Aconteceu o que estava na agenda de um movimento político que vem sendo construído com um misto de ambição, audácia e cautela há mais ou menos duas semanas. O deputado estadual Othelino Neto comunicou ao PCdoB sua decisão de deixar o partido, mas com o apelo no sentido de que haja concordância e a desfiliação se faça sem que ele corra o risco de perder o mandato. A resposta veio numa nota do próprio PCdoB, lamentando a saída, mas concordando com a desfiliação sem consequência. Agora sem partido, o deputado Othelino Neto trabalha com duas opções, o Solidariedade, que no Maranhão está sob comando da sua irmã, a suplente de deputada federal Flávia Alves, e o PDT, ao qual se filiou a senadora Ana Paula Lobato, após romper com o PSB, pelo qual se elegera 1ª suplente de senador na chapa encabeçada por Flávio Dino (PSB) em 2022. Segundo sua assessoria, Othelino Neto deve decidir seu futuro partidário até sábado.
Não é uma escolha fácil. Se escolher o Solidariedade, o ex-presidente da Assembleia Legislativa terá de cumprir uma maratona para consolidar o partido, que praticamente desapareceu do mapa político do estado sob o comando do empresário Simplício Araújo. A suplente de deputada federal Flávia Alves, que também deixou o PCdoB para se filiar ao Solidariedade, tem agora o desafio de transformá-lo numa agremiação viável, não só em São Luís, mas em todo o estado. Por maior que seja o poder de fogo político do deputado Othelino Neto, construir um partido a partir de quase nada é um desafio que pode levar a um bom resultado, mas também pode desembocar num precipício político. Se o resultado for favorável, o parlamentar terá criado um espaço político com força para ser ampliado. E com o detalhe de que seu controle sobre o Solidariedade será absoluto.
Se a opção por se filiar ao PDT, sua situação será radicalmente diferente. Para começar, o braço maranhense do partido é comandado com mão de ferro pelo senador Weverton Rocha, o que torna complicada a presença de um político do perfil de Othelino Neto, que vem dando todos os sinais de que quer formar o seu próprio grupo, o que não será possível no arraial brizolista. A senadora Ana Paula Lobato pode perfeitamente se acomodar no partido comandado pelo senador Weverton Rocha, uma vez que não há indício de que ela esteja pensando em assumir o comando do partido. Já o deputado Othelino Neto não deve se conformar em ser mais um quadro na seara pedetista. O seu eventual ingresso no PDT deverá ser fruto de muita conversa, para que não haja choque.
Qualquer que seja sua opção partidária, Othelino Neto sabe que estará na oposição ao governo Carlos Brandão. E pelo que está desenhado, essa posição tende a se acirrar, com ataques mais duros ao Governo do Estado. O problema é que o governador Carlos Brandão não vai ficar de braços cruzados vendo seus adversários se fortalecerem sem oferecer qualquer resistência. Ao contrário, a tendência natural do governador Carlos Brandão sob ataque é reagir com chumbo grosso. Para o chefe do Poder Executivo, não há como aceitar passivamente adversários tentando minar sistematicamente as bases do seu Governo.
O fato é que o deputado Othelino Neto está numa espécie de encruzilhada a partir da qual ele não pode cometer erros. Isso porque, depois de ter rompido com o governador Carlos Brandão e se reaproximado do senador Weverton Rocha, qualquer passo em falso pode ser politicamente desastroso. Decisão pesada e medida poderá abrir o caminho que o parlamentar precisa para consolidar seu projeto político e partidário.
PONTO & CONTRAPONTO
Brandão anuncia restauração e requalificação da Praça do Sol, na Ponta D`Areia
A Praça do Sol, na Ponta D`Areia, será inteiramente restaurada e requalificada, com investimentos de R$ 14 milhões a ser feito pelo Governo do Estado. O projeto foi apresentado ontem pelo governador Carlos Brandão, em ato no Palácio dos Leões, na presenta de secretários, deputados, vereadores e comerciantes da área. A obra, projetada para ser um forte ponto de atração turística, será iniciada imediatamente e deve ser concluída em 12 meses.
Na apresentação, o governador Carlos Brandão explicou tratar-se de um projeto de requalificação urbanística da área, para tornar o espaço mais atraente e seguro, com muro de arrimo contra as marés e uma estrutura de acessibilidade e sustentabilidade.
Um dos símbolos da região, o monumento da sereia da Ponta d’Areia terá uma réplica com referências à cultura maranhense e ganhará um espaço especial na praça: a Esplanada da Sereia. Outros dois novos espaços serão a Passarela do Coco, que contará com espaço para caminhada e quiosques estilizados para a venda de água de coco, e o “parque pet” para passeio dos tutores e seus animais de estimação.
– Tomamos a decisão de fazer um projeto bonito e ao mesmo tempo que atenda aos anseios dos comerciantes, dos turistas e da comunidade. Um dos aspectos importantes dessa obra é a colocação do muro de arrimo, uma estrutura com estacas e que resolverá definitivamente o problema de avanço da maré, que vem destruindo a estrutura atual da praça – informou o governador Carlos Brandão.
Juscelino vai depor na PF sob suspeita de desvio de emendas em Vitorino Freire
O comunicado da Polícia Federal intimando-o para depor no dia 10 de maio no âmbito da Operação Adoacro, que trabalha para colocar em pratos limpos as denúncias de que ele teria desviado recursos de emendas por ele próprio destinadas a Vitorino Freire, onde sua irmã, Luanna Rezende, é prefeita, parece não ter preocupado muito o ministro das Comunicações, o deputado federal Juscelino Filho (União Brasil).
“Sua conduta sempre foi pautada pela ética, responsabilidade social e utilização adequada dos recursos públicos para melhorar as condições de vida da população mais pobre”, disse ontem, em nota, o Ministério das Comunicações, acrescentando: “O ministro é o maior interessado para que este caso seja esclarecido”.
Por mais que o ministro Juscelino Filho tente transformar o depoimento à Polícia Federal como “uma oportunidade para esclarecer tudo”, a informação sobre sua ida à PF causou mal-estar na Esplanada dos Ministérios, principalmente pelo fato de ser ele o primeiro ministro do atual Governo do presidente Lula da Silva que vai à PF prestar depoimento sobre suspeita de desvio de conduta no exercício do mandato de deputado federal.
Ontem, o ministro das Comunicações disse a auxiliares que irá depor “com muita tranquilidade”, lembrando que se colocou à disposição da PF e da Justiça para dar as explicações necessárias.
São Luís, 30 de Abril de 2024.