Braide e Duarte Jr. vão intensificar articulações para consolidar posições na corrida à Prefeitura

Eduardo Braide intensifica programa de obras; Duarte Jr. trabalha para consolidar sua base de apoio

Passado o reinado de Momo e o agitado ponto final no movimentado fim da Era Flávio Dino, e com a aproximação das águas de março, a sucessão na Prefeitura de São Luís volta a ser assunto prioritário na agenda das principais lideranças políticas e partidárias e, principalmente, dos pré-candidatos ao Palácio de la Ravardière, em especial a do prefeito Eduardo Braide (PSD), candidato à reeleição, e a do deputado federal Duarte Jr. (PSB), que disputam isoladamente a preferência dos eleitores da Capital. Os demais aspirantes, além de não terem ainda mostrado fôlego político para alcançá-los, enfrentam problemas que vão desde o isolamento político até risco de perder mandatos que exercem atualmente. Os dois pré-candidatos viáveis avançam sem problemas, preocupados em assumir a cabeça na preferência do eleitorado.

Depois do agitado período carnavalesco, quando tentou, sem muito sucesso, medir forças com o governador Carlos Brandão sobre quem comandaria a melhor folia, tendo em seguida debelado mais uma crise no transporte coletivo, o prefeito Eduardo Braide entra agora numa corrida obreira, para consolidar o seu favoritismo à reeleição. Ontem, por exemplo, o prefeito fez um grande ato para marcar o início das obras de construção do Hospital de Urgência e Emergência de São Luís, que substituirá o Hospital Dr. Clementino Moura (Socorrão 2), numa clara demonstração de que está no jogo e que vai usar sua folga de caixa para alimentar a condição de favorito.

Sem problema com partido nem com adversário interno, o prefeito de São Luís espera o momento adequado para montar a aliança partidária que embalará sua candidatura. Ele precisa dessa aliança para montar sua campanha no rádio e na TV e levar seu discurso até o eleitorado. Correm rumores de que ele poderá contar com o apoio do PDT, que não lançará candidato próprio, e do Republicanos. É possível que venha a contar também com o União Brasil, caso o deputado estadual Neto Evangelista não viabilize a sua candidatura. Já há sinais de que Eduardo Braide deve montar sua agenda político-partidária nas próximas semanas. Outro sinal observado por seus próprios aliados é que o prefeito tende a manter a professora Esmênia Miranda como sua companheira de chapa.   

Por sua vez, o deputado federal Duarte Jr. segue de vento em popa na montagem da aliança partidária que apoiará a sua candidatura. Ele já conta com o apoio integral do seu partido, já conta na sua base de apoio a Federação PT/PCdoB/PV, MDB, PP, Podemos, PSDB e Cidadania, podendo receber ainda o apoio declarado do PL. Embora as últimas pesquisas divulgadas sobre a corrida em São Luís tenham indicado que ele é segundo com cerca de 10 pontos percentuais atrás do favorito Eduardo Braide, Duarte Jr. intensifica as articulações para fechar a aliança partidária é se dedicar exclusivamente à pré-campanha propriamente dita, com visita a bairros, reuniões comunitárias e criando as condições para o embate direto com o prefeito.

No campo político – que não deve ser confundido com o eleitoral -, Duarte Jr. tem um cacife nada desprezível. Enquanto o prefeito Eduardo Braide faz uma política solitária, enfrentando dura oposição na Câmara Municipal, Duarte Jr. tece uma sólida rede de apoio, que tem como coordenador central ninguém menos que o governador Carlos Brandão (PSD), a pedido da direção nacional do PSB, e o apoio declarado do vice-governador Felipe Camarão (PT), que atua antenado com o comando nacional do PT. Nessa seara, o item mais delicado será a escolha do seu companheiro de chapa, cuja indicação é reivindicada por três partidos da sua base, entre eles o PT.

Os demais aspirantes a candidato encontram-se em situação complicada. O deputado estadual Neto Evangelista ainda não tem certeza se terá o aval do seu partido, o União Brasil (UB), ao mesmo tempo em que se encontra sob o risco de perder o mandato, por causa de complicações nas eleições de 2022. Mesmo tendo se filiado ao Novo, o deputado estadual Wellington do Curso vive o mesmo drama de Neto Evangelista, podendo perder o mandato a qualquer momento. O deputado Yglésio Moises não tem problemas com a Justiça Eleitoral, mas se elegeu pelo PSB, rompeu com o partido e migrou para o bolsonarismo, sendo obrigado a aguardar a janela partidária, que será aberta em março, para encontrar uma agremiação pela qual possa vir a ser candidato a prefeito. Os candidatos da extrema esquerda serão anunciados em breve, sem surpresas.

Esse quadro dificilmente mudará.

PONTO & CONTRAPONTO

Assembleia Legislativa homenageia o PT pelos seus 44 anos de existência

Abertura solene da sessão especial, Iracema Vale
cumprimenta Helena Heluy e com Zé Inácio
entrega placa a Raimundo Monteiro

Oportuna e politicamente correta a sessão especial por meio da qual a Assembleia Legislativa homenageou o PT pelos seus 44 anos de existência – partido foi fundado em1980. O ato, proposto pelo deputado Zé Inácio e comandado pela deputada-presidente Iracema Vale (PSB), levou ao Palácio Manoel Beckman as principais lideranças do PT no Maranhão desde a sua fundação, onde foram homenageados com placas alusivas à data. Além de dirigentes e militantes, marcaram presença representantes de entidades da sociedade civil organizada.

A sessão proposta pelo deputado Zé Inácio surpreendeu por vários aspectos, entre eles a presença as principais lideranças do PT no Maranhão, a exemplo da ex-vereadora por São Luís e ex-deputada Helena Heluy, o ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, que deixou o partido em 2014, e o mais fiel militante do PT e, sem dúvida, um dos mais autênticos militantes e um dos mais flexíveis dos seus presidentes, Raimundo Monteiro. Foram também homenageados com a mesma ênfase os ex-presidentes Domingos Dutra e Washington Oliveira, bem como Francisco Gonçalves, Augusto Lobato e o atual presidente Francimar Melo.

Ao falar sobre o ato, na sua homenagem pessoal ao PT, a presidente do Poder Legislativo Iracema Vale (PSB) não apenas parabenizou o PT pelos seus 44 anos de existência, mas fez um registro que surpreendeu a muitos: “Aprendi muito com o PT durante os dez anos que militei nessa agremiação partidária. Parabenizo o partido pela sua história e o deputado Zé Inácio pela iniciativa de se fazer essa justa homenagem”.

O deputado Zé Inácio montou um roteiro conciso da história do PT: “Somos um partido que luta pelos direitos da classe trabalhadora e em defesa da inclusão social e da democracia. O PT luta pelo fortalecimento das instituições. Na verdade, este é um ato de afirmação das bandeiras que o PT tem defendido ao longo de sua jornada”. Já a ex-deputada estadual Helena Heluy declarou: “É um momento importante e cheio de emoções. São 44 nos de história, vitórias e conquistas. É o único partido, no Brasil, que, por três vezes, por meio do voto direto, elegeu um cidadão brasileiro Presidente da República”, frisou.

O presidente do PT no Maranhão, Francimar Melo, agradeceu a homenagem: “É muito importante essa homenagem a um partido que vem dando uma grande contribuição à democracia em nosso país. No Maranhão, neste momento, ao lado do vice-governador Felipe Camarão, compomos uma grande frente em favor do desenvolvimento do Maranhão”, afirmou.

Vale lembrar que o PT nasceu em 1980 por iniciativa do então líder metalúrgico Lula da Silva, que concebeu o projeto partidário em 1978. O resultado disso é que duas décadas depois, o PT elegeu Lula da Silva, o primeiro trabalhador e Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente do Brasil. Depois de anos de turbulência, o PT voltou ao poder elegendo Lula da Silva para um terceiro mandato, que está em curso.   

Câmara abre espaço para serviços do Tribunal de Justiça e da Justiça Eleitoral

Paulo Velten e Paulo Victor descerram
placa e trocam agradecimentos

A Câmara Municipal de São Luís consumou ontem parceria com o Poder Judiciário e com a Justiça Eleitoral, ao inaugurar o 1° Centro de Mediação e Conciliação de Políticas Públicas de São Luís, em parceria com o Tribunal de Justiça (TJMA), e o Posto de Atendimento da Justiça Eleitoral. Os serviços foram instalados em dependências da Casa, que é muito frequentada pela população ludovicense. 

O Posto de Atendimento do TRE-MA abrirá acesso a todos os serviços eleitorais, tais como alistamento (1ª via), regularização do título, cadastro dos dados biométricos (fotos, assinaturas e digitais) e transferência. Já o Centro de Mediação e Conciliação vai oferecer a oportunidade para que as pessoas busquem acordos e soluções para os seus conflitos por meio do diálogo, evitando a judicialização e os custos e desgastes que algumas situações costumam ter, como os casos de divórcios e pensões alimentícias. A Sala de Conciliação também vai oferecer audiências de reconhecimento e/ou dissolução de união estável, reconhecimento espontâneo de paternidade e negociações de débitos.

A inauguração dos serviços reuniu o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor, e o presidente do Poder Judiciário, desembargador Paulo Velten, agradeceu a parceria com a Câmara dos Vereadores: “Aqui, nós temos uma oportunidade raríssima, com o apoio do legislativo local, de aprimorar as instituições do sistema de justiça, colocando à disposição da sociedade, na Casa do povo de São Luís, essa estrutura de serviço do poder judiciário que tem tudo para funcionar muito bem. Um espaço público republicano onde o cidadão e a cidadã do estado vão poder chegar e apresentar a sua demanda. Nós temos conciliadores preparados”.

Para o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSDB), “a Câmara de São Luís dá um passo importante na garantia dos direitos dos cidadãos ludovicenses. Essa parceria com o TJ e o TRE reforça o compromisso desta Casa com a democracia, a Constituição e sua soberania. Os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral, que permitirão aos cidadãos o acesso facilitado para suas obrigações com a Justiça Eleitoral. O nosso compromisso como vereadores é de honrar esta Casa, sobretudo para que a Câmara seja reconhecida pelo seu trabalho diante a sociedade. Por isso, a Casa do Povo abriu suas portas para fazer valer o que nos assegura a Constituição, o acesso aos serviços públicos e a garantia dos direitos básicos da população”.

O vice-presidente do TRE-MA, o desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, também agradeceu pelo espaço cedido dentro da Câmara para realização de serviços eleitorais. “Aqui nós temos uma dupla inauguração e vamos tratar de várias demandas”.

São Luís, 27 de Fevereiro de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *