Vários são os motivos que tornam intensa a disputa pela Prefeitura de São Luís. A lista começa com o fato de que se trata da maior e mais importante cidade, a Capital do Maranhão, com uma população superior a 1 milhão de habitantes, um orçamento anual de quase R$ 5 bilhões – é o que está previsto para 2024 -, e de abrigar uma joia arquitetônica que levou a Unesco, o braço cultural da ONU, a torna-la Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade -, entre vários outros. Mas o que vem pesando na corrida ao Palácio de la Ravardière é a influência que o eleitorado da cidade terá nas eleições gerais de 2026, quando os maranhenses escolherão presidente, governador, (2) senadores, deputados federais e deputados estaduais. Calcula-se que o candidato a governador que tiver um aliado fiel comandando a Prefeitura de São Luís, com noção de grupo político e disposição para brigar, com certeza terá uma posição diferenciada no contexto da disputa.
Uma avaliação superficial das últimas disputas pelo Governo do Estado mostra que os prefeitos não se envolveram como poderiam para apoiar seus candidatos. Em 2010, o então prefeito João Castelo não teve participação destacada na disputa entre Flávio Dino (PCdoB), Jackson Lago (PDT) e Roseana Sarney (PMDB), que estava no comando do Estado e obteve a reeleição no 1º turno. Em 2014, o prefeito era Edivaldo Holanda Jr. (PTC) teve pouca influência da eleição de Flávio Dino (PCdoB) para o Governo do Estado, mesmo que Flávio Dino tenha sido decisivo na sua eleição para a Prefeitura em 2012. O mesmo aconteceu em 2018, quando Edivaldo Holanda Jr., agora no PDT, não arregaçou as mangas pelo então governador Flávio Dino, que mesmo sem o seu apoio ostensivo, conseguiu a reeleição em turno único.
Nas eleições de 2022, a participação do prefeito Eduardo Braide (PSD) em nada contribuiu para o desempenho do candidato que apoiou para o Governo do Estado, o senador Weverton Rocha (PDT), que o apoiara, sem muito esforço, no segundo turno da sua disputa contra o deputado estadual Duarte Jr. (PR) em 2020. Ficou claro que naqueles pleitos a participação dos prefeitos não foi importante nem decisiva. O que valeu mesmo foi a força política e o prestígio eleitoral dos candidatos a governador.
Esse histórico vem motivando o Palácio dos Leões a montar uma estratégia para emplacar no Palácio de la Ravardière um aliado de proa do governador Carlos Brandão (PSB). Esse aliado deve ter disposição para jogar pesado a favor do projeto brandonista para 2026, que é, em primeiro lugar, incentivar o eleitorado ludovicense a embalar a candidatura do governador ao Senado, bem como o candidato do grupo ao Governo do Estado, no caso o vice-governador Felipe Camarão (PT). Esse candidato pode ser o deputado federal Duarte Jr., que é do seu partido e já teve o seu apoio efetivo na corrida à Prefeitura em 2020, quando Carlos Brandão era vice-governador. Mas pode ser também o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor (PSDB), que investe nesse projeto e vem ganhando espaço no cenário pré-eleitoral.
Do alto do seu cacife de gestor bem avaliado e líder de intenções de voto nas pesquisas feitas até aqui, o prefeito Eduardo Braide estuda com atenção cada movimento palaciano, preparando-se para o grande embate que certamente ocorrerá se o cenário continuar evoluindo como agora. Mas pode acontecer reviravoltas, com um improvável, mas possível, acerto entre o prefeito de São Luís e o governador do Estado, que resulte na montagem de uma chapa de composição liderada pelo prefeito. Pode ser também que os projetos de candidatura continuem evoluindo e que o desfecho seja o grande confronto, por exemplo, entre as forças lideradas pelo governador e o prefeito e os aliados que puder mobilizar.
Nesse caso, as incertezas em relação ao peso do prefeito de São Luís vão continuar em 2026.
PONTO & CONTRAPONTO
André Fufuca mantém a prudência e não confirma ministério
Ao mesmo tempo em que a imprensa, de modo geral, especula que ele estaria confirmado para o Ministério dos Esportes, pasta que ganhará relevância e peso político com a atribuição de taxar os esquemas de aposta que hoje movimentam milhões e milhões por semana, o deputado federal André Fufuca permanece como líder do PP na Câmara Federal, com o cuidado de não fazer qualquer movimento precipitado.
Ontem, em meio às especulações motivadas por entrevistas do ministro da Comunicação, Paulo Pimenta, praticamente confirmando acertos que ainda não estavam devidamente amarrados, o jovem líder do PP, provocado sobre o assunto, manteve o discurso da cautela. “Nada está decidido ainda”, disse ele com a prudência das raposas tarimbadas.
Para o deputado André Fufuca, aconteça o que acontecer, fale quem falar, o fato só será consumado se, ou quando, ele for chamado ao Palácio do Planalto e for convidado pelo presidente Lula da Silva (PT). Sem isso, nada feito.
– Só tiro o sapato para colocar meus pés na água – disse ele à Coluna na semana passada, falando sobre o mesmo assunto.
TV e Rádio Assembleia ganham nova identidade visual
Depois da grande guinada nas suas programações, que foram enriquecidas com vários programas voltados, de fato, para o interesse público e de caráter integralmente regional, a TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, 17 da Maxx e Sky 309.2) e a Rádio Assembleia (96.9) tiveram também suas identidades renovadas. Sustentadas pelo slogan “A gente faz, a gente mostra”, as duas logomarcas foram apresentadas na noite de domingo na festa de abertura da 63ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), num evento que contou com a presença da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB) e do governador Carlos Brandão (PSB).
As novas marcas, na cor azul em tons variados, destacando a estrela, ganharam uma linguagem visual direta e inteligente, que não exige qualquer esforço de compreensão. A ideia foi suavizar a identidade, abrindo mão da já cansada fórmula de uso das cores básicas, um recurso estético que funcionou quando houve a migração da TV em preto e branco para a TV a cores, e que hoje não faz mais sentido. A inovação mostrou que a TV Assembleia, bem como a Rádio Assembleia, fez uma aposta no futuro na modernização.
Grande avalista da renovação, a presidente Iracema Vale se mostrou entusiasmada com a mudança, assinalando que a nova marca preserva o principal símbolo do Parlamento Estadual. “Preservou a estrela, o coração da marca da Assembleia Legislativa, que é o povo do Maranhão. Então, tanto a TV, como a Rádio estão de parabéns pela marca, que ficou muito bonita”, enfatizou. O governador Carlos Brandão também elogiou a mudança na TV e Rádio Assembleia, observando que “as novas marcas são muito bonitas e eu fico muito feliz de participar dessa estreia do novo momento da Assembleia”.
A atualização da identidade visual da TV Assembleia e da Rádio Assembleia é o ápice de um roteiro de renovação que começou em fevereiro, quando a jornalista Jacqueline Heluy assumiu a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa. Com vasta experiência na área, ela compreendeu que qualquer passo modernizador não estaria completo se as marcas que identificavam os veículos havia mais de uma década, não fossem também renovadas. A ideia foi dar às emissoras uma identidade noiva, dentro do espírito de renovação que o Parlamento Estadual está vivendo a direção de uma mulher. “A modernidade, a aproximação com a difusão da cidadania, maior aproximação com os nossos telespectadores, ouvintes e todo o público que acompanha o nosso trabalho”, esclareceu Jacqueline Heluy.
Juraci Filho, subdiretor de TV e Rádio, os investimentos feitos no Complexo de Comunicação na gestão da presidente Iracema Vale fortalecem o compromisso das emissoras com os maranhenses. “A gente tem a oportunidade de colocar uma marca mais forte agora, mostrando bem o que é a revitalização de todo o trabalho e reestruturação da TV Assembleia”, completou.
São Luís, 05 de Setembro de 2023.