Flávio Dino dá tacada importante ao entregar a coordenação política de sua pré-campanha a Othelino Neto

 

Flávio Dino terá Othelino neto como coordenador político da sua pré-campanha para o Senado da República

Enquanto seus adversários, articulados pelo senador Weverton Rocha (PDT), pré-candidato ao Governo do Estado, se movimentam para formar uma frente de apoio à pré-candidatura do senador Roberto Rocha à reeleição, o ex-governador Flávio Dino (PSB) busca fortalecer a aliança partidária que forma a base da pré-candidatura dele ao Senado e a do governador Carlos Brandão à um novo mandato. Ontem, Flávio Dino anunciou que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), será o coordenador político da sua pré-campanha ao Senado. A decisão repercutiu fortemente nos bastidores da corrida eleitoral, a começar pelo fato de que a iniciativa reforça as ligações dentro da frente governista, e também porque a escolha consolida a ascensão do deputado Othelino Neto ao primeiríssimo time da política maranhense na atualidade. Na prática, o presidente da Assembleia Legislativa coordenará também a campanha da sua mulher, Ana Paula Lobato (PCdoB), atual vice-prefeita de Pinheiro e pré-candidata à primeiro suplente de senador na chapa de Flávio Dino. O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), que era apontado para a tarefa, será um dos principais coordenadores da pré-campanha do governador Carlos Brandão.

O ex-governador Flávio Dino não entregou a coordenação política da sua pré-campanha ao Senado ao deputado Othelino Neto por uma escolha casual. A decisão foi tomada no contexto de uma situação em que, de fato, ele precisa de um coordenador político. É que o ex-governador Flávio Dino está diretamente empenhado nos preparativos da campanha do ex-presidente Lulas da Silva (PT) no Maranhão, participando também das tomadas de decisão do PSB em relação ao quadro político nacional. Flávio Dino precisa, portanto, de um coordenador político para sua pré-campanha. E o deputado Othelino Neto se encaixa adequadamente nessa missão. Coordenação política é mobilizar partidos, lideranças políticas, líderes da sociedade civil, sindicalistas, empresários, intelectuais e artistas em torno de um projeto de candidatura.

Nos últimos tempos, o deputado Othelino Neto vem se destacando como um articulador hábil, ativo e confiável. Começou na corrida sucessória aliado ao projeto de candidatura do senador Weverton Rocha (PDT), chegando a admitir trocar o PCdoB pelo PDT. Mais recentemente, após avaliar o cenário, decidiu permanecer no PCdoB e se alinhar ao projeto de reeleição do governador Carlos Brandão. Poderia ser acusado de “traição”, mas as suas decisões foram tomadas a céu aberto, de maneira clara, sem um só gesto que denotasse oportunismo político barato, até porque sua decisão foi a de permanecer na sua casa política. E com um detalhe a mais, que justifica sua escolha: mesmo quando estava posicionado ao lado do senador Weverton Rocha, sempre deixou clara sua decisão de votar em Flávio Dino para o Senado.

Sua permanência na aliança articulada pelo então governador Flávio Dino foi também marcada por um pragmatismo inteligente: a indicação, aceita, da esposa Ana Paula Lobato (PCdoB), vice-prefeita de Pinheiro, a pré-candidata à primeira suplência na chapa senatorial encabeçada pelo ex-governador. Longe de ser um caso de “acomodação familiar”, como alguns podem supor, a indicação se justifica pelo fato de ser Ana Paula Lobato uma política ativa, membro de tradicional grupo político da Baixada Ocidental, vice-prefeita atuante de um dos mais importantes municípios do Maranhão, e com envolvimento direto e efetivo nas campanhas do marido. Além de uma representante emblemática da nova geração de políticos maranhenses.

Com a experiência que já acumulou no jogo político do Maranhão, o ex-governador Flávio Dino deu uma tacada de mestre ao escolher o deputado Othelino Neto para a coordenação política da sua campanha ao Senado. Tanto que, ao fazer o anúncio nas suas redes sociais, o líder socialista destacou: “O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), exercerá a coordenação política da minha pré-candidatura ao Senado. Juntos venceremos, mais uma vez, em favor do Brasil, especialmente do Maranhão”.

O deputado Othelino Neto começa o trabalho de coordenação com a vantagem de que seu candidato ao Senado tem 55% de intenções de voto e nada menos que 35 pontos percentuais de vantagem sobre seu principal adversário, o senador Roberto Rocha, que tem 20%, segundo a pesquisa Escutec mais recente.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

TJ: Velten anuncia governança, resolutividade, integridade e transparência como eixos da sua gestão

Paulo Velten anuncia os eixos da sua gestão no comando do Tribunal de Justiça do MA

Na primeira sessão do Tribunal Pleno que comandou como novo presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Paulo Velten anunciou os quatro “eixos” que nortearão sua gestão nos próximos dois anos: governança, resolutividade, integridade e transparência.

Sobre governança, ele disse o seguinte: “Tudo a partir da construção de um espírito de equipe, da valorização e do aumento das competências de gestão por nossos juízes auxiliares e servidores, para postos-chave, entre o qualificado quadro de pessoal efetivo do Tribunal, com o reforço pontual de quadros de alta capacidade com experiências em outros poderes”.

Em relação a resolutividade, sua fala foi a seguinte: “Eficácia diz respeito a resultado, a funcionamento. Para cumprir de modo eficiente e eficaz sua missão, o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão precisa enfrentar as fraquezas identificadas em sua atuação, bem como evitar que se concretizem as ameaças que rondarem a boa adequada prestação jurisdicional”.

Integridade, na sua gestão, significará o seguinte: “Nos anima a efetivar e ampliar a cultura de compliance, com o que damos o exemplo, a partir de nossa casa, fomentando um ambiente de legalidade, de probidade dos atos e de proteção dos direitos dos magistrados, servidores e usuários dos serviços da Justiça, conforme os ditames da Constituição. É também por meio da integridade em nosso universo laboral que melhoramos a percepção pública da sociedade sobre o Judiciário, gerando maior confiança da população nas instituições da Justiça”.

E no que diz respeito à transparência, disse: “Está presente na visibilidade que procuramos dar às ações da instituição, ampliando e atualizando a nossa comunicação interna, com as unidades judiciais, e externa, sobretudo esta, que é a comunicação realizada em face de outros órgãos e da própria sociedade, com a qual, historicamente, o Poder Judiciário sempre teve maior dificuldade de diálogo”.

Estão aí os pilares de uma revolução que pode ter começado ontem no Poder Judiciário do Maranhão

 

Único denunciado por corrupção ao Conselho de Ética da Câmara Federal, Josimar de Maranhãozinho pode ser cassado

É de extremo desconforto a situação do deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) por conta da Representação (15/22) aceita contra ele no Conselho de Ética da Câmara Federal, que recebeu também denúncias e acusações contra outros oito parlamentares. O problema é que os oito colegas dele estão sendo acusados por declarações falsas, acusações mentirosas, casos de injúrias e ofensa brutal à pessoa humana, como o deboche do deputado Eduardo Bolsonaro (PL) à tortura sofrida na ditadura pela jornalista Myriam Leitão. Josimar de Maranhãozinho é o único acusado de corrupção por desvio de recursos de emendas parlamentares num grande esquema de falcatruas com prefeituras, segundo apuração feita pela Polícia Federal e denunciada ao Conselho pelo Rede. Por causa desse “detalhe”, Josimar de Maranhãozinho corre o sério risco de ter o mandato cassado, o que significará inelegibilidade e, por via de consequência, o fim da sua carreira política.

São Luís, 05 de Maio de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *