Empossada há menos de um mês, a nova Assembleia Legislativa do Maranhão surpreende pela diversidade profissional dos deputados. Dos 42 que integram a Casa, apenas nove não passaram por bancos universitários, mas todos são empresários, havendo entre eles vários ex-prefeitos. Os deputados advogados formam o maior número: 11, seguidos dos nove empresários, cinco administradores de empresa, quatro engenheiros civis, três médicos, um médico veterinário, dois professores, duas dentistas, duas nutricionistas, duas enfermeiras, e um economista, que também é jornalista por formação. Essa composição explica em certa medida o fato de a nova Assembleia Legislativa ter se mostrado muito ativa no plano individual, criando a expectativa de que será um parlamento muito produtivo no plano legislativo propriamente dito e no campo político.
Os deputados Advogados são: Rodrigo Lago (PCdoB), Carlos Lula (PSB), Neto Evangelista (UD), Guilherme Paz (Patriotas), Solange Almeida (PL), Abigail Cunha (PL), Éric Costa (PSD), Fabiana Vilar (PL), Florêncio Neto (PSB), Glaubert Cutrim (PDT) e Osmar Filho (PDT).
Os deputados Rodrigo Lago e Carlos Lula são especializados em Direito Eleitoral, acumulando sólida experiência no serviço público, o primeiro como criador da Secretaria de Estado de Transparência e Controle, e o segundo surpreendeu como secretário de Saúde, ambos do Governo Flávio Dino. Guilherme Paz é também empresário, o mesmo acontecendo com Solange Almeida, que explora o ramo de venda de medicamentos. Abigail Cunha tem vasta experiência no servido público, tendo sido, por exemplo, secretária-adjunta da Casa Civil no Governo Roseana Sarney (MDB). Érico Costa levou para a Assembleia a experiência de quem foi prefeito de Barra do Corda. Fabiana Vilar foi secretária de Agricultura no Governo Flávio Dino e Florêncio Neto foi vice-prefeito de Bacabal no último Governo de Zé Vieira. Glaubert Cutrim já foi 1º vice da Assembleia Legislativa e Osmar Filho presidiu a Câmara Municipal de São Luís.
São os deputados empresários: Ana do Gás (PCdoB), Ariston Pereira (PSB), Cláudio Cunha (PL), Edna Silva (Patriotas), Hemetério Weba (PP), Juscelino Marreca (Patriotas), Leandro Bello (Podemos), Júnior França (PP) e Júnior Cascaria (Podemos).
Iniciando seu terceiro mandato, Ana do Gás foi secretária de Estado da Mulher. Ariston Pereira atua no ramo de revenda de motocicletas e na pecuária. Cláudio Cunha foi prefeito de Apicum-Açu e atua na área de comunicação. Hemetério Weba é fiscal de renda aposentado e foi prefeito de Santa Luzia do Paruá e Nova Olinda e está no quarto mandato parlamentar. Além de empresário, Juscelino Marreca foi vice-prefeito de Santa Luzia. Leandro Bello levou para o parlamento a experiência de vereador de Timon. Júnior França foi eleito com a experiência de comerciante e pecuarista na região de Santa Inês. Além de empresário na região de Porção de Pedras, Júnior Cascaria concluiu o Curso de Contabilidade.
Administradores: Roberto Costa (MDB), Ricardo Rios (PCdoB), Fernando Braide (PSD), Francisco Nagib (PSB) e Mical Damasceno (PSD).
Roberto Costa dedica-se à política, mas se formou em Administração de Empresas, tendo sido secretário de Esportes e Juventude no Governo Roseana Sarney. Ricardo Rios dedica-se à política desde jovem e está no terceiro mandato. Francisco Nagib é vice-presidente do Grupo C. C. Oliveira, tendo sido prefeito de Codó. Mical Damasceno tem formação em Administração e se dedica à política e à atividade religiosa.
Professores: Rildo Amaral (PP) e Wellington do Curso (PSC).
Rildo Amaral é um dos líderes da sua categoria em Imperatriz e já foi vereador daquela cidade. Wellington do Curso é professor e fundador do Curso Wellington.
Engenheiros: Rafael Souza (PDT), Aluízio Santos (PL), Davi Brandão (PSB) e Ricardo Arruda (MDB).
Rafael Souza inicia o terceiro mandado parlamentar, já tendo um histórico como, profissional da engenharia e da militância política em Timon. Aluízio Santos atua como profissional em Chapadinha. Davi Brandão, 25 anos, é o mais jovem entre os deputados, está iniciando a vida política e profissional. Ricardo Arruda é servidor federal (Ibama) e foi secretário de Planejamento e Gestão em Grajaú.
Médicos: Arnaldo Melo (PP), Antônio Pereira (PSB), Yglésio Moises (PSB).
Além de médicos, os três já são testados no parlamento. Arnaldo Melo inicia o nono mandato de deputado, tendo sido presidente da Casa por dois mandatos. Antônio Pereira está no quinto mandato consecutivo. E Yglésio Moises é, ao mesmo tempo, o mais produtivo integrante da Casa e o mais controvertido em matéria de ação política.
O veterinário Júlio Mendonça (PCdoB) foi o homem-forte da Aged e sabe tudo da área.
Dentistas: Andreia Rezende (PSB) e Viviane Silva (PDT).
Andreia Rezende venceu o trauma de um acidente que lhe deixou tetraplégica, e está no segundo mandato. Viviane Silva está estreando. O detalhe é que as duas dentistas são adversárias políticas em Balsas.
Nutricionistas: Daniela Gidão (PSB) e Solange Ram0s (Republicanos).
Daniela Gidão está longe da sua profissão, mas soube superar problemas e se reeleger. Solange Ramos chegou à Assembleia com os votos de Imperatriz e região.
Enfermeiras: Iracema Vale (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT).
Com a experiência de servidora federal, ex-vereadora e ex-prefeita de Urbano Santos, transformou-se num fenômeno político, elegendo-se presidente da Casa. Cláudia Coutinho chegou na Assembleia Legislativa com o desafio de manter de pé o Grupo Coutinho.
Economista: Othelino Neto (PCdoB), que é também jornalista por formação, está no terceiro mandato e presidiu a Assembleia Legislativa por cinco anos.
A primeira impressão é a de que com esse perfil, o novo parlamento será ativo, vai propor mudanças e será um intenso espaço de debates.
PONTO & CONTRAPONTO
José Reinaldo e Aparício Bandeira confirmados; Bira do Pindaré ganha pasta
Confirmado o que já era amplamente sabido: o ex-governador José Reinaldo Tavares continua à frente da Secretaria de Programas Estratégicos e o engenheiro Aparício Bandeira está mantido no comando da Sinfra. Os dois são muito ligados ao governador Carlos Brandão e realizam um trabalho importante na consolidação das metas do Governo, o primeiro na área de atração de investimentos, e o segundo no programa de obras.
Confirmada também especulação de que o ex-deputado federal e presidente estadual do PSB, Bira do Pindaré, assumirá o comando da Secretaria de Agricultura Familiar. É uma indicação do partido, aceita sem reservas pelo governador e avalizada inteiramente pelo ministro Flávio Dino. Vale lembrar que a essa secretaria abriu caminho para a eleição do dentista Adelmo Soares (PCdoB) em 2018 e do advogado Rodrigo Lago em 2022.
Saíram também nomeações para o segundo escalão. Susan Lucena continua à frente da Casa da Mulher Brasileira, Kécio Rabelo permanece na presidência da Fundação da Memória Republicana, e Marcelo Duailibe confirmado à frente da Emserh.
Os anúncios foram feitos ontem pelo governador Carlos Brandão (PSB).
Gestão penitenciária do Maranhão encanta secretário baiano
Uma declaração feita ontem em São Luís ecoou no Maranhão e no resto do País. Ao visitar ontem o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, José Antônio Maia Gonçalves não resistiu ao que viu e declarou:
“Ficamos maravilhados! O Sistema Penitenciário do Maranhão é realmente projeto-piloto, que deve ser utilizado em todas unidades federativas. Parabéns ao Maranhão!”
É o resultado do projeto implantado no Governo Flávio Dino e mantido no Governo Carlos Brandão. Não foi, portanto, à toa, que o governador manteve Murilo Andrade no comando da Secretaria de Administração Penitenciária.
São Luís, 26 de Fevereiro de 2023.