebatendo a denúncia feita pela deputada Andreia Rezende, que foi desafiada a provar o que disse. “O prefeito Eric Silva se pauta pela ética e pela transparência. Ele jamais permitiria o uso de veículos públicos em ato político”, declarou, enfática, Viviane Silva.

O ataque da deputada Andreia Rezende e o contra-ataque da deputada Viviane Silva quebraram uma espécie de “paz armada” entre as duas, podendo levar a confrontos mais duros entre as duas parlamentares balsenses nos próximos tempos.

Viviane Sila representa a visão moderna de Balsas, introduzida pelo prefeito Eric Silva, que tirou do poder em 2016 o grupo conservador – originado sob a liderança do então governador Luiz Rocha – representado pela deputada Andreia Rezende, cujo pai, o ex-deputado Francisco Martins é um dos líderes.

A crescente importância econômica de Balsas faz com que a disputa política pelo controle da máquina municipal se torne cada vez mais intensa.

São Luís, 26 de Junho de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *