
bem recebidos por Marcos Pereira e Aluísio Mendes na festa do Republicanos
Autoproclamado o “verdadeiro partido conservador” no atual painel partidário maranhense, repetindo fielmente a linha pregada pelo seu comando nacional, o braço do Republicanos no Maranhão, hoje comandado pelo deputado federal Aluísio Mendes fez uma festa para comemorar os seus 20 anos de existência. Com a presença do presidente Marcos Pereira, o evento reuniu representantes das principais forças políticas do estado, como a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), que representou o governador Carlos Brandão (PSB); o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), que lidera as intenções de voto na corrida ao Governo do Estado, e o ministro do Esporte, André Fufuca (PP), nome forte na disputa por uma das cadeiras no Senado em 2026.
Com um deputado federal, uma deputada estadual, 19 prefeitos e uma penca de vereadores espalhados pelo estado, o Republicanos no Maranhão vem se movimentando para se firmar como um segmento mais light da direita, declarando-se conservador, mas tentando se afastar da turma que prega retrocessos institucionais. Trilha, assim, na linha do PP, do PSD e do União Brasil, integrando a banda mais democrática do Centrão. O deputado Aluísio Mendes, que não esconde que tem um pé no bolsonarismo, mas tem mostrado que não pertence à ala mais radical da corrente comandada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na sua linha de ação para consolidar o partido no Maranhão, o presidente do Republicanos faz o contraponto natural ao PT, mas mantém diálogo permanente com o PSB, podendo apoiar a candidatura do governador Carlos Brandão ao Senado, caso ele venha a ser candidato. O melhor exemplo foi a participação da deputada-presidente Iracema Vale na festa do partido representando o governador e, nesse sentido, o próprio partido. “É uma alegria prestigiar esse momento ao lado do deputado Aluísio Mendes, grande parceiro dos municípios da minha região e de todo o Maranhão. O partido Republicanos tem cumprido um papel fundamental na construção de pautas que aproximam a política das necessidades reais da população”, declarou Iracema Vale.
Nas suas manifestações, o prefeito Eduardo Braide fez elogios à ação do partido, que tem como parceiro político, e pelo que está rascunhado até aqui, o terá como aliado na corrida ao Governo do Estado. O deputado Aluízio Mendes já declarou várias vezes que o Republicanos poderá ser um dos aliados do virtual candidato do PSD ao Palácio dos Leões. O vínculo do PSD com o Republicanos em São Luís ficou mais forte na corrida à prefeitura, na qual se posicionou em apoio à bem-sucedida candidatura do prefeito à reeleição.
E nesse contexto, todos os sinais emitidos até agora, incluindo as manifestações feitas na festa de aniversário do partido, indicam que, numa aliança com o PP, a exemplo do que acontece no plano nacional, o braço do Republicanos no Maranhão deverá apoiar a candidatura do ministro André Fufuca a uma cadeira no Senado da República. O ministro participou da festa de aniversário da legenda, sendo festivamente recebido pelos presidentes regional e nacional.
Se não foi um evento massivo, a festa de 20 anos do Republicanos mostrou que, sob o comando do deputado federal Aluísio Mendes, o partido se movimenta para ocupar um espaço politicamente seguro no ambiente partidário maranhense – espaço que perdeu, por exemplo, com a saída do grupo liderado pelo ex-prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que levou junto a deputada federal Amanda Gentil, mas que o deputado Aluísio Mendes se desdobra para recuperar, levando em frente a estratégia de fortalecimento da legenda. E tudo indica que tem sinal verde do presidente nacional, Marcos Pereira, que fez questão de participar do ato comemorativo dos 20 anos do partido.
Em meio a uma série de fatos isolados ocorridos na festa, uma coisa ficou muito clara: o deputado Aluísio Mendes tem o aval integral do presidente Marcos Pereira.
PONTO & CONTRAPONTO
Depois de recusar o convite de Lula, Pedro Lucas diz que apoio do União em 26 não é certo
O pesado jogo de pressões que está em curso dentro do União Brasil fez o deputado federal Pedro Lucas Fernandes, que lidera a bancada na Câmara Federal, desse uma guinada expressiva na sua posição em relação ao Governo do presidente Lula da Silva (PT).
Primeiro, aceitou o convite do presidente para assumir o Ministério das Comunicações no lugar do colega de partido, Juscelino Filho. Mas imediatamente condicionou a aceitação do convite à escolha do seu substituto na liderança da bancada.
Dias depois, comunicou ao presidente que declinava do convite, preferindo permanecer como líder do União na Câmara Federal, um cargo politicamente muito mais poderoso e influente do que o de ministro das Comunicações. Agradeceu e pediu desculpas ao presidente da República, deixando no ar sua posição em relação ao Governo.
O fechamento da guinada veio nesta sexta-feira, quando, em entrevista, disse não ter certeza se o União apoiará a candidatura do presidente Lula da Silva à reeleição.
Isso depois de o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, emplacar, em nome do União, o sucessor de Juscelino Filho no Ministério das Comunicações.
Vale anotar que Davi Alcolumbre representa a ala do antigo DEM no União Brasil, enquanto Pedro Lucas Fernandes segue a cartilha do presidente Antônio Rueda, que mede forças dentro da agremiação com os oriundos do DEM e do PSL bolsonarista.
Pedro Lucas Fernandes viveu momentos de constrangimento, mas teve de encarar os fatos em nome da sobrevivência partidária.
Faz parte.
Josimar de Maranhãozinho diz em propaganda do PL que denúncia contra ele é “fake news”
O deputado federal Josimar de Maranhãozinho vem dando mostras de que vive uma situação judicialmente complicada e está usando o espaço de propaganda do seu partido, o PL, para quebrar o peso das informações que têm sido divulgadas a seu respeito desde que foi tornado réu, juntamente com o seu colega de partido, deputado Pastor Gildenemir.
Na inserção mais recente, o chefe absoluto do PL maranhense mostra obras em diversos municípios como fruto de emendas parlamentares por ele destinada àqueles municípios.
Ele afirma que ele e seu partido estão sendo vítimas de “fake news”, manifestando também a certeza de que nada vai atingi-lo. Pelo que sustenta, a denúncia da PGR que o tornou réu, acatada pelo Supremo Tribunal Federal, acusando-o e ao seu colega de partido de haver desviado e negociado emendas, não é verdadeira.
Em resumo: na versão de Josimar de Maranhãozinho, a denúncia feita pelo então prefeito de São José de Ribamar, a apuração e o relatório da Polícia Federal e o relatório da PGR formam um roteiro de invenções.
São Luís, 26 de Abril de 2025.