Com o domínio de advogados e empresários, Assembleia poderá ser centro de produção e debates

Integrantes da nova Assembleia Legislativa: Iracema Vale, Arnaldo Melo, Othelino Neto, Carlos Lula, Fabiana Vilar, Francisco Nagib, Antônio Pereira, Florêncio Neto, Cláudia Coutinho, Glaubert Cutrim, Osmar Filho, Yglésio Moises, Roberto Costa, Mical Damasceno, Rafael Souza, Rodrigo lago, Neto Evangelista, Abigail Cunha, Hemetério Weba, Andreia Rezende, Aluízio Almeida, Rildo Amaral, Edna Silva, Ariston Pereira, Cláudio Cunha, Viviane Silva, Davi Brandão, Ana do Gás, Fernando Braide, Janaína Ramos, Júlio França, Júnior Cascaria, Júnior França, Ricardo Rios, Wellington do Curso, Ricardo Arruda, Solange Almeida, Leandro Bello, Juscelino Marreca, Eric Costa e Guilherme Paz.

Empossada há menos de um mês, a nova Assembleia Legislativa do Maranhão surpreende pela diversidade profissional dos deputados. Dos 42 que integram a Casa, apenas nove não passaram por bancos universitários, mas todos são empresários, havendo entre eles vários ex-prefeitos. Os deputados advogados formam o maior número: 11, seguidos dos nove empresários, cinco administradores de empresa, quatro engenheiros civis, três médicos, um médico veterinário, dois professores, duas dentistas, duas nutricionistas, duas enfermeiras, e um economista, que também é jornalista por formação. Essa composição explica em certa medida o fato de a nova Assembleia Legislativa ter se mostrado muito ativa no plano individual, criando a expectativa de que será um parlamento muito produtivo no plano legislativo propriamente dito e no campo político.

Os deputados Advogados são: Rodrigo Lago (PCdoB), Carlos Lula (PSB), Neto Evangelista (UD), Guilherme Paz (Patriotas), Solange Almeida (PL), Abigail Cunha (PL), Éric Costa (PSD), Fabiana Vilar (PL), Florêncio Neto (PSB), Glaubert Cutrim (PDT) e Osmar Filho (PDT).

Os deputados Rodrigo Lago e Carlos Lula são especializados em Direito Eleitoral, acumulando sólida experiência no serviço público, o primeiro como criador da Secretaria de Estado de Transparência e Controle, e o segundo surpreendeu como secretário de Saúde, ambos do Governo Flávio Dino. Guilherme Paz é também empresário, o mesmo acontecendo com Solange Almeida, que explora o ramo de venda de medicamentos. Abigail Cunha tem vasta experiência no servido público, tendo sido, por exemplo, secretária-adjunta da Casa Civil no Governo Roseana Sarney (MDB). Érico Costa levou para a Assembleia a experiência de quem foi prefeito de Barra do Corda. Fabiana Vilar foi secretária de Agricultura no Governo Flávio Dino e Florêncio Neto foi vice-prefeito de Bacabal no último Governo de Zé Vieira. Glaubert Cutrim já foi 1º vice da Assembleia Legislativa e Osmar Filho presidiu a Câmara Municipal de São Luís.

São os deputados empresários: Ana do Gás (PCdoB), Ariston Pereira (PSB), Cláudio Cunha (PL), Edna Silva (Patriotas), Hemetério Weba (PP), Juscelino Marreca (Patriotas), Leandro Bello (Podemos), Júnior França (PP) e Júnior Cascaria (Podemos).

Iniciando seu terceiro mandato, Ana do Gás foi secretária de Estado da Mulher. Ariston Pereira atua no ramo de revenda de motocicletas e na pecuária. Cláudio Cunha foi prefeito de Apicum-Açu e atua na área de comunicação. Hemetério Weba é fiscal de renda aposentado e foi prefeito de Santa Luzia do Paruá e Nova Olinda e está no quarto mandato parlamentar. Além de empresário, Juscelino Marreca foi vice-prefeito de Santa Luzia. Leandro Bello levou para o parlamento a experiência de vereador de Timon. Júnior França foi eleito com a experiência de comerciante e pecuarista na região de Santa Inês. Além de empresário na região de Porção de Pedras, Júnior Cascaria concluiu o Curso de Contabilidade.

Administradores: Roberto Costa (MDB), Ricardo Rios (PCdoB), Fernando Braide (PSD), Francisco Nagib (PSB) e Mical Damasceno (PSD).

Roberto Costa dedica-se à política, mas se formou em Administração de Empresas, tendo sido secretário de Esportes e Juventude no Governo Roseana Sarney. Ricardo Rios dedica-se à política desde jovem e está no terceiro mandato. Francisco Nagib é vice-presidente do Grupo C. C. Oliveira, tendo sido prefeito de Codó. Mical Damasceno tem formação em Administração e se dedica à política e à atividade religiosa.

Professores: Rildo Amaral (PP) e Wellington do Curso (PSC).

Rildo Amaral é um dos líderes da sua categoria em Imperatriz e já foi vereador daquela cidade. Wellington do Curso é professor e fundador do Curso Wellington.  

Engenheiros: Rafael Souza (PDT), Aluízio Santos (PL), Davi Brandão (PSB) e Ricardo Arruda (MDB).

Rafael Souza inicia o terceiro mandado parlamentar, já tendo um histórico como, profissional da engenharia e da militância política em Timon. Aluízio Santos atua como profissional em Chapadinha. Davi Brandão, 25 anos, é o mais jovem entre os deputados, está iniciando a vida política e profissional. Ricardo Arruda é servidor federal (Ibama) e foi secretário de Planejamento e Gestão em Grajaú.

Médicos: Arnaldo Melo (PP), Antônio Pereira (PSB), Yglésio Moises (PSB).

Além de médicos, os três já são testados no parlamento. Arnaldo Melo inicia o nono mandato de deputado, tendo sido presidente da Casa por dois mandatos. Antônio Pereira está no quinto mandato consecutivo. E Yglésio Moises é, ao mesmo tempo, o mais produtivo integrante da Casa e o mais controvertido em matéria de ação política.

O veterinário Júlio Mendonça (PCdoB) foi o homem-forte da Aged e sabe tudo da área.

Dentistas: Andreia Rezende (PSB) e Viviane Silva (PDT).

Andreia Rezende venceu o trauma de um acidente que lhe deixou tetraplégica, e está no segundo mandato. Viviane Silva está estreando. O detalhe é que as duas dentistas são adversárias políticas em Balsas.

Nutricionistas: Daniela Gidão (PSB) e Solange Ram0s (Republicanos).

Daniela Gidão está longe da sua profissão, mas soube superar problemas e se reeleger. Solange Ramos chegou à Assembleia com os votos de Imperatriz e região.

Enfermeiras: Iracema Vale (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT).

Com a experiência de servidora federal, ex-vereadora e ex-prefeita de Urbano Santos, transformou-se num fenômeno político, elegendo-se presidente da Casa. Cláudia Coutinho chegou na Assembleia Legislativa com o desafio de manter de pé o Grupo Coutinho.

Economista: Othelino Neto (PCdoB), que é também jornalista por formação, está no terceiro mandato e presidiu a Assembleia Legislativa por cinco anos.

A primeira impressão é a de que com esse perfil, o novo parlamento será ativo, vai propor mudanças e será um intenso espaço de debates.

PONTO & CONTRAPONTO

José Reinaldo e Aparício Bandeira confirmados; Bira do Pindaré ganha pasta

José Reinaldo Tavares e Aparício Bandeira mantidos; Bira do Pindaré na equipe

Confirmado o que já era amplamente sabido: o ex-governador José Reinaldo Tavares continua à frente da Secretaria de Programas Estratégicos e o engenheiro Aparício Bandeira está mantido no comando da Sinfra. Os dois são muito ligados ao governador Carlos Brandão e realizam um trabalho importante na consolidação das metas do Governo, o primeiro na área de atração de investimentos, e o segundo no programa de obras.

Confirmada também especulação de que o ex-deputado federal e presidente estadual do PSB, Bira do Pindaré, assumirá o comando da Secretaria de Agricultura Familiar. É uma indicação do partido, aceita sem reservas pelo governador e avalizada inteiramente pelo ministro Flávio Dino. Vale lembrar que a essa secretaria abriu caminho para a eleição do dentista Adelmo Soares (PCdoB) em 2018 e do advogado Rodrigo Lago em 2022.

Saíram também nomeações para o segundo escalão. Susan Lucena continua à frente da Casa da Mulher Brasileira, Kécio Rabelo permanece na presidência da Fundação da Memória Republicana, e Marcelo Duailibe confirmado à frente da Emserh.

Os anúncios foram feitos ontem pelo governador Carlos Brandão (PSB).  

Gestão penitenciária do Maranhão encanta secretário baiano

Uma declaração feita ontem em São Luís ecoou no Maranhão e no resto do País. Ao visitar ontem o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, José Antônio Maia Gonçalves não resistiu ao que viu e declarou:

“Ficamos maravilhados! O Sistema Penitenciário do Maranhão é realmente projeto-piloto, que deve ser utilizado em todas unidades federativas. Parabéns ao Maranhão!”

É o resultado do projeto implantado no Governo Flávio Dino e mantido no Governo Carlos Brandão. Não foi, portanto, à toa, que o governador manteve Murilo Andrade no comando da Secretaria de Administração Penitenciária.

São Luís, 26 de Fevereiro de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *