Rafael enfrenta os Leitoa e lidera corrida pelo comando da Prefeitura de Timon

Rafael Brito lidera tendo Dinair Veloso em segundo
e Henrique Júnior em terceiro em Timon

O deputado estadual Rafael Brito (PSB), que durante muitos anos foi identificado como Rafael Leitoa, lidera a corrida para a Prefeitura de Timon com 38,44% das intenções de voto, tendo a prefeita Dinair Veloso (PDT) em segundo lugar com 28,79%, e Henrique Júnior em terceiro com 17,47%, segundo pesquisa do IPPI Pesquisa e Consultoria. O levantamento encontrou ainda 8,65% que não souberam ou não quiseram responder, 5,99% de quem não votará em nenhum deles e 0,67% que votarão em branco ou anularão o voto. A pesquisa do IPPI ouviu 600 eleitores no período de 3 a 6 de julho, tem margem de erro de 4,46% para mais ou para menos, intervalo de confiança de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-03117/2024.

A liderança de Rafael Brito na corrida pela Prefeitura timonense atende integralmente ao projeto político do governador Carlos Brandão de ter aliados em municípios estratégicos. Timon é hoje o terceiro maior município maranhense, com 175 mil habitantes, atrás apenas de São Luís e Imperatriz e que rivaliza com Caxias em influência no Leste maranhense. Já era previsto por políticos timonenses o favoritismo de Rafael Brito, mesmo estando ele em guerra aberta com o grupo no qual se fez político, liderado pelo ex-prefeito e ex-deputado estadual Chico Leitoa, um dos homens fortes do grupo pedetista liderado por Jackson Lago. O candidato socialista está no terceiro mandato de deputado estadual, consolidado na Assembleia Legislativa como um quadro de elevada qualidade técnica e política.

Com a desagregação progressiva do PDT, que vem encolhendo a cada eleição, o grupo Leitoa, agora liderado por Luciano Leitoa, que foi deputado estadual, deputado federal e prefeito reeleito de Timon, migrou para o PSB, no qual permaneceu por vários anos, até perder o controle da legenda para o então governador Flávio Dino em 2021. Em 2020, ainda no comando do PSB e controlando também o PDT, o grupo Leitoa brecou a candidatura do deputado Rafael à sucessão de Luciano Leitoa na Prefeitura de Timon, e conseguiu eleger a professora Dinair Veloso (PDT). Em 2022, o grupo se dividiu de vez, com os Leitoa migrando de volta para o PDT, apoiando a candidatura do senador Weverton Rocha para o Governo do Estado, enquanto Rafael Brito permaneceu no PSB como alinhado de proa do governador Carlos Brandão, de quem foi líder na Assembleia Legislativa até dois meses atrás, quando deixou o posto para se dedicar à campanha à Prefeitura de Timon.

Agora, com o apoio do PSB e de grande parte da aliança governista – já que, por uma articulação eficiente do senador Weverton Rocha em Brasília, o PT decidiu apoiar o projeto de reeleição da prefeita Dinair Veloso -, Rafael Brito inicia uma campanha bem articulada, com aliados firmes. Seu principal adversário, a prefeita Dinair Veloso tentará a reeleição apostando na sua obra de governo e cofiando que os seus aliados do grupo Leitoa ainda têm força política e eleitoral suficiente para continuar no comando político e administrativo do município. Ao encontrar Rafael Brito na liderança, a pesquisa do IPPI está indicando desfecho desfavorável à prefeita Dinar Velo e ao grupo Leitoa para essa eleição.

O fato é que, com larga experiência política, que começou na Juventude do PDT e tem formação em engenharia civil, o deputado Rafael Brito é o favorito na corrida em Timon. E com uma vantagem considerável, segundo a pesquisa. E provavelmente manterá esse favoritismo, mesmo tendo como adversários os Leitoa, que sabem tudo e algo mais sobre eleições em Timon, mas a quem ele conhece na palma da mão.

E com uma vantagem: dos três candidatos a prefeito confirmados até agora, o representante socialista na corrida exibe um dado considerável: ele é o menos rejeitado.

PONTO & CONTRAPONTO

Brandão vai à Índia, onde os Lençóis podem se tornar de Patrimônio da Humanidade

Carlos Brandão vai à Índia defender os
Lençóis e Felipe Camarão fica no comando

A 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, da ONU, que será realizada entre os dias 23 e 31 de julho, em Nova Deli, capital da Índia, decidirá o futuro dos Lençóis Maranhenses no cenário internacional. Isso porque a região maranhense disputa com outras o título de Patrimônio Natural da Humanidade, assim como São Luís recebeu da Unesco o reconhecimento como Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

Para acompanhar de perto a escolha e fazer um lobby saudável em defesa da espetacular região maranhense, o governador Carlos Brandão (PSB) viajará para Nova Deli liderando uma comitiva de nove pessoas, incluindo secretários e técnicos especializados. Carlos Brandão esteve em Paris em 2023, para entregar a documentação que sustenta a candidatura do Parque Nacional dos Lençóis ao título.

Na ausência do governador Carlos Brandão, que durará nove dias, o Governo do Estado será comandado pelo vice-governador Felipe Camarão (PT), no mais normal e rotineiro processo de substituição temporária. Para assumir, Felipe Camarão será temporariamente exonerado da Secretaria de Educação, devendo assumir em seu lugar o secretário-adjunto Anderson Lindoso.

Casas legislativas brasileiras entram hoje em recesso por 15 dias

Assembleia Legislativa entra hoje em recesso parlamentar por 15 dias

O Poder Legislativo brasileiro, nas suas três esferas – Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais – entrarão hoje em recesso por 15 dias, devendo retomar suas atividades no primeiro dia de agosto, como manda a regra.

Nesse período, senadores, deputados federais e deputados estaduais mergulharão no interior dos seus estados para participar diretamente da corrida eleitoral dando suporte aos seus aliados na disputa prefeituras e cadeiras em Câmaras Municipais.

É um período decisivo para a classe político, pois o resultado das eleições municipais é sempre decisivo, uma vez que a vitória de aliados representa o sucesso de muitos nas eleições gerais de 2026, enquanto o fracasso pode representar o fim da carreira de um bom número de deputados estaduais e federais e senadores.

São Luís, 17 de Julho de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *